* Por Fábio Bibancos
Imagina o seguinte: Você tem uma dor de dente horrível. A primeira coisa que você pensa é aonde encontrar um bom atendimento odontológico…
Bem. Se você tiver dinheiro, o natural é procurar um dentista particular. Se não tiver… cri… cri… cri… E agora, quem poderá ajudar?!
Toda vez que escrevo um texto, apareço na TV ou dou entrevista falando sobre saúde bucal e a Turma do Bem (a TdB, organização social da qual sou presidente voluntário), minhas caixas de mensagens ficam abarrotadas de pedidos. São MILHARES de pessoas que precisam MUITO de tratamento e não têm a quem recorrer. Dentista particular é caro. Dentista público tem uma fila de espera desumana.
Resultado: quando descobrem o trabalho desenvolvido pela TdB, veem em nós a esperança (a última, talvez) de recuperar aquilo que o mundo lhes roubou: a dignidade de sorrir.
A TdB é uma rede de mais de 16 mil dentistas voluntários espalhados por 14 países, que atendem em seus consultórios jovens de baixa renda e mulheres vítimas de violência. Com os números de 2016, já são mais de 66 mil adolescentes entre 11 e 17 anos e quase 700 mulheres impactados por nosso trabalho. Uma multidão… mas que sempre pode ser maior.
Leia também: Onde manda a imagem, boca bonita reina: Fábio Bibancos fala sobre a relação entre as redes sociais e a beleza bucal
Por isso, todos os anos, nós reunimos os grandes destaques desse exército de dentistas do bem (como os chamamos) e ficamos juntos durante quatro dias para o Sorriso do Bem, nome dado ao encontro. E nele, “arrumamos a casinha” e pautamos tudo que acontecerá no próximo ano. Trocamos experiências, realinhamos nossos projetos e aprendemos um pouco com a história de cada um.
Na última noite, promovemos uma grande celebração, com direito a cerimônia de premiação e todo o glamour que nossos voluntários merecem. “O Oscar dos dentistas, Bibancos?” Guardadas as devidas proporções, a comparação procede! Rs.
Neste ano, de 1º a 4 de novembro, o Sorriso do Bem acontecerá no maravilhoso Palace Cassino, em Poços de Caldas/MG. Os participantes terão a companhia de convidados ilustres, que nos ajudarão a entender como a empatia pode transformar o mundo. Já estão confirmados os queridíssimos Valter Hugo Mãe, Leandro Karnal, Juca Kfouri, Guilherme Fiúza, Vânia Ferrari, a juíza Domitila Manssur, a promotora Gabriela Manssur e o Dr. Marco Antônio de Carvalho Filho.
Leia também: Quatro razões para praticar o seu sorriso! Fábio Bibancos fala sobre como o hábito interfere no cotidiano
Leia também: Orthós, odóntos, Olympias… Fábio Bibancos explica tudo sobre os aparelhos ortodônticos e fala sobre um grande atleta
Tudo isso terá cobertura exclusiva da TV TdB, canal criado especialmente para que ninguém perca nenhum detalhe do evento. Palestras na integra, entrevistas especiais, reportagens divertidíssimas: tudo estará a um clique de distância – http://tv.tdb.org.br. E na noite do dia 3, com direção do amigo Marcelo Várzea (ator e diretor) e a participação de um batalhão de celebridades, a cerimônia de premiação, nosso “Oscar da Odontologia”, será transmitida ao vivo.
Ah, não precisa ser dentista para participar do Sorriso do Bem, que começa dia 1º de novembro em Poços de Caldas. Basta ser uma pessoa que deseja mudar o mundo, afinal, em todos os fatos históricos do Brasil e do mundo, foi a sociedade civil que promoveu as mudanças para um mundo melhor.
Leia também: Brancorexia: cuidado com essa moda. Fábio Bibancos explica as precauções para se ter dentes brancos
Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos responde à pergunta: “Os dentes também têm visão Raio X como Superman?”
Para fazer sua inscrição no evento mande e-mail para juliana@tdb.org.br com número de telefone que entraremos em contato.
*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora), “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.
Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: https://www.facebook.com/institutobibancos/
Artigos relacionados