Gente & Comportamento

Em sua coluna, dr. Gabriel Basílio fala sobre a evolução do lifting de face

O cirurgião plástico possui subespecialização em operações craniofaciais e por isso tem propriedade para falar sobre este procedimento estético que reestrutura a região muscular, subcutânea e da pele da face

Publicado em 17/07/2018 | Por Ana Clara Xavier

O assunto da coluna do Dr. Gabriel Basílio desta terça-feira é o lifting de face ou ritidoplastia, procedimento cirúrgico que evoluiu muito nos últimos anos graças aos estudos feitos na área resultando em procedimentos seguros, eficientes que mantém e respeitam as características dos pacientes. Um bom profissional aliado a cuidados no pré e pós-operatórios são a receita perfeita para chegar ao resultado ideal. “Queremos que o paciente se sinta bem na idade que tiver com uma qualidade de pele muito boa, este é o principal intuito em uma cirurgia facial”, comentou o colunista do site HT, cirurgião formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com subespecialização em operações craniofaciais.

(Foto: Sérgio Baia)

Leia: Dr. Gabriel Basílio, em sua coluna no site HT, explica os desafios da cirurgia craniomaxilofacial e comenta sobre o avanço tecnológico da medicina nesse setor 

Com o objetivo de recuperar a jovialidade dos pacientes, este procedimento leva em conta que o envelhecimento acomete todas as camadas indo desde o osso, passando pela musculatura e gordura subcutânea, na qual encontramos as gordurinhas, até chegar à pele propriamente dita. “Antigamente, era feita somente a retirada da pele, mas atualmente o procedimento se tornou muito mais complexo. Fazemos diversas manobras para que a cirurgia seja muito bem sucedida. A retirada de pele só acompanha toda a reestruturação de sustentação e preenchimento da região. Trabalhamos muito, por exemplo, com a lipoenxertia”, salientou o doutor. “Existe um estudo muito grande sobre isto e percebeu-se que, molecularmente, este processo traz o rejuvenescimento e a harmonização, pois devolve a volumetria facial”, completou.

ID:72208837

Leia também: Focado em exaltar o lado humano da cirurgia plástica, dr. Gabriel Basílio é focado em operação craniofacial e acredita na experiência da profissão: “Uma carreira precisa ser construída”

Apesar de ser mais complexo do que anteriormente, a ritidoplastia continua sendo uma operação bem simples de ser realizada. “Pode ser feita com anestesia local e sedação, mas sempre em um hospital com centro cirúrgico devidamente preparado e com o anestesista acompanhando tudo”, explicou. Em casos normais, o paciente precisará somente de 15 dias para se recuperar totalmente e voltar às suas atividades cotidianas.

Relembre: Em sua coluna no site HT, o cirurgião plástico dr. Gabriel Basílio fala sobre a cirurgia das pálpebras, o procedimento estético de rejuvenescimento mais utilizado pelos homens 

Além dos devidos cuidados no pré e pós-operatório, o indivíduo também pode optar por outros tipos de procedimentos estéticos para resultados ainda mais expressivos. “Esta cirurgia pode e deve ser complementada com cuidados com a pele como laser de CO2, peelings e uma boa hidratação. Isto melhora não só a estética facial como também a qualidade das cicatrizes”, afirmou. Estas, por sua vez, ficam muito bem escondidas em lugares estratégicos como, por exemplo, na orelha ou no queixo.

Leia também: Dr. Gabriel Basílio, em sua coluna no site HT, desmistifica a cirurgia plástica masculina, que quadruplicou nos últimos anos 

O envelhecimento, de fato, chega para qualquer um, por isso é uma cirurgia recomendada tanto para homens quanto mulheres. No entanto, o que muda mesmo é a idade que a pessoa sente a necessidade de recorrer a este procedimento. Cada caso é um caso, mas existem alguns aspectos que todos podemos levar em consideração para postergar a chegada das rugas. “Este processo de envelhecimento pode ser muito maior devido à ação da gravidade, à genética e à exposição a outros fatores do ambiente. Se a pessoa não se proteger do sol, se hidratar com frequência e ao ingerir substâncias como o cigarro, ela irá sofrer mais rapidamente com a flacidez muscular e piora da qualidade da pele”, concluiu. A regra é clara para todos: uma boa alimentação, exercícios físicos e protetor solar são fundamentais sempre.

Contato: dr. Gabriel Basílio

Telefone: (21) 2286-1692
Facebook: 
clique aqui
Instagram: @drgabrielbasilio

Pesquisas relacionadas