Diversidade e democratização sintetizam o primeiro final de semana do Rock in Rio no Digital Stage, palco criado para influenciadores digitais


Para os youtubers, a abertura de portas do festival para a internet foi um caminho lógico já que a mídia online movimenta o mundo da música

O primeiro final de semana do Rock in Rio reservou fortes emoções para os influenciadores do Digital Stage. A live do show recebeu cerca de quarenta milhões de visualizações o que só provou que a novidade deste ano do festival foi super aprovado pelo público. Mas nenhum sentimento se comparou ao do youtuber Rodrigo Teaser, que possui um canal com mais de trinta mil inscritos. A multidão que veio conferir o show deu um toque especial à apresentação. Com músicas e performance em tributo ao rei do pop Michael Jackson, a galera fez o nome do rapaz ecoar na cidade do rock deixando ele muito emocionado. “Não posso nem me considerar um digital influencer se comparado a estas pessoas que estão reunidas aqui. Preparei um show agitado, sem pausa, com vários hits famosos do Michael Jackson. Revisitei toda a carreira dele nesta apresentação. A ideia do show é celebrar e enaltecer os feitos dele, como fã. Quero mostrar o quanto um artista é capaz de viver dentro de outra pessoa, através da inspiração”, informou o cantor minutos antes de subir no palco. A receptividade do público provou que é muito provável mesmo que as melodias do rei do pop tenham marcado o rapaz de uma forma simbólica e importante.

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Rodrigo Teaser faz show em tributo ao rei do pop (Foto: Divulgação)

As apresentações musicais não pararam por ai. Gabi Luthai possui apenas 22 anos, mas já carrega uma multidão de fãs na internet. Para se apresentar no evento, escolheu uma roupa toda trabalhada no brilho, com direito a lantejoulas e glitters, inspirada nos festivais americanos como Coachella, mostrando a luz que  buscava emanar no palco. “Quando criei o meu canal esperava estar nos palcos, como tenho feito nos últimos dois anos. Mas nunca imaginei subir no do Rock in Rio, parecia ser algo muito distante”, afirmou Gabi.

Gabi Luthai faz shows há 2 anos graças ao youtube (Foto: Ana Clara Xavier)

Por outro lado, pensar em internet é inevitável quando estamos falando do século XXI. Tudo gira em torno dela e consequentemente a música também. “A canção hoje é reproduzida e divulgada nas redes e mede-se a sua popularidade de acordo com a repercussão nas plataformas. Por isso considero natural que um festival de música abrace essa linguagem. Sem contar que é muito bacana ver galera que produz conteúdo focando nas melodias. Isto é positivo para todo mundo. É um passo que não tem volta”, profetiza Rodrigo.

Rodrigo faz shows pelo Brasil em homenagem ao ídolo (Foto: Ana Clara Xavier)

Ambos os cantores nasceram nas plataformas digitais, simbolizando como o meio é favorável à democratização do conteúdo e das oportunidades. Ao abrir um espaço para a internet, o evento trouxe uma possível sugestão do que espera para o futuro: diversidade. Não é à toa que o show de Ivete Sangalo exibiu as bandeiras a favor da igualdade de gênero e contra o racismo. “Este Rock in Rio trouxe a ideia da igualdade para as pessoas com a presença de Pabllo Vittar no palco mundo, uma arena de games e um lugar para a galera da internet. A empresa mostrou que tem conteúdo para todo mundo e todos os gostos. Os shows do Digital estão com a cara do YouTube, cheios de improvisos”, comemorou a youtuber Malena que possui mais de quatro milhões de seguidores. No canal, ela fala de games e outros assuntos ligados a tecnologia que trouxe para o festival em forma de humor através de um quiz com outros influenciadores. Do lado de Malena, a galera do Pipocando também confirmou a teoria de diversidade exposta pela blogueira. Diferentemente dela, o canal é formado por dois amigos chamados Rolandinho e Bruno Bock que falam tudo sobre o universo dos filmes. “Sempre tive a impressão que o evento fosse bem restrito, principalmente por ter rock no nome e saber que em edições passadas alguns artistas não foram bem recebidos pelo público. As pessoas do festival são muito exigentes e até agora, aparentemente, gostaram das atrações que trouxemos”, sugeriu Rolandinho.

Malena tem um canal de games (Foto: Ana Clara Xavier)

A diversidade na internet é enorme, tanto de conteúdo quanto de formato de informação. “O Rock in Rio abriu as portas para a pluralidade e democratização que as plataformas digitais proporcionam com artistas de comédia, música, apresentadores e entre outros. Muita gente talentosa que, talvez, no mercado tradicional não conseguissem se adaptar muito bem. Os influenciadores possuem um nicho e uma importância no meio, mas fora dele não é validado pela imprensa e o festival foi contra a maré e abriu espaço para eles. Muitas pessoas se questionavam se o cinema seria uma arte e, no final, ele é sim. Existe toda uma logística de como se comunicar com o público, como produzir e qual equipamento usar. É um trabalho enorme que demanda muito tempo, muitas vezes superior às oito horas diárias. Diria até mesmo que, para as mídias digitais brasileiras, este acontecimento foi histórico”, sugeriu Marcos Castro do canal Castro Brothers. No Digital, os irmãos escolheram o lado do humor na busca de provocar algumas risadas.

Marcos possui um canal voltado para o humor (Foto: Ana Clara Xavier)

Castros Brothers não eram os únicos irmãos que se apresentaram no dia, o Gustavo e Tulio criaram juntos um canal de dança chamado Brothers Rocha onde a especialidade dos dois é rebolar levando os seguidores à loucura. No evento, participaram de uma competição de melhor sarrada onde, obviamente, ganharam. Mas assim como Marcos, Gustavo também compartilha a opinião de que os influenciadores ainda sofrem preconceitos. “As pessoas ainda não aceitam o youtube como trabalho, sempre me perguntam se eu só faço vídeo. Não é tão simples ligar a câmera e começar a falar. Nós precisamos saber o que podemos dizer, porque é um canal meu, mas pode ter proporções maiores até do que uma televisão. Os blogueiros, ainda por cima, não possuem todos os aparatos tecnológicos que a TV tem. Temos que nos virar”, explicou o rapaz. Diferentemente de ambos, a cantora Gabi Luthai acredita que as empresas já começaram a abrir seus olhos para os influenciadores. “Acho que os meios de comunicação, de uma forma geral, já estão valorizando mais os youtubers. O Rock in Rio convidar a gente para participar é mais uma confirmação de que nós temos feito um trabalho bacana entretendo as pessoas. O meio veio para somar”, acreditou.

Dá para saber quem é quem? Os gêmeos Gustavo e Tulio fazem sucesso com seus passos sincronizados (Foto: Ana Clara Xavier)

A popularidade que o Digital Stage ganhou no primeiro final de semana foi enorme e pode mesmo ajudar aos youtubers a se livrarem de preconceitos e julgamentos.  Além da qualidade dos trabalhos apresentados, Rolandinho do Pipocando selecionou possíveis razões para a aceitação rápida da galera. “O Digital Stage ganhou um local um pouco reservado no Rock in Rio, misturando música e humor. Por estar longe dos palcos maiores, não somos abafados por outros sons, trazendo uma proposta um pouco diferente do que o comum. O palco possui uma diversidade de artistas e talentos o que agrega ainda mais para a apresentação. É uma arena eclética”, afirmou.

Pipocando fala sobre filmes e séries de TV (Foto: Ana Clara Xavier)