*Por Brunna Condini
Como nascem as boas ideias? Essa é uma questão frequentemente investigada pelos criadores. Fato é, que algumas surgem de um universo tão próximo, que muitas vezes é preciso um olhar de fora para identificar…e bingo! Foi exatamente isso que aconteceu com Gogoia Sampaio, que por mais de 30 anos foi uma das figurinistas mais badaladas da Globo. Ela deixou a emissora em 2020, tendo acesso à intimidade de muitos artistas e celebridades, nos papos em que ficam à vontade para mostrar muito além do que é visto através da persona pública. E foi justamente dessa observação que nasceu o videocast ‘No Camarim, Pod!’, apresentado por Gogoia, que convidou o amigo de longa data e parceiro de muitos camarins, Fernando Torquatto para a empreitada. Tudo sob a produção executiva da diretora Denise Saraceni, mulher da figurinista e que também deixou a Globo em 2021, e com roteiro de Gell Macedo. “A Gell Macedo, nossa roteirista e que também está em outros projetos comigo falou: ‘Você conversa bem, tem muita história pra contar, afinal de contas no camarim é onde tudo acontece’. Na hora chamei o Fernando, porque na maquiagem também acontece de tudo (risos). A Denise comprou a ideia e estamos aqui juntas para contar mais uma história”.
Nesta entrevista, Gogoia fala do novo projeto que chega ao público nesta segunda-feira (dia 18) com entrevistas exclusivas, da relação com Denise na vida e no trabalho, da família que construíram, e também faz questão de lamentar o movimento de tentativa de retrocesso em relação às conquistas civis da comunidade LGBTQIAPN+ no país: está na pauta da Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados, através de deputados da extrema direita, o Projeto 5167/09, que proíbe que relações homoafetivas sejam legalmente equiparadas ao casamento. O direito ao matrimônio igualitário já está regulamentado no país há 10 anos. “Vivemos juntas há 28 anos, mas casamos no civil há cinco. Só formalizamos mesmo pelos direitos civis. Como forma de protegermos nossa família”.
Quando fizermos 30 anos de casadas faremos um festão. Somos o resultado de uma família que se uniu pelo amor, deu certo e segue firme. Nossa filha tem 21 anos (Antônia Sampaio Saraceni) com nome das duas mães na certidão de nascimento e temos muito orgulho disso – Gogoia Sampaio
Como vê a tentativa da bancada conservadora de tirar direitos conquistados da população LGBTQIAPN+, que já vem sendo combatida por outros políticos, artistas e movimentos sociais? “É um absurdo. Essa bancada se empenha em fazer barulho e precisamos estar atentos a isso. Conquistamos direitos civis, precisamos cuidar e fazer a manutenção deles para que tentativas como esta sequer aconteçam”, diz.
Georgia Melina Ferreira Sampaio, a Gogoia, exalta a parceria de tantos anos com Denise, e revela como é trabalhar com ela, que também deixou a Globo em 2021, depois de mais 40 anos de emissora, e abriu uma produtora, a Girassol Azul. “Nossas personalidades são fortes e somos muito diferentes em muitas coisas. Mas isso se transforma em ótimas ideias e criações. Certeza que isso fortalece nossa parceria e faz dar certo”.
Ao abrir as histórias de bastidores no videocast, Gogoia também revisita sua trajetória. “São mais de três décadas, nasci nos sets, nos bastidores. Minha mãe, Adélia Sampaio, é cineasta. Sempre fui muito curiosa com tudo, interessada pelo novo. Comecei trabalhando com produção cultural. Atuei como pesquisadora para docs estrangeiros, fiz administração de espetáculos e Adriana Calcanhoto entra na minha vida. Trabalhamos juntas por um período, fui produtora dela e assim Marília Carneiro, figurinista renomada, me conhece e me convida para trabalhar como assistente de figurino dela”, recorda. “Me orgulho muito da minha carreira, dos vários projetos que fiz, e como fiz. Sou uma mulher de movimento e isso me deu a oportunidade de fazer um pouco de tudo dentro da minha profissão, da teledramaturgia, da televisão. ‘Como manda o figurino‘, quadro do Fantástico idealizado por mim, foi um deles. Minha estreia como apresentadora foi ali. Foi uma alegria ver um projeto se tornar um sucesso e me desafiar em outra área. Também tenho muita satisfação de ter contribuído com as minhas criações em novelas que marcaram época, como ‘Da Cor Do Pecado‘ (2004), ‘Cheias De Charme’ (2012) e ‘Belissíma‘ (2006)”, por esta última, a figurinista foi premiada.
Animada e apostando alto no ‘No Camarim, Pod!’, anuncia como individualizador do projeto, no mar de tendências vídeo e podcast:
Temos uma temporada com ícones da televisão brasileira e personalidades queridíssimas pelo público. Com histórias inéditas de rir e chorar de emoção. Construímos relações de muita confiança ao longo da nossa carreira. E o camarim traz intimidade. Isso é o diferencial que temos, uma conversa com amigos revelando intimidades – Gogoia Sampaio
Com a palavra, Torquatto
Amigos há dez anos, Gogoia e Fernando dividem a bancada do videocast contando as histórias mais divertidas e comoventes dos bastidores da televisão e carreira dos convidados que marcaram uma geração. “Me pareceu muito natural incorporar nessa linguagem tão atual, uma dinâmica própria onde existe uma real intimidade com os entrevistados. Estar em um projeto como apresentador é uma das coisas que mais amo. Estou adorando voltar para frente das câmeras e ter a oportunidade de trocar com um público novo, me apresentar para eles, apresentar o homem que sou, meus pensamentos sobre diversos assuntos. Tenho como prioridade me conectar com as pessoas. Isso me move”, diz o veterano maquiador que também acumula mais de três décadas de trajetória na sua área.
Como nascem as boas ideias
A roteirista Gell Macedo divide agora um pouco dos bastidores da criação da atração: “Surgiu em um momento de descontração, quando Gogoia contava as histórias que viveu neste espaço privado, os camarins. Eu, Gogoia e Denise nos empolgamos com a ideia e começamos a desenvolvê-la. Em seguida, Gogoia convidou o Fernando Torquatto para o time, o que foi ótimo! Os dois têm uma cumplicidade que faz toda a diferença. Estou muito feliz neste projeto, o videocast foi pensado e desenvolvido com carinho e cuidado, e tínhamos essas premissas em todas as etapas da criação: da escolha dos convidados, passando pela pesquisa, até a construção de um roteiro que priorizasse o inédito, o emocional, o íntimo dos bastidores da vida e da carreira de personalidades incríveis. O resultado final desse encontro criativo vocês verão já, já no canal ‘No Camarim, Pod!‘ no YouTube”.
Artigos relacionados