De um sábado tedioso surgiu um personagem. O carioca Fausto Júnior foi visitar a amiga Mariana Franzini numa tarde à toa e entre um papo e outro, propôs combinações de roupas da amiga inspiradas no festival Lollapalooza – só que a modelo não era Mariana, mas o próprio Fausto. “Claro, era tudo brincadeira. Ela fez as fotos e eu mandei para os meus amigos, todo mundo curtiu. Então, decidi criar o perfil no Instagram, a princípio para brincar com a estranheza que a imagem causava. Mas depois passei a levar como uma proposta/experimentação, embora sempre tenha aquela dose de (bom) humor – é um traço meu”, conta.
“Começou com um nome debochando dos looks do dia: ‘Aloouk do Dia’, e era difícil de escrever e muito satírico. Daí quando repensei a proposta, passei para ‘José de Saia‘, que é mais fácil de escrever, mais palpável e mais brasileiro também!”, explica Fausto, que já havia pensado sobre transformismo antes do personagem. “Tive reflexões sobre [questões de] gênero e surgimento de inúmeras drags [queen]. Pelo pouco que sei, nada disso é precisamente novo, mas sinto que está num momento de força e destaque. Logo, foi mais fácil abraçar o projeto. Claro que, quem mais interage e participa são os amigos, mas tem participação de pessoas que não conheço também. Já fiz amizades com o perfil, tenho tido um retorno bacana!”
Fausto, que é jornalista e produtor cultural, conta que as reações são variadas – vão desde o desprezo ao convite para visitar guarda-roupas: “O que eu acho mais legal é quando a pessoa num primeiro momento olha com estranheza e até certo deboche e, mais tarde, está admirando e dando toques. A mudança do nome tem até um pouco a ver com o feedback que eu recebia. Lembro que muitos achavam hilário, mas daí vinha alguém que, ou eu não conhecia ou tinha pouco contato, falava que a proposta era realmente boa, era arte. Claro que eu não elevo a tanto esta experiência, mas eu achei legal repensar a intenção”. E ele agradece as amigas: “A continuidade do José de Saia se deve às minhas amigas. Não só por toparem me vestir, mas por incentivarem!”
O perfil no Instagram conta com 938 seguidores, menos que perfis semelhantes que vieram depois, mas ele explica que, no momento, está mais preocupado em criar uma boa apresentação e fazer uma foto bonita para os seguidores que já possui. E tem novidade! Agora também no Snapchat, José de Saia criou “Desventuras Sexuais e Afetivas em Série”, com o primeiro episódio “Quase Não Virgem” postado na última semana.
Para nenhuma “Josephyna” botar defeito!
Veja fotos:
Artigos relacionados