Embalada pelo Electro Swing, Electro Blues, New Jazz e outros RetroBeats, a Manie Dansante agita desde 2012 a cena carioca com hits dos anos 20, 30, 40 e 50 “misturados com os beats de amanhã”. Quem comanda a festa que traz o universo vintage à tona é o Manie Gang, grupo de DJs formado por Andrei Yurievitch, Vinicius Tesfon, Rodrigo Esper e Bruno Queiroz. “É uma festa que vem trazendo todo o conceito, glamour e o freaky do universo vintage com as mais recentes releituras nas mais variadas formas de arte: moda, dança, fotografia, vídeo e, é claro, a música”, completam.
Músicas de artistas como Cab Calloway, Ella Fitzgerald, Ray Charles e Louis Armstrong recebem releituras exclusivas feitas pelo Manie Gang e por produtores da cena internacional do Electro Swing como Parov Stelar, Caravan Palace, C2C, Jamie Berry, Swing Republic, Slamboree e Odjbox. Além disso, produz suas próprias faixas e remixes exclusivos – o quarteto tem até EP! O “RetroBeat Vol.1” foi lançado em setembro de 2013 com 8 faixas autorais, com versões de clássicos brasileiros como Moreira da Silva e a faixa “Dance Madmoiselle”, que tem participação do MC francês Tecou.
Para harmonizar, tem aulão de Lindy Hop (estilo de dança criado no Harlem entre os anos 20 e 30 para dançar o Swing) do grupo Rio Hoppers, além de performances de artistas de circo como malabaristas, palhaços, contorcionistas e acrobatas.
A celebração dos tempos passados não fica só dentro dos clubes, rolando também edições especiais com direito a piscina e até mesmo gratuitas, na rua, além de edições com duração de doze horas durante o verão carioca. “Eu gosto porque é diferente, tem um estilo de festa totalmente inusutado. A primeira vez que fui na Manie foi em uma edição na rua, realizada na Ouvidor. Achei criativa, com um público diferente do que estava acostumada”, diz a estudante Luana Freitas, que também contou que agora está presente em quase todas as edições.
O bartender Marcos Roberto, acostumado a trabalhar em festas, também cita o diferencial musical da Manie Dansante como a principal qualidade: “Os DJs tocam músicas que não encontramos em nenhuma outra festa… uma mistura de ritmos de outras épocas com mixagens super atuais. Sair de manhã da Manie e voltar ao século XXI é como sair de uma máquina do tempo”. O DJ Andrei Yurievitch também é ilustrador, e é quem assina as artes de divulgação da festa – que dá desconto especial para quem chega de bicicleta!
Recordar é viver, a Manie Dansante comprova!
Veja fotos das edições anteriores:
Artigos relacionados