*Por Brunna Condini
Com a confirmação dos primeiros casos de transmissão coletiva do Covid-19, alguns estados anunciaram medidas para conter a proliferação do Coronavírus, orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e pelo Ministério da Saúde. Entre as ações, a suspensão das aulas, fechamento de cinemas e teatros, diminuição do atendimento e até fechamento de restaurantes. Além do cancelamento e adiamento dos grandes eventos. A recomendação é para que a população saia de casa o mínimo possível, e quem pode, que trabalhe de casa. Com isso, o isolamento já se tornou uma realidade para muitos.
Seguir as orientações e ficar em casa é fundamental para minimizar a contaminação. A orientação de afastamento social é uma tentativa de diminuir a circulação das pessoas e, consequentemente, diminuir o número de infectados. A ideia é que a população se una neste propósito, principalmente pelos mais vulneráveis como idosos, diabéticos, hipertensos, asmáticos, pessoas com problemas renais, entre outros, que estão no grupo chamado de maior risco. A atitude de afastar-se do convívio é um ato de amor por nós e pelo mundo, e também, de repensar formas de nos relacionar. E se tudo pode mudar do ponto onde observamos, por que não tentar ver esta situação como uma possibilidade de desaceleração, pausa (para quem pode), e reflexão? Além de uma brecha para consumir mais cultura e entretenimento. É um esforço para enxergar além da impaciência, da solidão e da ansiedade que este momento pode causar.
A convite do Site HT, vários famosos dividiram conosco o seu “diário” de atividades no isolamento, e deram dicas de entretenimento sem sair de casa. Convidamos também, o roteirista, diretor, produtor e professor audiovisual Gustavo Moraes para indicar filmes, em gostos variados e diferentes moods. É só aproveitar e colocar na lista.
Filmes para AMAR | Filmes para RIR | Filmes para CHORAR | Filmes para SURPREENDER | Filmes para ter ESPERANÇA |
“Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert, na Globoplay | “Preso em casa”, de Shashanka Ghosh e Samit Basu, na Netflix | “A Cor Púrpura”, de Steven Spielberg, na Globoplay | “Precious”, de Lee Daniels, na Prime Video | “El Pepe- uma vida suprema”, de Emir Kusturica, na Netflix |
“Colegas“, de Marcelo Galvão, na Netflix | “Um príncipe em NY”, de John Landis, na Netflix | “Lion- Uma jornada para casa”, de Garth Davis, na Netflix | “A Chegada”, de Dennis Villeneuve, na Netflix | ‘Antes de Partir”, de Rob Reiner, na Netflix |
Lembrando que muitas empresas de canais fechados de TV e de streaming, estão engajadas para proporcionar entretenimento liberaram serviços. Como, por exemplo, a Globoplay, que deixará disponíveis vários títulos por 30 dias, e os seis canais da Telecine, que têm programação voltada para filmes, e estarão liberados em todas as operadoras de TV por assinatura por tempo indeterminado. É só conferir!
O QUE OS ARTISTAS TÊM FEITO E VISTO NA “QUARENTENA”?
Fábio Porchat, ator, diretor e roteirista:
“E aí, minha gente? Todo mundo em casa, né? Não pode sair. Além de trabalhar de casa, porque escrevo, faço minhas reuniões, estou dando um jeito de arrumar a casa, estou separando livros para doar. Mas temos que ficar em casa, então vamos nessa!”
Dicas do Porchat: “Estou assistindo a série brasileira “1 Contra Todos“, na Globoplay. Já revi os filmes “Gladiador“, do Ridley Schott; “A Lista de Schindler“, de Steven Spielberg; “Garota Interrompida“, de James Mangold; “Rain Man“, Barry Levinson; “Operação França”, William Friedkin; “Bastardos Inglórios” , Quentin Tarantino; e “Banzé no Oeste“, de Mel Broks. Estou botando em dia os filmes antigos, assistindo de novo”.
