Erika Bronze fatura no inverno e sonha criar coleção de biquínis com Anitta: “Já joguei um ‘verde’, quem sabe?”


A ‘personal bronze’ da ‘Poderosa’ viu sua arte da marquinha de biquíni perfeita virar exposição no célebre Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio. Ela fala de reinvenção e resistência na pandemia, revela planos de literalmente conquistar o mundo com seus produtos de bronzeamento, diz que o negócio vai bem, que dinheiro é bom, mas ela quer mais: “Hoje temos nossos produtos em todas as grandes redes de cosméticos do Brasil, temos pontos de vendas nos Estados Unidos, Portugal e Grécia, estamos trabalhando para expandir a marca e temos muito a crescer. Mais do que dinheiro, esse é o maior patrimônio que estamos juntando, deixar um pequeno legado”

*Por Brunna Condini

Viajando recentemente pela República Dominicana, Anitta posou para fotos e vídeos com biquínis criados pela empresária Erika Bronze, a dona do ‘Bronze na Laje”, que ganhou fama após produzir a cantora no look poderoso feito de fita isolante para o clipe ‘Vai Malandra’. Nos últimos dias, com o post da funkeira usando um dos novos modelos, a peça esgotou em poucos minutos. Efeito Anitta com a ‘marca’ de sol que vem agradando nos últimos tempos.

Anitta viajando pela República Dominicana recentemente com look Erika Bronze (Reprodução Instagram)

Anitta viajando pela República Dominicana recentemente com look Erika Bronze (Reprodução Instagram)

Erika nos últimos anos vem colhendo os frutos do seu trabalho vendendo a ‘marquinha perfeita’. Tanto, que expandiu os negócios produzindo biquínis com as mesmas medidas da fita isolante, que fazem a cabeça de Anitta e outras famosas como Pocah e Preta Gil. Sobre a relação com a ‘poderosa’, Erika revela em primeira mão, que tem o desejo que de que a preferência da cantora vire negócio entre elas: “Anitta é uma pessoa muito antenada no que está acontecendo no mundo e gosta muito dos biquínis. Eu já joguei um ‘verde’, quem sabe são sai uma coleção ‘Erika Bronze by Anitta’. Quem sabe?”.

“Ela é uma pessoa muito antenada no que está acontecendo no mundo e gosta muito dos biquínis e produtos. Já joguei um 'verde', quem sabe são sai uma coleção ‘Erika Bronze by Anitta” (Reprodução Instagram)

“Ela é uma pessoa muito antenada no que está acontecendo no mundo e gosta muito dos biquínis e produtos. Já joguei um ‘verde’, quem sabe são sai uma coleção ‘Erika Bronze by Anitta” (Reprodução Instagram)

Pandemia, crise, inverno…e a empresária está como? Lucrando. Nada a ver com sorte, mas com senso de oportunidade e capacidade de reinvenção. “A procura pelo bronzeamento a jato aumentou em 60%. Como o sol está um pouco mais fraco, as clientes estão procurando muito esse tipo de ter a marquinha perfeita. Não precisa de sol, é rápido e recomendado pelos dermatologistas. O produto é aplicado na pele por meio de vaporização, e é ótimo para quem não gosta de ficar no sol ou não tem tempo. Também é muito usado por fisiculturistas para ensaios fotográficos. É um serviço bem rápido, em apenas 30 minutos a cliente consegue a marquinha perfeita”, detalha a especialista.

"Com a pandemia, tive que ficar mais de 100 dias fechada, então eu tive que me adaptar. Investi nas redes sociais e no e- commerce" (Divulgação)

“Com a pandemia, tive que ficar mais de 100 dias fechada, então eu tive que me adaptar. Investi nas redes sociais e no e- commerce” (Divulgação)

Das dificuldades enfrentadas no início deste mais de um ano de pandemia, a personal bronze não vê nem vestígios hoje. “No começo era tudo muito novo para mim, não sabia aonde isso tudo iria parar, eu atendia todos os dias de 30 a 40 mulheres. Com a pandemia, tive que ficar com a laje mais de 100 dias fechada, então eu tive que me adaptar. Investi nas redes sociais e no e- commerce. Fizemos um trabalho de marketing e focamos nas vendas online do bronzeador, de esfoliantes e do biquíni com a minha grife. Conseguimos sustentar a empresa durante a pandemia e hoje eu vejo que o digital é o futuro”, avalia. “Agora estamos atendendo um número bem reduzido de clientes, trabalhamos com todos os cuidados necessários, conseguimos estruturar a nossa venda online e utilizar os grandes marktplaces para a venda dos nossos produtos e está dando certo”, celebra Erika.

Empreendedora raiz

Da menina de 14 anos que pegava sol e já fazia sua ‘marquinha’ na própria laje em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, chamando a atenção de parentes e amigas por sua marquinha de biquíni, passando pela empreendedora que percebeu nisso uma oportunidade – agradando até a exigente Anitta; chegando na empresária que ousou ampliar produtos e serviços, teve muito trabalho duro e autoconfiança, já que Erika acreditava no seu feeling de que daria certo.

