Daniel Rangel já é figurinha fácil nas novelas da Globo. O rapaz já fez pequenas participações em Eta Mundo Bom e Totalmente Demais e o primeiro papel de destaque foi em Novo Mundo, onde interpretou o príncipe João Miguel. Agora, em Malhação: Vidas Brasileiras, o ator terá o dever de emocionar o público atuando como protagonista do elenco mais jovem. Conseguir este personagem foi um motivo para grande comemoração, já que o rapaz tinha feito vários testes para a emissora. “A gente vai sempre tentando e uma hora dá certo. Quando o papel é para ser nosso acaba acontecendo. Estou muito feliz, porque fiquei muito encantado com o Alex”, afirmou.
Dessa vez, Malhação focará em várias histórias ao longo da trama, mas existem alguns personagens que fazem parte da narrativa de eixo longo e é neste lugar que o papel de Daniel se localiza. O ator interpreta o filho da protagonista Gabriela, vivida por Camila Morgado, uma professora que luta pela educação dos jovens no Brasil. O coração bom da mãe também se reflete no mais novo, sendo assim, Alex está sempre tentando ajudar a todos. Ao mesmo tempo, ele está imerso em um triângulo amoroso. “O Alex namora com a Pérola, vivida por Rayssa Batillieri, mas ela está passando por um momento difícil, que a fez mudar e descarregar todo o sofrimento no relacionamento deles. Neste momento, surge a Maria Alice, interpretada por Alice Milagres, e ele se vê apaixonado por ela, é como se fosse um respiro para o meu personagem. Isto o deixa angustiado e muito na dúvida”, contou. De acordo com o ator, ele é bem diferente do Alex e nunca se veria em uma situação como esta. “Sou muito intenso, quando amo não consigo ter espaço para olhar para outra pessoa”, garantiu.
Como filho da professora, o personagem acompanhará de perto a trajetória de alguns adolescentes que serão ajudados por esta profissional. A importância da educação para a formação do jovem, inclusive, será um dos pontos importantes da novela. “Fiquei muito emocionado assistindo ao clipe, porque é um assunto importante que precisa ser abordado. Temos tantos jovens atualmente que são maravilhosos, mas não tem uma oportunidade. Ter uma personagem que luta por estas pessoas para mim funciona como uma metáfora do que a sociedade tem que fazer. Temos que batalhar pela inclusão de todos, para que tenham acesso a cultura, esporte, lazer e educação”, afirmou. Esta não é a única questão contemporânea que será abordada pelo enredo da trama. O pai da namorada do Alex será preso pela Lava Jato, trazendo todo o contexto político atual. “O nosso país está com as questões políticas cada vez mais inflamadas e acho importante nós tocarmos neste assunto. Procuro sempre estar muito ligado no que está acontecendo para poder votar de forma consciente, sem me arrepender depois”, aconselhou.
Tratar de assuntos polêmicos é interessante e, ao mesmo tempo, preocupante. Isto porque Malhação lida com um público muito novo e influenciável, cujas opiniões ainda estão sendo formadas. Sendo assim, é preciso haver um cuidado extra na maneira como o produto está sendo comunicado. “São pessoas que terão este produto como referência, então é preciso ter muito cuidado com tudo o que falamos. Acho que é um trabalho que exige cuidado e dedicação como qualquer outro. Não tem essa de ser mais difícil ou mais fácil”, explicou. Para ajudar os jovens profissionais a lidarem com esta responsabilidade e a novidade de um primeiro trabalho de destaque nas telinhas, os atores tiveram um grande auxílio da equipe. “Tivemos uma preparação bem intensa de dois meses na Globo para fazer esta novela. A ideia era recuperar a leveza, o frescor e a jovialidade, que é algo recente para a gente. Eu estava na escola há quatro anos, não é tão difícil resgatar”, informou. O processo de preparação desta galera começou em agosto do ano passado.
Depois de tanto tempo treinando, a estreia da nova temporada de Malhação já está chegando, pois será no dia 7 de março. “Espero que seja um trabalho maravilhoso, o que na verdade já está sendo, pois já estamos juntos há algum tempo. Espero que todo mundo consiga sentir o mesmo que nós. Pessoalmente, quero que Malhação me abra portas para eu continuar fazendo os meus trabalhos, sempre com personalidades diversas”, afirmou Daniel. O ator garantiu que está preparado para a fama que deve chegar a partir deste personagem, mas confessou que não vai deixar o número de seguidores subir a cabeça. “Sucesso e fracasso são coisas relativas, então pretendo manter os pés no chão. É apenas mais um trabalho”, contou.
Daniel veio do teatro, é formado, desde 2015, como ator na Casa das Artes de Laranjeiras e já fez mais de doze peças. Nos cinemas, atuou no filme que ganhou o Festival do Rio, Fala Comigo, do Felipe Sholl. Apesar de sonhar desde pequeno em ser ator, o primeiro contato do jovem com os palcos foi bem tarde. Ele cresceu em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio, e na cidade não havia muitas oportunidades artísticas. Esta limitação territorial acabou impulsionando o rapaz a se mudar para a capital do estado quando completou 17 anos. “Meus pais ficaram loucos no começo, mas quando viram que era isso mesmo que eu queria passaram a apoiar. Eles são os meus maiores fãs. Assistiram mais de uma vez a todas as minhas peças”, comentou. Atualmente, os mais velhos se mudaram para Macaé devido ao trabalho da família. “Assim que cheguei ao Rio comecei a fazer a CAL. Fiz alguns espetáculos profissionais antes de me formar, desde então trabalhei muito no teatro. Cheguei a participar de um projeto de desenvolvimento artístico da Globo”, completou. A experiência de sair de casa tão novo deu a maturidade necessária para o mesmo emplacar no mundo artístico. Voa alto!
Artigos relacionados