Dar visibilidade a caras novas e fomentar a indústria têxtil não é o bastante. Vem ver os planos da Casa de Criadores, que vai começar em SP


A 37ª edição do evento vem com conceito e estrutura repaginados. Agora, o objetivo é preparar os estilistas para serem absorvidos na prática pelo mercado de moda no Brasil

*Com Lucas Rezende

Entre a já consagrada São Paulo Fashion Week, que HT acaba de dar bye, bye, e o regionalíssimo Dragão Fashion que vem aí em maio, em Fortaleza, o mundo da moda brasileira dá uma respirada desta quarta-feira (22) até sexta-feira (24) para oxigenar novos talentos da cena na Casa de Criadores, que este ano chega a sua 37ª edição, em São Paulo. No Ginásio Esportivo do Pacaembu, zona central da Terra da Garoa, a temporada quer ir além das premissas já defendidas ao longo dessas edições.

Dessa vez, o objetivo da Casa de Criadores não se limita a dar visibilidade a caras novas ou a fomentar a indústria têxtil. O evento quer assumir a verve de plataforma profissional do segmento. Plano não muito difícil para o diretor André Hidalgo, que nadou contra a maré para dar vez aos sangues novos, em um momento passado (mas nem tanto) em que grifes declinaram de semanas de moda, e foi preciso criar uma campanha de promoção da moda brasileira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Casa de Criadores, portanto, quer revelar talentos da moda, aprimorar seu potencial e deixá-los prontos para o mercado, que precisa absorver essas mentes pensantes para colocar a roda da moda para girar e, consequentemente, da economia. “Sempre buscamos mudar e surpreender, pois temos a liberdade de criar e ousar a cada edição. E, ao completar 18 anos, não poderia ser diferente. Renovar faz parte do DNA da Casa de Criadores”, disse André Hidalgo.

Apresentada pelo Grupo Lunelli, com patrocínio de Cravo&Canela, Hangar 33 e Lectra, esta edição tem sua programação também repaginada. Nove estilistas foram selecionados para continuar dando expediente nessa mudança. Entre as “new faces”, nomes como os de Fernando Cozendey, Karin Feller e Igor Dadona.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além deles, outras marcas e criadores foram convidados para lançar suas coleções utilizando diferentes plataformas, como vídeos e instalações artísticas. Durante todos os dias, a abertura de cada line-up ficará por conta da apresentação do projeto LAB, uma iniciativa reconhecida pelo foco em novos designers – dando tom àquela intenção de revelar quem ainda não despontou, como começamos falando lá em cima -, com performance de dois minutos antes de cada desfile. Uma espécie de “Se Vira nos 30” para aquecer os motores nas catwalks. E cada noite será encerrada por um happening, seguido de um vídeo, apresentados por diferentes estilistas.

Falando em diferente, vem coisa nova por aí. Durante o evento, vai ser lançado o portal Fashion Films, primeira plataforma online do Brasil especializada na divulgação dos mais variados curta-metragens de moda. Sob curadoria do estilista Dudu Bertholini – diretor criativo da marca Lunender -, o projeto tem como objetivo trazer visibilidade para produções como making of de campanhas e editoriais. Fora tudo isso, a Casa de Criadores deste ano tem como um dos momentos mais aguardados o retorno de Fabia Bercsek, no maior estilo o bom filho à casa torna, já que foi sob aquele teto que ela teve o rostinho e o talento mostrados ao país.

Longe das passarelas desde 2010, Fabia volta aos desfiles apresentando uma coleção exclusiva e lançando o High Lace Tennis Boot – novo modelo de sneaker assinado em parceria com a Cravo&Canela, marca da qual é diretora criativa desde o início do ano. A novidade faz HT lembrar do ano passado, quando a Cravo&Canela firmou uma parceria até então inédita com designers da Casa de Criadores para a produção de 15 modelos exclusivíssimos e ecléticos de calçados. Saiu só peça-desejo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E não para por aí: vai rolar também o ciclo de palestras Lições da Casa com uma série de apresentações gratuitas sobre diversos temas do universo fashion para estudantes e interessados no assunto, como nós. Criação, história da moda, economia e construção de marca são alguns dos tópicos a serem discutidos, no Memorial da América Latina, e apresentados por nomes de peso como André Lima e João Pimenta.

Por fim, entre a consagração de designers vanguardistas e a revelação de uma turma nova, a Casa de Criadores vem, nesse embalo pós-SPFW, ajudar a entender alguns questionamentos que a cena da moda tem tentado responder:  Como funciona na prática essa tal mudança da concepção da moda no cenário nacional? Nada melhor que começar lá na raiz, no chão fashion, para colher boas respostas. Até por que, a turma da Casa é o futuro das vitrines. Futuro tão promissor que HT relembrou desfiles passados de alguns membros dessa turma para permear esse texto com boas peças.

Confira o line up:

22/04 – 20H30

Projeto LAB – Diego Fávaro

Desfiles

Rober Dognani

Weider Silveiro

Igor Dadona

Happening – Martins Paulo

Vídeo – Jadson Raniere

23/04 – 20H30

Projeto LAB – Raphael Debei

Desfiles

Felipe Fanaia

Fernando Cozendey

Fabia Bercsek

Happening – Isaac Silva

Vídeo – Arnaldo Ventura

24/04 – 20H30

Projeto LAB – Också

Desfiles

Karin Feller

Martins

Ale Brito

Happening – Gralias

Vídeos – Danilo Costa e MayWho