Luís Lobianco, ator:
“Estou tentado não deixar de fazer exercícios em casa, não descuidar da alimentação, estou cozinhando. Também estou lendo, tendo ideias, tocando projetos que estavam parados, e tentando controlar a ansiedade. Esse é um desafio para muita gente, e eu sou bastante ansioso, então estou tentando me ocupar para não ficar com a cabeça vazia”
Dicas Lobianco: “Indico as séries “Shippados” e “Impuros“, na Globoplay. E também, “O Grande Gonzalez” na Netflix. De livros, seguem esses: “Escravidão” livro do Laurentino Gomes, e “Fernanda Montenegro: Prólogo, Ato, Epílogo” colaboração de Marta Goes”
“Estou em casa com meus filhos e marido, dispensei minha funcionária para que ela possa ficar com a família dela e não corra riscos ao se transportar. Estou aproveitando esse período para intensificar a relação com o público através do meu perfil e canal, o “Carolina Kasting Real”, no IGTV, interagindo mais, dando dicas, produzindo conteúdos em casa e passando as informações úteis adiante. Tomamos todas as precauções divulgadas pelo Ministério da Saúde, inclusive o isolamento social voluntário, mas mas me preocupa muito porque sei que a maioria das pessoas não pode cumprir, por perder seus empregos, ser trabalhador informal ou não ter condições básicas sanitárias em casa e em sua comunidade. A informação e a empatia são as armas que temos contra o covid-19″
Dicas da Carolina: “Indico a série de livros de bolso do Byung-Chul Han, da editora Vozes. E a série televisiva “When They See Us”, no Brasil “Olhos que Condenam”, disponível na Netflix”.
Jonathan Azevedo, ator: “Estou lendo bastante, estava me devendo, e fico focado nas informações. Estou pensando muito aqui na comunidade do Vidigal e em outras. Isso não pode, de forma alguma chegar nas comunidades, devido ao espaço que temos de uma casa para outra, é tudo muito próximo, dentro das casas muitos idosos, crianças. Estamos nesta corrente para que possamos conscientizar todos aqui também. Vamos na luz, no amor e na sabedoria”.
Dica do Jonathan: “Indico o livro “Defeito de Cor”, da Ana Maria Gonçalves”
Camila Rodrigues, atriz:
“Nesta quarentena estou sozinha em casa e aproveitando para colocar em dia os estudos da nova novela da Record “Gênesis“. A prevenção tem sido ficar sem contato com familiares, até porque tenho uma avó de 84 anos, e acabei de voltar de viagem. Dispensei a minha ajudante de casa. Estamos no caos, mas isso faz com que sejamos menos egoístas ou pelo menos deveria fazer. Fiz uma pequena compra no mercadinho perto de casa e priorizei alimentos como grão de bico e lentilha, com validade maior. Agora é esperar e torcer para que tudo volte ao normal o mais rápido possível”.
Dicas da Camila: “Estou assistindo algumas séries no momento como “Anne with an E” e “Elite“, na Netflix”.
Maria Bopp, atriz (e também “Blogueirnha do Fim do Mundo”, no Instagram):
“Isolamento ou distanciamento social é a arma mais eficaz pra reduzir a velocidade de propagação do vírus. Lembrando que quarentena não é férias! É hora de responsabilidade com o coletivo. Hora de ficar em casa”.
Valentina Bulc, atriz (a Bia de “Salve-se quem Puder”):
Flávio Renegado, cantor e compositor:
“Neste momento de reclusão coletiva, estou aproveitando para gerar uma série de conteúdos que vou disponibilizar nas minhas redes. Então o público que está em casa, vai poder acompanhar. Vão poder me conhecer um pouco mais e também os projetos que estão por vir. Também temos que aproveitar este momento para interagir como podemos com quem amamos, o que importa de verdade”.
Dica do Renegado: “Convido as pessoas a ouvir música e também conhecer o meu trabalho, em todas as minhas redes e plataformas”.
Nando Brandão, ator (O Lucas de “Amor de Mãe”):
“Como todos já sabem, as gravações da novela foram canceladas, uma atitude muito sábia da Rede globo para preservar a saúde de todos. Estou em casa vendo muita coisa na Netflix e na Globoplay. Estou até com dor nas costas, de tanto ficar deitado assistindo (risos). Também baixei um aplicativo de exercícios, para meu corpo não esquecer que preciso ir à academia. E tenho dormido bastante, o que adoro. Vamos ficar em casa, ter responsabilidade social e cuidar do próximo, porque daqui a pouco este caos passa”.
