Para pegar mulherzinha pelo estômago: Guga Rocha lança livro de receitas para seduzir!


O apresentador do Homens Gourmet ensina cardápios para levar todo tipo de mulher no bico

*Por Alexandre Schnabl

Sabe a bruxa má de João e Maria, que pegou os pimpolhos pela barriga, depositando guloseimas pelo caminho que levava ao seu covil na floresta? Guga Rocha deve ter lido esse clássico dos contos de fada umas cem vezes quando era criança. O chef, que comanda o programa “Homens Gourmet”, ao lado de Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel e João Alcântara no canal por assinatura Bem Simples, acaba de lançar o livro “Receitas para pegar mulher”, da Matrix Editora. No livro, ele ensina pratos perfeitos para engabelar – pelo estômago – todos os tipos femininos, enumerados como se fossem uma tabela de classificação dos seres vivos, com ramo, ordem, família, gênero e espécie.

Mas engana-se que pensa que o material é um libelo sobre como dar uma carcada em uma frágil fêmea, desprovida de desconfiança e malícia. Nada disso. Já no primeiro capítulo, observa-se que, apesar do título, o material não é nada apelativo, mas, no fundo, um delicado manifesto a favor da harmonia entre ambos os sexos a partir da boa mesa. “Pensei em dar dicas para o homem se comportar, usando a gastronomia como forma de conquistar a mulher. Não se trata de um compêndio machista, até porque quem vai pilotar o fogão é o homem’, revela Guga, alagoano de 37 anos, mas morador de Sampa. “Vários amigos meus me ligavam, preocupados em como agradar a namorada ou a mulher. Ainda mais agora, que cozinhar virou moda”, completa. “Aí, percebi que o lance era criar um manual que colaborasse com o homem na arte da conquista. A mulher pode ser muito mais perceptiva que ele, que precisa mesmo de toques”.

Tem um capítulo, por exemplo, que fala em cardápio para ricas. No menu, canapé de caviar com mandioquinha, pato com saladinha de ervas e verrine de damasco e vinho branco. Para o autor, faz sentido: “Hoje em dia, com as mulheres cada vez mais conquistando espaço no mercado de trabalho e mais poderosas do que nunca, existe uma dúvida enorme de como estar à sua altura em uma mesa. Afinal, nem sempre o homem tem a mesma bala na agulha que elas e fica aquele mal estar no ar. Como vou fazer para deixá-la satisfeita é uma pergunta constante hoje em dia”, afirma Guga, ressaltando que o objetivo, obviamente, não é dar o golpe do baú, mas saber como chegar em uma mulher tão imponente.

foto

 Foto: divulgação

E, como a proposta é oferecer um guia que apresente diferentes formas de cafuné gastronômico para tantas mulheres plurais, existem capítulos inteiros dedicados a receitas para virgens, grávidas e até hipocondríacas! Para essa, aliás, todo cuidado é pouco. Daí um menu naturebinha, orgânico, que vai desde uma saudável sopinha de quinoa ao indefectível peito de frango com limão. Delicado. Já as intolerantes à lactose – uma categoria crescente, segundo o cozinheiro – valem mariscos chupa-chupa: “Não é ótimo chupar os dedos?”, ele brinca.

E, entre tipos previsíveis e inesperados, o chef gosta de ressaltar a menina do interior: “Ela é simplezinha, não é chegada a sofisticações cosmopolitas. Então pensei em uma comida frugal, mas do interior de outros países. Saladinha caprese, macarrão tipo americano com queijo e  bolo de chocolate com mel e canela, bem confort food.” É, tudo a ver.

Guga, que acaba de participar da 8ª edição do Tempero no Forte – Festival de Gastronomia de Praia do Forte -, no litoral norte baiano, onde lançou o livro, fala que só não vale se vestir com uniforme de chef de cuisine para conquistar a mulher. “A menos que ela tenha fetiche por isso, fuja dessa ideia louca. A possibilidade de ela te achar um psicopata é enorme”‘, conta, às gargalhadas.