Anitta e o famoso biquíni de fita isolante que proporciona a marquinha desejada (Foto: Divulgação)

Mas será que já deu para ter uma vida tranquila, enriquecer? “Hoje temos nossos produtos em todas as grandes redes de cosméticos do Brasil, temos pontos de vendas nos Estados Unidos, Portugal e Grécia, estamos trabalhando para expandir a marca e vemos que temos muito a crescer. Mais do que dinheiro, esse é o maior patrimônio que estamos juntando, deixar um pequeno legado”.

Erika e a 'malandra' no clipe: "Anitta toda vez que vai viajar me pede biquínis e produtos. Ela ama se bronzear no sol e sempre mostra a marquinha as redes sociais”.(Divulgação)

Erika e a ‘malandra’ no clipe: “Anitta toda vez que vai viajar me pede biquínis e produtos. Ela ama se bronzear no sol e sempre mostra a marquinha as redes sociais”.(Divulgação)

Anitta, Pocah, Gabily, Mc Rebecca, Roberta Rodrigues, Jojo Todynho, Preta Gil, não faltam artistas validando a história que Erika vem escrevendo e deseja deixar para a posteridade. “A Pocah adora o bronzeamento a jato, sempre que tem um tempinho está fazendo, nunca vi alguém mais agitada. Até estranhei um pouquinho ela ficar mais acanhada no BBB21, porque quando Pocah está no seu círculo é muito extrovertida”, revela. “E a Anitta toda vez que vai viajar me pede biquínis e produtos. Ela ama se bronzear no sol e sempre mostra a marquinha as redes sociais”.

“A Pocah adora o bronzeamento a jato, sempre que tem um tempinho está fazendo, nunca vi alguém mais agitada. Até estranhei um pouquinho ela ficar mais acanhada no BBB21" (REprodução Instagram)

“A Pocah adora o bronzeamento a jato, sempre que tem um tempinho está fazendo, nunca vi alguém mais agitada. Até estranhei um pouquinho ela ficar mais acanhada no BBB21″ (Reprodução Instagram)

É sobre vaidade, mas também pode ser sobre colocar a autoestima em dia, e pensar em bons hábitos. “Digo que em meu trabalho, mais do que cuidar de uma ‘marquinha’, cuido um pouco desse amor próprio nas clientes. Às vezes sou quase uma psicóloga (risos). Acredito que uma ‘marquinha’ deixa a mulher mais sensual, com a pele bronzeada, levanta a autoestima que muitas vezes pode estar um pouco abalada. Além disso, a exposição ao sol no tempo e horário recomendado pelos dermatologistas ajuda a produzir a Vitamina D, diminui os riscos de depressão, porque ajuda na produção de endorfina e melhora a qualidade do sono”, detalha. Bem-humorada, a carioca entrega que sua atividade também favorece situações inusitadas: “Teve uma cliente que só queria que o marido se bronzeasse junto com ela, aí não teve como. Imagina 30 mulheres na laje e o esposo com ela? Não deu”.

“Teve uma cliente que só queria que o marido se bronzeasse junto com ela, aí não teve como. Imagina 30 mulheres na laje e o esposo com ela? Não deu” (Reprodução)

“Teve uma cliente que só queria que o marido se bronzeasse junto com ela, aí não teve como. Imagina 30 mulheres na laje e o esposo com ela? Não deu” (Reprodução)

O trabalho dela também foi da laje para o museu, em exposição no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, com diversos quadros mostrando e contando um pouco dessa tradição das comunidades cariocas, o bronze na laje. “Fiquei surpresa e muito honrada em ver meu trabalho como exposição de arte, mostrando um pouco da cultura das comunidades cariocas. Ser um dos símbolos dessa cultura me deixa muito feliz e orgulhosa. Tudo que você precisa para começar a realizar seus sonhos é confiar em você. Lutar sem ter medo de falhar”.

"Somos nós, os pequenos empresários, que salvaremos o Brasil. Estruture, invista, trabalhe duro e os resultados virão" (Reprodução)

“Somos nós, os pequenos empresários, que salvaremos o Brasil. Estruture, invista, trabalhe duro e os resultados virão” (Reprodução)

O que diria para quem sonha em ganhar dinheiro com um negócio próprio? “Caia de cabeça, o que vimos de pessoas perdendo o emprego nessa pandemia não dá para contar. Mas somos nós, os pequenos empresários, que salvaremos o Brasil. Estruture, invista, trabalhe duro e os resultados virão”, encoraja Erika. “Quem disser que é fácil estará mentindo, ainda mais no Brasil, mas é muito gratificante ver que um negócio que você construiu está dando certo. Esse ano lançaremos novos produtos, vamos fincar raízes em outros estados e estamos em negociação para vendermos em uma das maiores redes de comércio do mundo, o céu não é o limite. Sou uma pessoa bem simples, quando comecei tudo só queria ter uma vida um pouco melhor. Graças a Deus estou conquistando minhas coisinhas, meu grande sonho é que a marca Erika Bronze seja conhecida em todo o mundo”.