Dicas do Nando: “Indico muito o documentário sobre a Marielle Franco, que está na Globoplay. E também, “Impuros”, na mesma plataforma. Importante valorizar o que temos feito por aqui. Amo “Elite”, uma série espanhola. E vou começar a assistir “Toy boy”, tudo na Netflix”.
Paula Braun, atriz:
“Aqui estamos adaptando a rotina em casa. De manhã estudo de escola com a Flora, de 6 anos (sua filha com o ator Mateus Solano. Eles também têm Benjamin, de 2), a escola mandou exercícios diários. Eu tenho ensaio pelo Skype as 11h, três dias na semana. Todo mundo colabora com a casa, arrumação e limpeza. As crianças têm aprendido. A tarde trabalho no computador e curto o jardim com os pequenos (que é um privilégio ter um pouquinho de natureza em casa). A minha mãe por acaso estava no Rio, então estamos com cuidado redobrado porque ela tem 76 anos e é diabética. Como Mateus voltou de São Paulo na segunda, de avião, aglomeração de aeroporto, estamos sem contato físico e proximidade nos sete dias consecutivos para ver se ele está sem sintomas”
Dicas da Paula: “Estou lendo “Mulherzinhas” da Louisa May Alcott” e indico, pois já li, “Becos da Memória“, de Conceição Evaristo.”
Danton Mello, ator (estará na próxima novela das 21h “Um Lugar ao Sol”): “Estou aproveitando para descansar e recomendo o livro “Don Quixote“, Miguel de Cervantes Saveedra. E também a série “Anne with an E“, disponível na Netflix. Também estou ligado na Globo News”.
Giovanna Coimbra, atriz: “Recomendo “This is us“. De filmes “Coringa” e “Parasita“. Uma dica, é seguir um cronograma dos indicados e vencedores do último Oscar, se você, como eu, não conseguiu ver todos. Pensando no quanto as pessoas procrastinam no home office, queria indicar o livro “O poder da ação” , do Paulo Viera, eficiente demais para você focar nas tarefas, sem deixar para depois , e também “A quietude é a chave”, de Ryan Holiday, que ajuda a enxergar os bons frutos, os prós, desse período mais calmo em virtude do Coronavírus, por exemplo”.
Wagner Santisteban, ator: “Indico muito o filme “O Farol” com direção de Robert Eggers. Um filme que relata a história de um zelador e faroleiro local, e se passa no século XIX na remota ilha na Nova Inglaterra. Os dois personagens ficam isolados e isso causa tensão na convivência entre dois homens. A dica de série é “Euphoria“, da HBO. Sobre livros, indico “Sapiens” do Yuval Harari e “Mais Esperto Que O Diabo” de Napoleon Hill. Para ouvir, tem uma banda Russa, Molchat Doma, um rock diferente e que vai quebrar o clima dessa pandemia”.
Cirillo Luna, ator: “Estou desde segunda isolado em casa. Saí apenas para fazer uma compra no mercado. indico as séries “Sex Education“, da Netflix, “Chernobyl“, na HBO, “Segunda Chamada“, na Globoplay, e “This is Us”. E indico para ler o “Homens Imprudentemente Poéticos”, do Valter Hugo Mae.”
Gabriela Medvedovski,atriz: “Algumas séries e filmes que indico para quarenteners: “Sex Education“, “Explained“, “Cara gente Branca”, na Netflix; “Hebe“, “Modern family“, e “Malhação viva a diferença” (fica a dica, Gabriela foi uma das protagonistas), na Globoplay”.
Juliana Lohmann, atriz: “Comecei a ler “ Mulheres e Caça às Bruxas”, da Silvia Federici. Sobre filmes, recomendo assistir qualquer um do Yorgos Lanthimos (cineasta grego), é incrível.”
Artigos relacionados