“Acho que, pela primeira vez, a transformação que os jovens querem é para o mundo e não somente para sua tribo”, conta o empresário e palestrante Pedro Salomão, autor do livro “Lyderez”, que será lançado hoje, na Livraria Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, às 18h. O livro chega às livrarias em outubro e deixa claro que é impossível ignorar a revolução que as gerações Y e Z têm buscado fazer e alcançar, principalmente no mercado de trabalho. Pedro é fundador da Rádio Ibiza, um coletivo que criou há 10 anos o conceito de identidade musical, no qual sua equipe de colaboradores é formada pelas próprias gerações que ele estuda.
As letras confundem, mas o conceito não é tão complexo, segundo Pedro. “Tecnicamente, Geração Y são os nascidos a partir de 1980, e Geração Z, a partir de 1990. Entretanto, consideramos Y os nascidos a partir 1984, quando surgiu a internet como conhecemos! Basicamente já nasceram incluídos digitalmente, mas vale observar que os jovens Y desenvolveram uma habilidade de se comunicar através do computador, com recursos escritos como textos e mensagens. Já os jovens da Geração Z utilizam os recursos de imagem e vídeo. São desinibidos nas câmeras e trouxeram essa onda de YouTuber para a nossa realidade”, afirma.
Após lançar em 2016 “Empreendendo felicidade”, seu livro em partes autobiográficas, a ideia do novo projeto veio bastante ligada à vida de Pedro e seu contato com quem trabalha. “Quando jovem, já me atentei muito para a dificuldade enfrentada por quem tem menos idade para ser ouvido. Depois fui percebendo que essas gerações estavam se isolando do resto do mundo por terem criado suas próprias formas de se fazerem ouvidos. Preferi levantar uma bandeira dessa necessidade de aprendermos uns com os outros! Nasci em 1979 e sou de uma entressafra que talvez tenha mais facilidade de entender um pouco de cada. Minhas empresas, minhas palestras e minha carreira foram impulsionadas, em parte, por ter um novo olhar sobre esses jovens e compartilhar isso com todos”, defende o autor.
O livro traz histórias de jovens que trabalham ou passaram pela Rádio Ibiza, que buscam liderar suas vidas, seus objetivos, a revolução no mundo e no mundo dos negócios. Além disso, o livro busca falar sobre a empatia com os recém-chegados ao mercado de trabalho e estratégias para melhorar as relações profissionais, com confiança e humanização, tendo uma rotina mais flexível e ainda assim aliar comprometimento e eficiência. Além disso, reconhecer jovens como formadores de opinião, alguém que deve estar aberto ao diálogo. “Caiu a ideia de alguém inatingível, inquestionável e inabalável”, conta o autor. Além da era da transformação do mundo e revolução, o administrador completa: “Também ressalvo no livro a era da intolerância, como se estivéssemos vivendo a plena liberdade de expressão. Estamos vivendo uma ditadura ideológica, na qual quem não pensa igual é descartado. Estamos confundido preferência com preconceito. O real aprendizado não vem de quem pensa igual a você e sim de quem pensa diferente!”.
Pedro Salomão tem mais de 1 mil palestras realizadas ao redor do país e observou o tema ganhar corpo acompanhando essa geração também em sala de aula, no IME, USP, UFRJ e FGV, e no movimento de empresas juniores. O autor não para em “Lyderez” e afirma já ter projetos novos. “Tenho um convite carinhoso para fazer um livro sobre educação de filhos, mas acho que Bento e Maria que precisam dizer mais para frente como me saí! Em pré-produção, tenho a honra de estar elaborando um livro com um dos maiores gestores do país, o José Luiz Alqueres, um executivo que se interessa e escreve sobre felicidade e liderança desde que eu estava no jardim de infância. Já temos nome: 72/36/18. Eu já não tenho 36, nem ele 72, mas começamos essa ideia nessa época, e é justamente um bate papo sobre nós e mais um integrante de 18 anos, para falarmos sobre as diferentes aplicabilidades do que venho abordando nos livros e palestras”, diz Pedro.
Quanto a conselhos para jovens, ele é sincero. “Para começar, desenvolver a tolerância! A capacidade de entender que algumas pessoas não pensam igual a ele e que tudo bem. A segunda, esperar que em alguns momentos as coisas podem não sair como planejado. Fracasso faz parte do aprendizado. E a terceira, entender que grande parte das pessoas do planeta não têm a velocidade dele”, afirma Pedro.
Lançamento – Lyderez, de Pedro Salomão
Livraria da Travessa – Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Loja 205A
Data: 27 de setembro, quinta-feira
Horário: 18h
Artigos relacionados