Faculdade SENAI CETIQT: Monica Mota aponta como atendimento psicopedagógico contribui para desempenho durante formação


A Organização Mundial da Saúde (OMS) ampliou a definição de saúde, que passou a ser compreendida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Por meio de seus especialistas e iniciativas voltadas para uma experiência universitária mais equilibrada e produtiva, a Faculdade SENAI CETIQT oferece programas aos estudantes: “Bora Conversar”, “Labore”, e o “Programa de Ações Educacionais Inclusivas”. “Na Faculdade SENAI CETIQT, buscamos criar um ambiente de ensino acessível e inclusivo, garantindo que cada aluno tenha o suporte necessário para superar obstáculos e alcançar seu pleno potencial”, frisa a psicóloga, psicopedagoga e pedagoga Monica Mota, coordenadora pedagógica da Faculdade SENAI CETIQT

Dentro de uma concepção abrangente, o conceito de qualidade de vida tem muitos pontos em comum com a definição de saúde. Tornou-se fundamental analisar o corpo, a mente e até mesmo o contexto social no qual o indivíduo está inserido para conceituar melhor o estado de saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Ter qualidade de vida envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais (família e amigos), saúde, educação, habitação e saneamento básico, entre outras circunstâncias da vida. Em resumo, saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, consegue lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ampliou a definição de saúde, que passou a ser compreendida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social – e não mais somente como a ausência de doença.

O ingresso na faculdade representa um período de intensas transformações para os estudantes. Entre a pressão acadêmica, desafios emocionais e a adaptação à nova rotina, muitos alunos enfrentam dificuldades, que podem impactar no seu aprendizado e bem-estar. Nesse contexto, aumenta-se a necessidade de reforçar a importância do acompanhamento psicopedagógico como uma ferramenta essencial para promover a inclusão. A psicóloga, psicopedagoga e pedagoga Monica Mota, coordenadora pedagógica da Faculdade SENAI CETIQT, aponta como o atendimento psicopedagógico pode contribuir para o melhor desempenho durante a formação.

Por meio de seus especialistas e iniciativas voltadas para uma experiência universitária mais equilibrada e produtiva, a Faculdade SENAI CETIQT oferece programas voltados aos estudantes: “Bora Conversar”, “Labore”, e o “Programa de Ações Educacionais Inclusivas”. Para a psicopedagoga, o atendimento personalizado também é fundamental para que cada aluno tenha as suas individualidades e demandas atendidas: “Cada estudante possui um ritmo próprio de aprendizagem e desafios únicos ao longo de sua jornada acadêmica. Por isso, o atendimento psicopedagógico personalizado é essencial para identificar suas necessidades e oferecer estratégias que potencializem seu desenvolvimento.

Na Faculdade SENAI CETIQT, buscamos criar um ambiente de ensino acessível e inclusivo, garantindo que cada aluno tenha o suporte necessário para superar obstáculos e alcançar seu pleno potencial – Monica Mota

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Portanto, estar com boa saúde mental é estar em equilíbrio com o seu mundo interior e com o mundo que o rodeia. É estar em paz consigo mesmo e com os outros. E o conceito de qualidade de vida está diretamente associado à auto-estima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspectos, como o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, as noites de sono, os valores culturais, éticos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente em que se vive.

FOCO NOS PROGRAMAS

O programa “Bora Conversar” promove rodas de conversa com foco na saúde mental e bem-estar estudantil, incentivando um ambiente acolhedor. O “Labore” busca desenvolver o pensamento crítico dos estudantes por meio de discussões sobre a sociedade contemporânea.

O “Programa de Ações Educacionais Inclusivas” oferece suporte psicopedagógico e quando necessário, um Plano Educacional Individualizado (PEI), garantindo que alunos com dificuldades de aprendizagem ou necessidades específicas recebam apoio adequado, promovendo estratégias de inclusão e permanência.

Para a aluna de Design de Moda Alexa Guimarães, integrante do grupo de estudantes que buscou a Coordenação Pedagógica da Faculdade SENAI CETIQT, o acompanhamento foi essencial para a sua evolução e permanência na instituição:

“Procurei o atendimento, e desde o início a coordenação me atendeu de maneira rápida, respeitosa e acolhedora. Se não fosse pelo apoio que recebi, não teria me mantido na faculdade, pois não teria me sentido bem no ambiente devido a problemas pessoais que estava passando. E graças à ajuda fornecida pela instituição, consegui me desenvolver melhor socialmente e ampliar meu conhecimento de interação com meus colegas de classe”, relata Alexa.

O SUPORTE PSICOPEDAGÓGICO NA VIVÊNCIA ACADÊMICA

Relatos qualitativos indicam que estudantes atendidos pelos programas obtiveram melhorias no desempenho acadêmico, emocional e na transição para o mercado de trabalho. Iniciativas como o “Bora Conversar” destacam-se por criar um ambiente acolhedor e motivador, contribuindo para o engajamento e o sucesso dos alunos – Monica Mota

Com um suporte psicopedagógico eficaz, as faculdades não apenas contribuem para a formação acadêmica dos alunos, mas também os prepara de maneira mais completa para os desafios do mercado de trabalho e da vida. Empatia, resiliência e trabalho em equipe, bem como a promoção da confiança e adaptação, são algumas das habilidades socioemocionais trabalhadas durante o acompanhamento. De acordo com a especialista em educação inclusiva, apoio psicopedagógico também auxilia no envolvimento dos estudantes nas atividades em que participam.