*Por Fábio Bibancos
Todo sorriso bonito tem os dentes encaixados corretamente na mordida. Porém, o problema de encaixe entre os dentes (maloclusão) é o terceiro maior problema de saúde bucal. Uma mordida desalinhada afeta o bem-estar físico e a autoestima.
Muitas pessoas acreditam que usar aparelho ortodôntico é somente para crianças e adolescentes… Puro engano! Já instalei muitos aparelhos em adultos, idosos e o resultado final é sempre favorável!
Não existe idade específica para usar aparelho ortodôntico. O que existe são alterações do crescimento e do desenvolvimento dentário/ósseo/muscular que devem ser corrigidos – se for durante o período da infância/adolescência melhor!
O ideal é que o contato com o Odontopediatra seja regular desde os primeiros dentes de leite. Caso alguma alteração seja identificada ele vai indicar para um Ortodontista. Mas existem alterações que necessitam aguardar o completo desenvolvimento para se iniciar a correção com os aparelhos ortodônticos.
Os aparelhos ortodônticos se dividem em aparelho removível e fixo. A indicação de cada tipo de aparelho e do período que ele vai ser instalado só pode ser feita pelo Ortodontista.
Aparelhos removíveis têm o benefício de permitir a higienização do aparelho e dos dentes de forma mais fácil. Este tipo de aparelho é ótimo para pessoas que trabalham com a imagem, pois podem ser removidos em algumas situações específicas. Porém dependem 100% da colaboração do paciente, ou seja, para a obtenção do resultado esperado é necessário que o paciente tenha maturidade e disciplina para usá-lo corretamente.
Não podemos esquecer que sempre devem ser guardados dentro da caixinha fornecida pelo dentista. Nem pense em guardar em um guardanapo – acredite, ele vai parar no lixo – ou jogar dentro da bolsa/mochila sem proteção – ele pode quebrar ou entortar.
Já os aparelhos fixos têm o benefício de terem uma maior possibilidade de atuação e não dependerem 100% da colaboração do paciente, por isso eles são mais eficazes. Porém a higienização do aparelho e dos dentes é mais delicada e necessita de muita atenção e cuidado.
Alguns tipos de aparelhos ortodônticos:
Aparelho fixo metálico: bráquetes feitos de aço inoxidável, colados nos dentes, presos a um fio metálico.
Aparelho fixo estético: os aparelhos estéticos são como o metálico, mas os bráquetes são de policarbonato, porcelana ou safira sintética.
Placas (alinhadores): são feitas de acetato transparente, que promovem a movimentação gradual dos dentes. No início do tratamento, é feito um molde da boca do paciente, e através de simulações feitas em um software especializado, são confeccionadas todas as placas necessárias para a correção e alinhamento dos dentes.
Fica aqui um alerta: independente do tipo de aparelho a ser recomendado, o mais importante é você pesquisar se o profissional é especialista em Ortodontia!
*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora), “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.
Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: https://www.facebook.com/institutobibancos/
Artigos relacionados