*por Luísa Giraldo
A criadora de conteúdo Yasmim Barroso conquistou o carinho dos seus 155 mil seguidores no Instagram com a publicação constante de mensagens positivas e dicas para manter um estilo de vida com mais organização pessoal. O sucesso nas redes fez com que ela abrisse a loja Flordemim com objetos que ajudam as pessoas a planejar o dia a dia e tornar a rotina mais leve. Apesar de defender um lifestyle mais organizado, Yasmim propõe uma nova forma de encarar a vida: com uma produtividade saudável. Em conversa exclusiva ao site, ela reflete sobre hábitos tóxicos relacionados à superprodutividade, o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e a importância do debate sobre a saúde mental do mundo contemporâneo.
A influencer entende que um dos pilares para o bem-estar humano é a saúde mental, além de destacar a visão integrada do corpo com a mente. “A ansiedade e a depressão mudam toda a forma na qual uma pessoa percebe o mundo à volta dela. É impossível não considerarmos o tópico da saúde mental. Muitas seguidoras lidam com essa questão. Sou uma pessoa ansiosa, tenho ansiedade há muitos anos. Sempre tive muita dificuldade com o foco e a concentração, um dos pontos que me fez criar a ‘Flordemim’, já que realmente não conseguia me organizar no meu dia a dia”.
Intimamente ligada ao tema do bem-estar emocional,Yasmim criou o projeto “Cuida Flordemim”. Atualmente, ela conta com uma equipe de psicólogos para atendimento social, sobretudo em comunidades, e realiza bate-papos semanais sobre assuntos relevantes para a pauta.
Yasmim descreve que todas as formas de planejamento que conhecia e tentava colocar em prática só apresentaram resultados a longo prazo. A criadora da marca pontua que muitas delas ativavam, portanto, os gatilhos de sua ansiedade.
Tenho ansiedade. Lido com a ansiedade. Hoje, tomo medicação. Faço terapia há mais de seis anos. A saúde mental é um fator muito importante para pensarmos na rotina –Yasmim Barroso
Início da “Flordemim”
Yasmim telembra que a “Flordemim” nasceu com a iniciativa de ela encadernar materiais escolares manualmente e vender as ilustrações. Universitária do curso de Ciências Biológicas, a moça confessou que era “muito desorganizada”, o que fazia com que ela sentisse uma “sobrecarga mental” e ansiedade. Com esperança de desenvolver métodos de organização efetivos, ela se dedicou aos estudos da área e de “técnicas que pudessem criar soluções para a rotina”.
“Não sabia lidar com as demandas. Entendia que queria fazer muitas coisas, mas não sabia como conseguiria fazê-las. Então, fui estudar sobre gestão de projetos, felicidade e criação de hábitos com o objetivo de chegar em formato de planejamento que fosse muito simples, focadas em ferramentas são realmente fáceis de executar e que eu conseguisse adaptar para a minha rotina”.
Ao longo do desenvolvimento do método, Yasmin relata ter sentido que os hábitos mudaram. A empreendedora conseguiu ministrar o tempo que tinha para “fazer as coisas que queria”, o que fez com que ela se sentisse “cada vez mais capaz”.
A Flordemim surgiu como um espaço que a gente fala sobre planejamento, saúde mental, vida pessoal, hábitos –Yasmim Barroso
“O meu trabalho é muito pautado em cima da psicologia positiva. Ao pensarmos em planejamento e entregá-lo a uma pessoa extremamente autocrítica, ele pode se tornar uma ferramenta de tortura pessoal. É muito importante que a gente crie esse processo de planejar, criar hábitos e o desenvolvimento pessoal, mas preservando o cuidado com a saúde mental”.
Emocionada com o projeto que lidera, a criadora de conteúdo ressaltou buscar espalhar ao máximo que “as pessoas não são inúteis por não conseguirem fazer o que desejam”. Antes de tudo,Yasmim propõe uma ótica saudável para a rotina e o desenvolvimento pessoal. Ela aproveita a oportunidade para ressaltar que, ao abordar a temática da organização, não poderia deixar de dar palco ao debate sobre saúde mental e emocional.
“Ao compartilhar conteúdo para outras pessoas, percebi que a gente não vai conseguir um resultado nutritivo e feliz sem a preocupação com a saúde mental. Porque ela será apenas mais uma forma da pessoa se cobrar, exigir mais dela mesma e não se tratar bem. Hoje, produzimos no sentido de ajudar as pessoas a planejar coisas, de fato, saudáveis para elas”.
A Flordemim sabe a importância de nos sentirmos pertencentes. Hoje, é difícil nos sentirmos assim dentro de todos esses asteriscos e nuances que a gente tem. Neste projeto, as pessoas entendem que estão buscando as mesmas coisas e estão atrás de um olhar de mais cuidado para si mesmo e dos seus processos –Yasmim Barroso
“A gente tenta propor uma saída da logística que nós precisamos ser muito produtivos, dar sempre o nosso melhor e estar no auge o tempo inteiro. Na verdade, a gente tem que viver a nossa vida e se sentir feliz da forma que é possível. A minha comunidade traz muito esse acolhimento e proximidade de uma para outra, que é, sem sombra de dúvidas, a parte mais impactante e emocionante de viver da ‘Flordemim'”, descreve.
Artigos relacionados