Como a dieta pode interferir no resultado da abdominoplastia
A abdominoplastia é a cirurgia que trata a flacidez abdominal – conhecida como “abdome em avental”, associada ao fechamento dessa musculatura, melhorando o contorno corporal, resolvendo a barriga e dando definição de cintura. A abdominoplastia trata a gordura que está abaixo da pele, já a gordura de dentro da barriga, dos órgãos abdominais chamada de gordura visceral não pode ser removida por cirurgia. O que reduz essa gordura é uma dieta balanceada, (deverá ser acompanhada por um médico especializado) e atividade física. Se um (a) paciente com muita gordura visceral fizer uma abdominoplastia ele (a) continuará com o contorno abaulado conhecido como ” estômago alto”. Essa gordura dá volume ao abdome e o resultado não fica harmonioso.
Da mesma forma, se um (a) paciente operar o abdome e continuar se alimentando mal, não fazendo atividade física, irá engordar não só na área operada como a gordura visceral também irá aumentar, comprometendo o resultado da cirurgia.
A lenda de quem opera o abdome nunca mais terá barriga, é falsa.
Um ponto importante é quanto peso o (a) paciente pode ganhar neste pós operatório. É preciso ter atenção e cuidado! Sendo assim, toda cirurgia não dispensa uma dieta adequada, hábitos de vida saudáveis e atividade física garantindo um resultado bonito e duradouro.
Alimentação no pós operatório
A dieta no pós operatório imediato deve ser rica em proteínas como carne, peixe, frango e ovos que ajudam a síntese de colágeno – proteína que o corpo tem que produzir para construir a cicatriz. Não adianta ingerir colágeno pronto pois esse não é absorvido desta forma. Os comprimidos de colágeno são digeridos como qualquer outra proteína e logo se tornam aminoácidos que irão ser o substrato para síntese de qualquer proteína, podendo ser como colágeno ou qualquer outra produzida pelo corpo. Tomar colágeno ou comer carne ou ovos, funcionam da mesma maneira. Frutas cítricas ricas em vitamina C são importantes na síntese de colágeno e no processo cicatricial. Beber muito líquido e comer folhas são importantes para ajudar no trânsito intestinal. A prisão de ventre é comum no pós operatório.
Se vocês tiverem alguma dúvida, escrevam, pois terei o maior prazer em responder!
Até a próxima!
Contato: dr. Alessandro Martins
Facebook: clique aqui
Instagram: @dr.alessandromartins
Artigos relacionados