“Esse é meu toque para ajudar o Rio a ser a capital mundial do beachwear”, diz Oskar Metsavaht


Estilista apresentou coleção em parceria com it girls para a Osklen Praia A&B, linha de beachwear que ganha desfile no Fashion Rio

A relação de Oskar Metsavaht com a moda-praia vai além de sua fase aventureira, de possíveis opções de lazer ou de algumas peças de beachwear que sempre estiveram incorporadas às coleções de Verão. Oskar é um grande entusiasta da ideia do Rio se tornar de vez a “capital mundial do beachwear”. E dando a sua contribuição de emissário de nossas areias escaldantes, de embaixador de nossas palmeiras tropicais, ele decidiu apresentar a Osklen Praia A&B nessa edição Verão 2014-2015 do Fashion Rio.

“Sobre o Rio ficar só com a temporada de Verão, acho ótimo! Falo isso há 12 anos. O Rio tem potencial para ser a capital mundial do beachwear. E hoje estou aqui para dar o meu toque para ajudar. É a forcinha que estou dando para que isso aconteça”, diz Metsavaht.

O local escolhido para mostrar a nova empreitada deu o toque de novidade com ares retrô, um casarão em Santa Teresa, a Maison Philipe. O desfile aconteceu no jardim repleto de palmeiras imperiais. A atmosfera de casarão e as árvores centenárias davam o tom da coleção desenvolvida em parceria com as jetsetters Alexia Niedzielski e Bianca Brandolini. As moças bonitas são it girls que vivem na Europa e têm raízes brasileiras. Alexia, diretora da  System Magazine, é de origem francesa e a atriz-musa Bianca é italiana. A parceria ajuda a internacionalizar ainda mais a marca (além de ser chave para a venda da coleção em lojas como a Colette, em Paris, e a Barneys, em Nova York) e deixa a coleção mais afetada, mais girly.

A coleção faz um mix de inspirações na Riviera Francesa dos anos 50 e 60 junto com os clássicos códigos tropicais à la Osklen. O shape de sutiã estruturado e peças curtinhas em PB na pele de Lais Ribeiro e Carol Francischini revelavam uma femme fatale classuda dos trópicos. As peças clássicas de modelagem perfeitamente ajustada ao corpo, naquele low sexy que a Osklen faz como ninguém não faltaram, com destaque para os maiôs com bumbum comportadinho e para as hot paints, que também apareceram com camisaria em listras conferindo o ar de aristocracia.

As célebres paisagens do Rio também marcaram presença, com palmeiras em construções estruturadas, tecidos fluidos e até transparência. Tudo em PB ou em super-estampas vivas. Cores vibrantes também marcaram a vibe da coleção. Laranja, pink, verde e azul royal, bem vivos em composições de short ou minissaia com variados tops e camisaria, além de macaquinhos e macacões. Alguns tricôs aparecem nas bolsas em formato de abacaxi, além da versão tipo saco de pão, já utilizada pela marca em outras coleções, vistas no desfile de Alexandre Herchcovitch e também nas criações de Jil Sanders.  Poucos vestidos aparecem e de longe não são o destaque da coleção, um deles, um preto ajustado de látex, e outro, em lurex em tons azuis e verdes

Entre drinques de frutas exóticas e churros, os convidados permaneceram para um badalo animadinho. Se espalhavam entre o jardim e a piscina, com show da turminha que faz a trilha dos desfiles. A dupla que inspirou e contribuiu criativamente com a coleção estava animadíssima, exaltando seu apreço pelo brasilian soul o tempo todo, em português com sotaque. “Nossa infância no Rio é inesquecível, nas nossas melhores lembranças está o brigadeiro, que aqui é melhor do que na Europa. Aqui é lugar de colocar os pés na areia, tomar água de coco e ver o pôr-do-sol”, diz Bianca Brandolini.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Vinícius Pereira