Gaby Amarantos: ‘Vou sempre lutar por um mundo mais igualitário e que possa ser para todos, todas e todes’


A cantora e apresentadora, que está ligada no 220 volts, conversou com o site Heloisa Tolipan e falou sobre o novo álbum, o ‘Saia Justa’, do GNT, a emoção de ser jurada do ‘The Voice Kids’, o movimento body positive e inspirações. “Ainda temos muito a aprender e evoluir. Hoje, estamos com certeza em um momento onde há mais espaços de debate, há mudanças acontecendo, porém, sabemos que ainda continuam os discursos retrógrados e de ódio, por isso sempre digo: mais amor e união”, frisa

Gaby vem com álbum novo, sua consagração no ‘Saia Justa’ e a estreia no ‘The Voice Kids (Foto: Henrique Falci)

*Por Rafael Moura

Gaby Amarantos desde sempre chegou para abalar. A musa made in Jurunas, periferia de Belém do Pará, usa sua voz para tremer e estremecer rompendo muitos preconceitos, com suas músicas, discursos, clipes, evocando sempre muita alegria e reflexão. Levantando uma bandeira ‘(r)evolucionaria’ na sociedade. “ Ainda temos muito a aprender e evoluir. Hoje, estamos com certeza em um momento onde há mais espaços de debate, há mudanças acontecendo, porém, sabemos que ainda continuam os discursos retrógrados e de ódio, por isso sempre digo, mais amor e união. Vou sempre lutar por um mundo mais igualitário e que possa ser para todos, todas e todes”, conta a diva logo no inicio dessa conversa.

Égua! Essa deusa da floresta vem ligada no 220 volts neste segundo semestre de 2021, afinal tem álbum novo chegando, sua consagração no time do ‘Saia Justa’, do GNT, e a estreia como jurada do ‘The Voice Kids’. Gaby revela que a emoção e ansiedade foram imensas. “É maravilhoso fazer parte de tantos projetos especiais. Realmente é um ano de muito trabalho e estou me dedicando bastante. Minhas expectativas estão sendo as melhores possíveis, estou muito feliz com o Saia e com o The Voice. É aprendizado constante e uma troca linda. Tenho trabalhado muito e acompanhado cada processo do meu álbum também”.

Gaby Amarantos assume a ‘cadeira’ de técnica nesta nova temporada do ‘The voice kids’ (Foto: Ganzaro)

Em 2013, Amarantos foi técnica assistente de Lulu Santos, no ‘The Voice’, e, agora, assumiu a responsabilidade da ‘cadeira’ de técnica nesta nova temporada do ‘The Voice Kids’, da TV Globo. “Eu sempre amei o programa e admirava muito o empenho dos jurados com as crianças talentosíssimas que participavam das audições. Acho que perceberam o quanto eu gostava do projeto e resultou que, naturalmente, me convidaram para fazer parte desse time. Uma responsabilidade enorme, pois analisar um talento não é uma tarefa fácil, mas é essencial que entendam que na vida podemos ouvir um ‘sim’, mas também é possível nos depararmos com um ‘não’, e isso sempre servirá de aprendizado”, revela.

A cantora que explodiu com o technomeoldy adianta que vem o novo álbum ainda neste ano. O que sabemos é que ele vai suingar entre o brega e o ‘tropop’ (um pop brasileiro com sotaque paraense). “Olha, eu já adianto que o novo álbum está incrível. Traz, claro, minhas essências musicais e algumas participações… Chega! rss…o restante vai ficar na surpresa, mas adianto que vem coisa muito boa por aí!”, conta. Seu último disco foi lançado em abril de 2012, o ‘Treme’. De lá para cá foram alguns singles com participações de Waldo Squash, Duda Beat, Ney Matogrosso, Urias e Jaloo. “A música na minha vida é tudo! Olhando para trás, tenho orgulho do caminho que trilhei, das canções e sentimentos que gerei com meu trabalho e só posso seguir nessa constante, com amor, com dedicação, aos meus fãs e ao público que me acompanha”, agradece.

“Tenho orgulho do caminho que trilhei, canções e sentimentos que gerei com meu trabalho”, diz Gaby (Foto: Ganzaro)

E como toda artista, Gaby revela que têm muitas inspirações e influências, mas que seus primeiros contatos com a música vieram de sua família, cheia de sambistas. “Cresci com influências de ritmos e danças como o Carimbó, Siriá, Retumbão, Samba do Cacete, Brega, Pop, Música Independente, entre outros. Tenho admiração por muitos artistas, e eles me serviram de inspiração como Clara Nunes, Francis Dalva. E, principalmente, as vozes negras como Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Nina Simone, Aretha Franklin e Elza Soares. Acho que todas essas influências resultaram na minha personalidade na musical”, diz.

“Os signos influenciam bastante na minha caminhada”, revela Gaby Amarantos (Foto: Henrique Falci)

No meio dessa conversa, Gaby nos conta que é de Leão, com ascendente em Escorpião e Lua em Câncer’. Uma mulher exuberante, profunda e intensa em sua vida. A cantora foi uma das convidadas de Isabel Mueller e Titi Vidal, no Podcast Astrológicas. “Amo conversar sobre esse assunto e sou uma super leonina, brinco que nasci para brilhar! rsss…mas porque faço o que amo e com o coração. Os signos influenciam bastante na minha caminhada. Saber sobre o meu mapa astral, por exemplo, foi essencial, nunca tinha feito antes do programa, e amei”, frisa.

Essa curiosidade dessa ‘louca dos signos’, pode ser vista no clipe e ouvida na canção ‘Vênus em Escorpião’, com as participações de Ney Matogrosso e Urias. “A música é baseada no que sempre ouvi falar: que Vênus em Escorpião é um momento de tensão de um modo geral na vida das pessoas, principalmente na área do amor. Costumo dizer que nem sempre tudo é perfeito, temos que correr riscos para encontrarmos a felicidade”.

Os clipes da rainha do technopop têm sempre uma força estética e imagética muito grande. A apresentadora acredita que a investir em um clipe em um mundo tão perecível é de suma importância. “Não abro mão de investir sempre em uma produção cheia de cores e representatividade. Busco a cada trabalho novo trazer minha verdade da forma mais pura e evidente”, pontua.

“Busco a cada trabalho trazer minha verdade da forma mais pura e evidente”, diz Gaby Amarantos (Foto: Ganzaro)

O Body Positive, que luta contra a gordofobia e a quebra dos padrões estéticos impostos pela mídia, está desde sempre nos discursos desse ‘mulherão da porra’. Então pedimos a Gaby um ‘manual’ de como apoiar o movimento. Amarantos nos apontou cinco passos: “É muito importante seguir na redes sociais pessoas que tenham corpos reais e que seguem esse discurso do Body Positive. Toda vez que você olhar uma capa de revista, marca ou produto que destaque mulheres com corpos reais, apoie, compre e dê like. Apoiar artistas, influenciadores e pessoas públicas que tenham coragem de mostrar seus corpos reais. Normalizar a celulite, as estrias e as imperfeições. Sempre elogiar mulheres com corpos reais, onde você encontrar. Quanto mais a gente elogiar, e quanto mais esse elogio for sincero, mais a gente vai construir um mundo onde as diferenças e os corpos normais serão aceitos”.

“Apoie artistas, influenciadores e pessoas públicas que tenham coragem de mostrar seus corpos reais”, diz Gaby Amarantos (Foto: Henrique Falci)