Com o feriado de Corpus Christi caindo em plena quinta-feira e enforcando a sexta para muitos felizardos, é claro que as opções culturais da Cidade Maravilhosa também iriam se expandir com a folga. Com show dos Backstreet Boys já abrindo a próxima semana, exposição no recém-reinaugurado Odeon, espetáculo sobre a história do funk e a estreia da irreverente festa “Infame”, o que não falta são programas diferentes pela capital fluminense. Veja abaixo os destaques selecionados criteriosamente por HT:
Filmes:
“Romance Policial”: Estrelado por Daniel de Oliveira na pele de um funcionário público que sonha ser escritor e dirigido pelo chileno Jorge Duran, o drama policial traz ares de noir nacional em uma trama cheia ação e suspense. Aqui você vê como foi a pré-estreia do filme no Rio de Janeiro.
“Sangue Azul”: Como você já havia visto aqui, o filme foi um dos grandes premiados na última edição do Festival do Rio e traz mais uma ótima linha ao currículo de Daniel de Oliveira, que vive uma história pesada e dramaticamente carregada com a irmã. A direção de Lírio Ferreira é visceral, impactante e traz uma fotografia instigante que só serve para realçar ainda mais a beleza de Fernando de Noronha.
“A espiã que sabia de menos”: Melissa McCarthy, uma das melhores comediantes dos Estados Unidos, não merecia esse título horroroso na tradução para o português, mas ainda assim vamos arriscar e dizer que a produção dirigida por Paul Feig (que já assinou também o excelente “Missão Madrinha de Casamento”) é uma ótima saída para quem quer sair leve do cinema durante o feriado.
“Qualquer gato vira-lata 2”: Entrando na onda das continuações cômicas que têm lotado as salas de cinema do país, Cléo Pires volta a contracenar com Malvino Salvador e Dudu Azevedo, sob a direção de Roberto Santucci e Marcelo Antunez, que abusam da comédia de situação.
“Tomorrrowland”: Ficção científica de alto orçamento, produzida pelos estúdios Disney, cheia de ação, efeitos especiais e com George Clooney no papel principal. Precisamos dizer mais?
Shows:
Backstreet Boys, Citibank Hall: Com duas apresentações marcadas para o Rio de Janeiro, uma das boybands mais importantes da história desembarca no Citibank Hall nesta segunda-feira para o primeiro show da turnê “In A World Like This”, que mistura música do mais recente álbum homônimo e os hits de mais de 20 anos de estrada. E sim, a piada não pode passar despercebida: Backstreet’s back ao Rio. Alright? Preços e horários você encontra aqui.
Cícero, Circo Voador: O queridinho da galera jovem volta ao Rio neste sábado para lançar o terceiro disco de sua carreira, “A Praia”. Com o show de abertura por conta do pessoal do O Terno, essa promete ser mais uma noite histórica na lona mais famosa da Lapa. Veja mais sobre preços e horários aqui.
Mapei, Festival Village Jockey Club: O evento que começou durante a Copa do Mundo volta para sua segunda edição em 2015, com uma curadoria de festas queridinhas dos cariocas, como “Esbórnia” e “Hashtag”, além de algumas atrações internacionais como o rapper Jeremih (que já fez featuring com Nicki Minaj) e Mapei, dona do hit “Don’t Wait”. Anitta e ConeCrew Diretoria também estão na programação, que você confere completa aqui.
Detonautas Roque Clube, Circo Voador: Uma das bandas mais tradicionais do rock brasileiro se apresenta na final do Rio Banda Fest hoje à noite, iniciativa da Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura que visa premiar novos nomes da cena alternativa carioca. Aqui, você fica sabendo mais sobre o evento e lê uma entrevista exclusiva com Tico Santa Cruz.
Festas:
“Karogay”, Casa Nuvem: O coletivo/espaço mais undeground e incrível a surgir na noite cariocas nos últimos anos recebe um karaogay em plena sexta pós-feriado, a preços módicos de R$5 para quem for no dress code, que traz como sugestões ‘Britney e Justin’, ‘Brokeback Mountain’ e por aí vai. Uma observação: apesar de sensacional, o local é pequeno, então são grandes as chances de lotas. Saiba mais aqui.
“Infame”, Clube dos Democráticos: A festa já é uma força da natureza noturna carioca antes mesmo de acontecer. Realizada pelo time de produtores por trás da “Pool Me In”, “Catch”, “SOPA”, “BOHO” e “Chá da Alice”, essa será uma daquelas noites onde tudo é possível, no melhor estilo Berlim de 1930. Veja mais aqui.
“Bagaceira”, Espaço Rampa: Imagina uma festa com todos os hits que você ouvia durante a sua infância/pré-adolescência, numa playlist que vai de Daniela Mercury e É O Tchan a Backstreet Boys e Britney Spears. Bagaceira? Sim. Divertida? Demais! Os preços e horários você encontra aqui.
Teatro:
“Eu e Ela”, Teatro Vanucci: Cláudia Mauro continua em cartaz com sua comédia sobre uma das maiores fobias femininas (e masculinas): a barata. Aqui no HT, ela fala sobre o projeto e como a TV pode ser cruel em relação à idade da mulher.
: A adaptação do texto de William Shakespeare marca a estreia de Vinícius Coimbra na direção teatral. Estrelada por Pedro Paulo Rangel, a peça está em cartaz no Teatro dos Quatro.
“Funk Brasil – 40 anos de baile”, Teatro Ipanema: Baseada no livro do jornalista Silvio Essinger, a peça mistura música e dança enquanto conta a história de um dos ritmos mais característicos do Rio de Janeiro. Sob a direção de Joana Lebreiro, o espetáculo estreia hoje no Teatro Ipanema.
“Para os que estão em casa”, Teatro Poeira: A peça lança uma divertida e profunda crítica à mania atual de cultivar relações interpessoais por meio de tecnologias, deixando para escanteio o toque humano. Baseada no filme “Denise está chamando”, de Hal Salwen, a peça também marca a estreia de Leonardo Netto como dramaturgo e está em cartaz no Teatro Poeira.
Exposições:
“A arte em 2 segmentos”, Galeria Marly Faro: Ipanema recebe até o dia 17 uma mostra que comemora os 50 anos de carreira de Gilda Goulart. Com curadoria de Celina Azeredo, o evento traz 20 obras inéditas da artista e aqui você fica sabendo um pouco mais sobre a exposição.
“Brasil na Segunda Guerra Mundial”, Odeon: Marcando de fato a inauguração do Odeon como centro cultural, a exposição mostra o papel do Brasil durante a Segunda Grande Guerra com fotos impactantes, violentas e com um trabalho impecável de fotojornalismo.
“Expo Entes – Grafites”, Galeria Laura Marsiaj: Nomes respeitados do grafite nacional, como TOZ, PIA, BR e GAIS participam da coletiva que reúne sete artistas entre novos, consagrados e fotógrafos envolvidos com a arte de rua.
“Mostra Cinema Queer”, Caixa Cultural: Com fortes ares políticos, a mostra reúne 27 títulos que abordam a sexualidade e foram produzidos tanto no Brasil quanto em outros países. Entre os longa-metragens, destaque para “Tatuagem”, de Hilton Lacerda; “Seams”, de Karim Ainouz; “Garotos de Programa” (“My own private Idaho”), de Gus Van Sant.
Artigos relacionados