*Por Felipe Rebouças
Ser famosa é o sonho da maioria das donas de casa brasileiras. E a forma da tocantinense Renata Neia, 37 anos, chegar ao estrelato não seguiu nenhum manual de celebridade. Moradora da cidade de Colinas, no interior do estado, a secretária de oficina e mãe da Pérola, de 3 anos, e da Maria Clara, de 11, casada com o camponês Oscar, 38, precisou apenas de senso de humor e um celular na mão para ser convidada a visitar os estúdios Globo e fazer sucesso no Instagram, seguido, atualmente, por muitos artistas.
Tudo começou em 2017, quando Renata publicou uma foto imitando uma posição de academia executada por Gracyanne Barbosa. A publicação ganhou repercussão e ela continuou fazendo as paródias. Até que o ator Hugo Bonemer começou a segui-la e indicou uma referência, a comediante australiana Celeste Baber. “Ele disse que eu era a cara da Celeste Baber e me mostrou seu trabalho. Assim que vi pensei: ‘quero ser essa mulher’”, comenta.
Formada em Letras, Renata diz que após a gravidez de Pérola, sua segunda filha, ela se viu acima do peso e sem autoestima. “Precisava de algo para me levantar”, afirma. O antídoto foi o humor. Com ideias criativas ela recriou páginas de revistas, vídeos e fotos publicadas por famosos nas redes sociais. “É intertextualidade pura. Eu tento fazer algo parecido, dentro do que eu tenho no meu dia a dia, para recriar as imagens”, conta.
“Até porque sou pouquíssimas pessoas que podem estar no lugar das famosas”, diz. No entanto, Renata, que se define como uma pessoa comum, e não se vê como artista, afirma que não basta somente fama, dinheiro e glamour. É preciso ter simpatia, carisma e bom humor. Curiosamente o que ela mostra ter de sobra. “Eu gosto muito do trabalho da Fátima Bernardes, da Giovanna Antonelli, da Fabiana Karla. São pessoas que tem fala fácil, são espontâneas, engraçadas e transmitem leveza”, diz.
https://www.youtube.com/watch?v=Zph2rphE8gE&t=46s
Depois de ser vista por milhares de pessoas nas redes sociais, Renata foi convidada a participar do Video Show, em março do ano passado, para conhecer a adorada Giovanna Antonelli. Meses depois ainda participou do programa da Fátima Bernardes, onde pode contar com detalhes sua história. “Ah! Foi um sonho. Podem me chamar de novo”, brinca.
Quanto à organização das tarefas domésticas com o maridão Oscar, Renata relata que ela faz as tarefas de dona de casa e ele pega no pesado, “tudo dentro de um acordo”. “Ruim é quando um larga para o outro fazer, monta em cima, deixa a outra pessoa na ralação e fica de pernas para o ar. Aqui a gente divide as tarefas”, diz.
Nos momentos de lazer ela gosta de assistir novela. “Sou noveleira assumida mesmo”. ‘Éramos Seis’ é sua predileta atualmente. “Eu adoro a Lola [personagem de Glória Pires] porque ela batalha, vai atrás de seus sonhos, não desiste. Quando ela perdeu o filho eu chorei junto”, confessa. Essa identificação com as personagens das novelas também é refletida em seu Instagram. As postagens, segundo Renata, são praticamente todas baseadas em mulheres porque ela tenta expressar como é ser mulher nos dias de hoje.
#TikTok #donadecasa #humor pic.twitter.com/MpQuxbeENt
— Renata Néia (@neia_renata) January 11, 2020
“A maioria das brasileiras faz tarefa doméstica, apesar de isso não aparecer nas capas de revista”, afirma Renata, que intencionalmente ou não acaba dando visibilidade a pessoas como ela, trabalhadora, mãe e dona de casa. Perguntada sobre a criação das filhas, ela diz que só quer que elas sigam o caminho do bem e façam bem às pessoas, “não importa o que escolham fazer da vida”.
Essa é Renata Neia, ora secretária, ora digital influencer. Tudo isso diretamente do interior do Brasil. Literalmente. Uma figura que há muito o que ensinar e contar. Da simplicidade e do bom humor ela conseguiu reverter um quadro de baixa autoestima e alegrou a todos, inclusive ela mesma. “Vou vivendo por aqui com calma, sem muita pressa. Mas se precisarem de mim em algum programa ou novela, sabem onde me achar”, ri.
Artigos relacionados