Expo-sensação: Yayoi Kusama promete fazer fila na porta do CCBB carioca!


‘Obsessão Infinita’ reúne mais de 100 obras da maior artista plástica do Japão

Uma enxurrada de bolinhas tomará conta, a partir deste sábado (12), do Centro Cultural Banco do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Nada de carnaval: a exposição ‘Obsessão Infinita’, retrospectiva da japonesa Yayoi Kusama, desembarca na Cidade Maravilhosa – e com promessa de ser um blockbuster artsy.

A artista, conhecida por seu histórico de esquizofrenia e alucinações, firmou-se como um dos estandartes das artes plásticas mundiais desde os anos 60, com suas polêmicas performances na então efervescente cena artística novaiorquina. E o que era para ser motivo de preocupação acabou tornando-se a canalização da veia artística de Kusama: suas constantes alucinações, que a fazem ver diferentes cores e círculos por todo o ambiente, transformaram-se na temática principal da extensa obra da artista, hoje ainda viva, aos 84 anos.

Infinity Mirror Room, uma das obras mais famosas de  Yayoi Kusama

Infinity Mirror Room, uma das obras mais famosas de Yayoi Kusama

Reclusa numa clínica psiquiátrica em seu país de origem, Yayoi não viaja mais para as vernissages de suas exposições ao redor do globo. No entanto, por onde passou, ‘Obsessão Infinita’ causou furor: a galeria Tate, em Londres, o Whitney Museum, de Nova York, e o MALBA, em Buenos Aires, são algumas das instituições culturais que bateram recordes de visitação com a exposição de Kusama. Em cartaz no Rio até 26 de janeiro de 2014, a mostra tem tudo para agradar gregos e troianos: pinturas, vídeos, instalações interativas e até uma obra inédita feita sob medida para o átrio do CCBB figuram na programação da mostra. Hit na certa.