De saco cheio do peru de final de ano? Quer incrementar a ceia das festas e fugir do tender, mas com doçura no coração? Quer inovar no menu das comemorações de maneira original, sem que o fantasma dos Natais passado, presente e futuro assombre sua caçarola Le Creuset? Então, amor, seus problemas acabaram! O super chef Olivier Cozan apronta mais uma e ajuda você a fazer a fina, abrindo a boca, fazendo biquinho e dizendo “Joyeux Noël!” Como assim? Bom, o bamba das panelas ministra nesta quinta-feira (27/11) o curso “Galette de Natal” no Espaço Hannequim, no Jardim Botânico, Rio hoje a partir das 19h30.
O francês que conquistou a Cidade Maravilha com seu bom humor, ar demi-blasé, demi-heureux e olhos esmeralda como bolas de gude prepara uma aula inesquecível na base do trigo sarraceno, que garante a este crepe com nome empoado aquela cor escurinha bacana. Obviamente, ele mesmo põe a mão na massa, ensinando os truques de receitas que vão do confit de pato com repolho roxo confit no vinho na galette (ops, nesse quem fica embriagado são seus comensais, e não o peru!), gravlax de salmão com creme de erva doce no blinis sarraceno e o crepe doce na maçã e caramelo na flor de sal, entre outras receitinhas de lamber os dedos. São cinco receitas salgadas e quatro doces para os alunos arrasarem no fogão e provarem quem, nas suas casas, Papai Noel não desce pela chaminé, mas pela coifa.
Com 20 anos de ótimos serviços prestados no Rio, Olivier faz parte daquela trupe franco-belga que ama a cidade e se instala por aqui, pronta para ganhar a vida. Naturalmente, a gastronomia é um dos segmentos em que eles deitam e rolam, cozinhando em fogão esplêndido. O artista das panelas começou no mesmo Jardim Botânico no saudoso Allons Enfant, fez história, engordou uma geração de cariocas com uma assiette sortida one vinham diversas sobremesinhas dos deuses, abriu casa com seu nome em Ipanema que durou até 2009, abriu relação, namorou, seduziu, casou de novo, reformulou o antigo VinoClub no Shopping da Gávea e andou enveredando por alguns empreendimentos que não duraram tanto assim, como o Bretagne, no Leblon, outro autêntico francês onde, por desavenças com sócios, o rapaz ficou por lá apenas um mês, fazendo a alegria dos colunistas que amam o estilo Téo Pereira (Paulo Betti), de “Império”.
Ultimamente, ele montou o Crepe Nouveau, um bufê de crepes que tem movimentado eventos. Ele afirma: “Dou atenção especial ao trigo sarraceno, que tem mais proteínas que o arroz, milho ou trigo tradicional e me anti-oxidante, uam beleza! É fonte de fibras, manganês e magnésio”.
E, entre alguns empreendimentos diversos, ele ainda arrumou tempo para juntar os trapinhos de novo com a linda morena Ana Carla Tonani, modelo cor de jambo que atuou anos no mercado publicitário, pegou sua bússola, mudou de direção radical para trabalhar com design e, ultimamente, tem sido companheira de empreitadas gastronômicas ao lado do fofo. HT torce para que o curso de hoje seja sucesso, ponha tempero novo na mesmice da rabanada e logo, logo, Olivier abra novo restaurante, ao lado de sua amada com olhos puxados de Amy Winehouse, boca de Eva Mendes e furacão no corpão. Afinal, recentemente o casal andou circulando pela Provence em clima gastro-romântico e o site, óbvio, acompanhou tudinho pelas mídias sociais, eternecendo seu coração endurecido pelo jornalismo de comportamento.
Serviço:
Espaço Hannequim, 716 – Jardim Botânico – Rio
quinta-feira 27/11 a partir de 1930h
curso de 1930h às 21h / jantar com degustação de vinhos de 21h até 23h
R$250 / pessoa com limite de 25 alunos
R$150 / participação no jantar feito pelos alunos / chegada ás 21h
Telefone (21) 99322-5483 / (21) 99415-1497
olivier.crepenouveau@gmail.com
Artigos relacionados