*Por João Ker
Você pode até não conhecer Carine Roitfeld de nome (o que é uma pena), mas se já passou em frente a uma banca de jornais nos últimos 20 anos, você com certeza já se deparou com o trabalho da stylist e editora de moda. Com sangue parisiense borbulhando nas veias, Carine esteve à frente da Vogue francesa durante uma década, saindo em 2011 e deixando o cargo para Emanuelle Alt. Foi ela a responsável por continuar o legado da publicação e desafiar os limites do que era considerado high-fashion, com toques de ousadia, sensualidade e irreverência que são sua marca registrada.
Hoje em dia, Carine é a diretora global de estilo da Harper’s Bazaar, assinando o styling e a concepção de editoriais que são distribuídos em todas as edições da revista ao longo do globo. Mas, seu trabalho mais autoral e toda sua genialidade criativa vem através do CR Fashion Book, publicação autoral na qual ela investe pesado em editoriais lúdicos e fora da caixinha. Por exemplo, foi a própria Carine Roitfeld quem teve a brilhante ideia de colocar Beyoncé em um editorial no qual ela posou em frente a uma prancha da Chanel (a mesma que Gisele Bundchen usou no comercial do Chanel Nº 5 posteriormente), fazendo alusão ao bordão criado com “Drunk In Love”.
Foi Carine quem também abriu as portas do mundo da “alta moda” para figuras como Kate Upton, que estrelou a capa da primeira edição do CR Fashion Book logo no início de sua ascensão, quando muitos a consideravam “material de site pornô” e “grande demais” para os padrões vigentes de modelos. Talvez a maior prova de que Carine é realmente uma visionária foi seu apoio incondicional a Kim Kardashian, colocando a garota na capa da terceira edição de sua revista, meses antes de Anna Wintour até cogitar tal ideia para a Vogue norte-americana (um feito que a francesa já havia realizado em 2006, quando convocou Paris Hilton para a capa da Vogue Paris).
Agora, Carine Roitfeld surpreende e deslumbra mais uma vez, com um editorial batizado “Fantasy Ads”, para a 6ª edição do CR Fashion Book. Nele, a diretora criativa e stylist faz o que quase todo mundo tem vontade quando vê as modelos de carão nas páginas das revistas: subverte todo o conceito da pose e põe modelos – plus sizess inclusive – para se divertirem e, finalmente, interagirem com a roupa que está sendo vendida. Abaixo, você vê o que ela fez com nomes como Prada, Louis Vouitton, Rick Owens, Gucci, Versace, Valentino, MAC e muito mais. Sob a ideia de que “é melhor ser uma pessoa interessante do que uma simplesmente bonita”, a editora transformou as mais importantes coleções de primavera/verão 2015, em um editorial de 72 páginas. Confira abaixo um preview disponibilizado no site:
Artigos relacionados