Exclusivo! Após lançar sua coleção de inverno, Cris Barros fala das inspirações e comenta o meio da moda: “Não basta só ter talento”


A estilista, que se apaixonou por moda após trabalhar como modelo, hoje é um dos principais nomes no mercado fashion brasileiro e vende suas peças em mais de 80 multimarcas

A coleção de inverno da Cris Barros já chegou às lojas. Inspirada no universo onírico e explorando os shapes cheios de sensualidade e conforto dos pijamas e camisolas, além de estampas que retratam o universo lúdico e surrealista dos sonhos e pesadelos, a coleção tem uma cartela de cores que vai do off-white aos bordôs, passando por azul cyan e nudes. “A coleção de inverno teve como ponto de partida os quatro estágios do sono; a vigília, sono, sonho e pesadelo. Por isso aparecem alguns shapes na coleção que fazem menção a camisolas e pijamas”, explicou Cris Barros. As camisolas, aliás, tomaram as ruas depois de caírem no gosto das celebs e ícones de moda mundo afora. Chamadas de slip dresses, essas peças são femininas, leves e práticas e, na Cris Barros, são trabalhadas em detalhes e tecidos nobres. Outro ponto alto da nova coleção é a alfaiataria masculina, que sempre tem vez nas criações da estilista. “A alfaiataria masculina é sempre explorada em todas as minhas coleções, acho muito sensual”, disse.

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Cris Barros (Foto: Divulgação)

Palavra de quem faz moda diferente e não segue as tendências. Bem ao estilo “slow fashion” em um tempo que o fast-fashion toma o mercado da moda. “Gosto de criar peças que façam sentido para mim, que criem desejo, muito mais do que façam sentido dentro do que está na moda ou não”, afirmou Cris, que também já fez parcerias com lojas de departamento. “Achei uma experiência muito bacana, mas criar duas coleções ao mesmo tempo dá bastante trabalho e demanda um tempo maior. No futuro pode ser que aconteça novamente, mas no momento quero me dedicar inteiramente a minha marca”, avisou.

Dona de uma beleza marcante, Cris já foi modelo e lembra com carinho de seu primeiro editorial, feito para uma revista teen na Disney – e responsável por fazê-la estudar e se aprofundar em moda logo depois. “Na época eu tinha 16 anos e tinha que decidir a faculdade, acabei escolhendo moda por causa desse editorial. Então a escolha de estar do ‘outro lado’ surgiu desde o início. Mas a oportunidade de trabalhar com os melhores fotógrafos, stylists e marcas da época foi um grande aprendizado. Depois eu estudei moda na Universidade Anhembi Morumbi e fiz pós-graduação no Instituto Marangoni, em Milão”, contou ela que, atualmente, vê sua marca homônima sendo vendida em mais de 80 multimarcas. “É muito bacana ver sua marca reconhecida pelo país todo, agradando a várias mulheres. Mas chegar até aqui exigiu muito esforço e trabalho”, ponderou.

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Cris, aliás, dispensa a definição de “uma mulher Cris Barros”. “Qualquer mulher pode vestir Cris Barros. Não gosto de estigmas. Gosto de pensar que a marca é eclética”, afirmou, ressaltando que o DNA da marca faz parte de seu estilo próprio. “A Cris Barros tem um DNA forte que faz parte do meu próprio DNA e procuro sempre manter essa identidade nas coleções. Acho que uma forte opinião é o que diferencia uma marca”, analisou. Trabalhando com moda desde cedo, não poderíamos deixar de perguntar: qual a dica para quem quer começar, Cris? “Acho que, como em qualquer profissão, a moda exige uma grande paixão, uma dedicação enorme e muito foco e trabalho. Porém tudo isso é muito gratificante se você realmente tiver inclinação para trabalhar com a moda. Mas importante saber que o dia a dia é muito exigente e não basta só ter talento, a dedicação é tao importante quanto”. Palavra de quem sabe.