Dr. Roberto Oberg alerta que dores na lombar e queimação nas pernas podem ser sinais de hérnia de disco


O neurocirurgião de crânio e coluna vertebral esclarece que a hérnia de disco é uma lesão que ocorre frequentemente na região lombar, e é uma das doenças que mais provoca dores e alterações de sensibilidade para as pernas. “Ela é marcada pelo abaulamento devido ao rompimento do anel fibroso, que acaba permitindo que o núcleo se projete para fora, gerando uma protuberância que pode comprimir as estruturas adjacentes causando dor ao comprimir uma raiz nervosa”

Sabe aquela dor lombar que, posteriormente, irradia para as pernas associada à uma queimação, que segue até o pé e provoca alteração de sensibilidade? Ela pode ser causada por uma hérnia de disco. A boa notícia é que nem toda hérnia de disco é sinônimo de premência cirúrgica. No entanto, ainda que seja necessária, existem tratamentos minimamente invasivos para resolver o problema.

Mas o que é uma hérnia de disco?

Para entendermos melhor, o neurocirurgião de crânio e coluna vertebral Roberto Oberg, esclarece que a hérnia de disco é uma lesão que ocorre frequentemente na região lombar, e é uma das doenças que mais provoca dores e alterações de sensibilidade para as pernas. “Ela é marcada pelo abaulamento devido ao rompimento do anel fibroso, que acaba permitindo que o núcleo se projete para fora, gerando uma protuberância que pode comprimir as estruturas adjacentes causando dor ao comprimir uma raiz nervosa”, detalha.

O médico Roberto Oberg alerta que dor na lombar, queimação nas pernas pode ser uma hérnia de disco (Divulgação)

O médico Roberto Oberg alerta que dor na lombar, queimação nas pernas pode ser uma hérnia de disco (Divulgação)

O especialista elucida ainda, que a hérnia de disco é tratada com auxílio de medicação, fisioterapia e RPG, o que chamamos de conduta conservadora. Porém, em casos mais graves, quando há falha no tratamento conservador ou surgimento de déficits neurológicos, a cirurgia é indicada. “Hoje em dia, temos os recursos da cirurgia minimamente invasiva como infiltrações e bloqueios para controle da dor e a microcirurgia e a endoscopia. Particularmente a endoscopia, é uma cirurgia minimamente invasiva, na qual por um corte bem pequeno introduzimos um pequeno tubo com uma câmera de alta resolução em sua ponta para manipulação do disco. Normalmente, esse procedimento leva, em média uma hora e na maioria dos casos o paciente vai de alta para casa no mesmo dia. Mas é preciso lembrar que cada caso precisa ser estudado e a cirurgia muito bem indicada para um melhor desfecho e sucesso cirúrgico. Na dúvida procure um Neurocirurgião ou Especialista em coluna”.

O especialista esclarece informações sobre a hérnia de disco (Divulgação)

O especialista esclarece informações sobre a hérnia de disco (Divulgação)

*Dr. Roberto Oberg realizou Fellowship na Universidade de Dresden na Alemanha e, posteriormente, especialização na Universidade Federal de São Paulo. Atualmente atende em seu consultório, na Clínica São Vicente, na Gávea.