Irene Ravache assume a mammy soberana de Fábio Porchat durante coletiva de “Entre Abelhas”


Acompanhada de Giovanna Lancellotti e Ian SBF, Irene Ravache defende com unhas e dentes a nova comédia do ator, na qual interpreta sua mãe

*Por João Ker

Não basta ter acabado de fechar contrato para uma série original com a FOX, Fábio Porchat já foi logo anunciando na noite desta terça-feira (20/5) o lançamento de seu próximo filme, a tragicomédia “Entre Abelhas”, prevista para chegar aos cinemas ainda no fim deste ano. O longa tem roteiro assinado pelo próprio Fábio em parceria com seu companheiro de Porta dos Fundos, Ian SBF. No elenco, Irene Ravache como a excêntrica mãe de Porchat e Giovanna Lanceltotti no papel da ex-esposa desagradável.

O longa-metragem conta a história de Bruno (Fábio Porchat) que, depois do seu divórcio, para de enxergar as pessoas gradualmente, vivendo em um mundo que se torna mais vazio a cada dia que passa. O título é uma conexão entre essa doença do personagem e o misterioso desaparecimento das abelhas ao redor do mundo (ainda não se sabe se isso será explicado durante o filme, mas Fábio fez questão de contar que a associação existe). “É o filme mais diferente que eu já fiz”, explica o ator, que completa: “O legal é que essa é uma comédia quase involuntária. Você não ri com o personagem, ele não fica fazendo graça. Você acaba rindo dele por causa das situações reais e fantasiosas que ele vive. É rir para não chorar.”

Irene Ravache também é só elogios quanto ao filme, um dos poucos que fez durante a sua vasta e bem-sucedida carreira: “O ‘Entre Abelhas’ é uma comédia inesperada, elegante e muito engraçada, com um nonsense delicioso e inusitado que eu, particularmente, adoro”. Por sinal, ela parece ter entrado de cabeça na personagem, descrita por Fábio como “uma mãe que é engraçada, mas não é a mãe do Paulo Gustavo“. Depois de elogiar Porchat veementemente, denominando-o como “um arquipélago bem sucedido e bem merecido”, e dizendo que “todo ator gostaria de fazer parte do Porta dos Fundos”, a atriz encarnou a mãe-leoa a cada pergunta dúbia ou levemente crítica que os jornalistas presentes faziam à seu filho fictício, escolhendo entre dois posicionamentos: esboçar feições de incredulidade e desdém que deixariam a Miranda Prestley (de “O Diabo Veste Prada”) de Meryl Streep no chinelo; ou pegar seu microfone e correr à defesa do projeto. Foi isso que aconteceu, por exemplo, quando alguém perguntou “Fábio, você não acha que está aproveitando o boom da comédia no Brasil para lançar vários projetos?”. Depois de o comediante explicar que é um workaholic nato, a veterana simplesmente completou no fim da declaração: “Eu acho que se fosse para ele aproveitar o boom de qualquer coisa, ele não estaria fazendo esse filme”. O ponto final foi entendido por todos e ninguém mais se atreveu a tocar nesse assunto. Ainda assim, a atriz continuou com suas expressões divertidíssimas que fizeram um espetáculo à parte.

Fábio e Irene se divertindo no set de “Entre Abelhas” (Foto: Instagram Fábio Porchat)

Depois de nove anos finalizando o roteiro, Fábio Porchat e Ian SBF chegam agora à segunda semana de gravações do longa, que está sendo rodado em inusitadas locações cariocas, como a Praça Saens Peña (na Tijuca), o Estádio São Januário e até algumas estações de Metrô. E, com a comodidade e familiaridade que os produtores têm com o mundo online, um “diário de filmagens” será feito ao longo das cinco semanas, com vídeo sobre o processo de criação sendo liberado todas as terças e sextas-feiras. Durante a coletiva, eles publicaram o primeiro da série, que continuará até o processo de pós-produção e divulgação. Pelo clima da coletiva e pelo que o público conhece dos artistas, é de se esperar que os vídeos sejam uma comédia paralela ao “Entre Abelhas”.

Bastidores de “Entre Abelhas”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Mariana Muller | Divulgação