A chef Karen Couto apresenta em seu primeiro livro “Você pode ser mais feliz comendo – Um guia alimentar com práticas físicas, terapêuticas e espirituais” um novo conceito chamado gastronomia integrativa, desenvolvido a partir da medicina integrativa. Karen explicou melhor – e muito animada – sobre essa nova maneira de viver, que vai além dos alimentos físicos que você ingere.
“No livro, você encontra práticas terapêuticas, espirituais, físicas como diz o subtítulo. A mudança não tem que ser temporária como a dieta que muitos conhecem. A dieta é um ótimo ponto de partida só que deveria ser como o conceito grego de dieta que significa estilo de vida. A gastronomia integrativa te alimenta fisicamente, psicologicamente e espiritualmente” conta em mais detalhes a chef.
Karen ressalta a importância do seu livro como um guia, uma bíblia para se consultar e tirar as suas dúvidas ao longo da vida: “Ele é um livro de cabeceira para consulta. É um guia mesmo. Você lê o início do capítulo e vai saboreando ele aos poucos enquanto vai adaptando sua rotina.” Um dos grandes estímulos para a pesquisa por um estilo diferente de vida foi a morte de seu pai por um câncer no intestino. Além disso, sentia falta de um lugar onde todas as informações práticas para uma vida saudável fossem reunidas e acredita que esse seja o grande diferencial do seu livro.
“Existem muitas dúvidas como ‘cru ou cozido primeiro?’ ‘Adoçante faz mal?’ Muitas delas eu esclareço no livro. A literatura (gastronômica) é muito boa, mas eu sentia falta de tudo em um lugar só. Como eu sou chef, eu ensino como se usa. É o grande pulo do gato que eu sentia falta”, comenta Karen empolgada com a ideia de inovar no mercado de livros gastronômicos. Ela ainda destaca um capítulo inteiro sobre ervas, chás e infusões e como existem uma série de outras alternativas que as pessoas ainda não conhecem.
As 18 receitas que compõe o livro são apenas parte da reeducação alimentar e habitual proposta por Karen Couto. O grande segredo parece estar na página 152 onde a chef diz que estão as substituições dos grandes vilões das dietas. Ela ainda completa dizendo que dessa forma criamos um “corpo inteligente” que quando acostumado a uma nova rotina nem sentirá mais vontade de comer açúcar ou outros alimentos que prejudicam o nosso corpo.
Uma das grandes dificuldades apontadas por Karen é a questão do que podemos substituir no lugar desses vilões e uma das suas promessas é a desmistificação disso: “’ Não posso comer glúten, mas como o que?’ Eu boto até as quantidades para você saber tudo direitinho.” O lançamento de “Você pode ser mais feliz comendo – Um guia alimentar com práticas físicas, terapêuticas e espirituais” acontece no dia 16 de março de 2017 na Livraria da Travessa em Ipanema, no Rio de Janeiro.
Artigos relacionados