No primeiro fim de semana que o sol deu um pouquinho do ar da graça no Rio, depois de 26 dias de chuvas ininterruptas, o carioca brindou a volta à praia com aquela ajudinha de São Pedro. E o clima foi comemorado também com animação na altura da Avenida Henrique Dumont, em Ipanema, com a realização da segunda etapa do Circuito BRIZZA Beach Tennis, promovendo a sinergia de uma modalidade esportiva que ganha cada vez mais adeptos + moda, lazer, diversão e lifestyle.
A infra-estrutura que a BriZZa Arezzo montou na areia da Praia de Ipanema, assim como na primeira etapa, realizada em setembro, foi toda criada nas cores vibrantes e com energia pura da Primavera-Verão 22 – pink, azul, verde-lima com seu frescor, o amarelo solar e o laranja neon. Contou, além das quadras, com barracas rosas e cadeiras cercadas por megas raquetes como obras de arte, estações de beleza, com destaque para as tranças lindas que eram feitas na hora, e de customização dos modelos BriZZa, que todas amam, espaço para sessões de massagem desportiva e relaxante, piscina de bolinha em um cenário instagramável e barraquinhas com bebidinhas para hidratar, entre outros mimos.
Como pontuei aqui no site, o beach tennis foi criado em 1987 na província de Ravenna, na Itália, como um mix do tênis tradicional, vôlei de praia e o inglês badminton. Segundo a International Tennis Federation (ITF), a modalidade já é praticada por mais de 1,5 milhão de pessoas espalhadas em todos os continentes. O Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o criador da modalidade. A Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT) já conta com 200 mil jogadores. Para se ter uma ideia da popularidade do esporte no país, somente este ano, o número de atletas cadastrados na CBBT cresceu 50%.
A equipe da BriZZa Arezzo, que coordena projeto do circuito nacional de beach tennis promovido pela label, recebeu um feedback muito bom dos participantes das etapas no Rio de Janeiro. E o circuito segue para outras cidades brasileiras sendo palco tanto para jogos quanto para aulas de instrução básica para iniciantes, além de ativações conectadas ao lifestyle BriZZa.
A médica Esthela Oliveira, com pós-graduação em nutrologia e medicina integrativa, nos conta os benefícios do beach tennis para o nosso corpo: “Sendo um esporte de alto gasto energético, a prática do beach tennis durante uma hora possibilita a queima de em média 500 calorias, o que equivale à prática de uma corrida de 8km feita no mesmo espaço de tempo. Digo que ele é um dos esportes de maior gasto calórico. No corpo, ele propicia maior eficiência nas pernas, braços, abdômen e lombar, por isso recomendo um alongamento completo”. Ela acrescenta que sempre aconselha os praticantes do esporte “que tenham alguns hábitos e cuidados, como o consumo de líquidos e a ingestão e alimentos de fácil digestão, como frutas, para evitar a desidratação e desnutrição. A ingestão de proteínas também é bastante importante para evitar a perda de massa muscular”.
A médica acredita que o sucesso do beach tennis no Brasil e no mundo é devido a facilidade com que uma pessoa aprende a jogar e pela diversão que ele proporciona mesmo para quem nunca o praticou antes. “Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico.”, pontua Esthela.
De acordo com o os protocolos de combate a epidemia de Covid-19, todas as atletas tiveram que apresentar o Certificado Digital de Vacinação Covid-19 atualizado, mostrando que estão em dia com a vacina de acordo com o calendário da sua cidade.
No sábado, as jogadoras competiram na categoria B e, no domingo, nas C e D. As atletas Fabia Caldas e Marize Kastrup conquistaram o primeiro lugar na categoria B, seguidas pelos segundo e terceiros lugares, respectivamente, com Flavia Bahia + Daniela Martha e Tatiana da Hora e Teresa Filardo. Enquanto as campeãs do domingo na categoria C foram as duplas Bruna França e Brenda Walier, em primeiro lugar; com Ane Batista e Carolina Dias, no segundo lugar, e Ana Abi Fadel e Fernanda Pladerma em terceiro. Maria Fernanda Maciel e Michele Daudt, ganharam o primeiro lugar na categoria D, seguidas por Ana Lavor e Camila Aragão e Amanda Brazil e Sophia Reis. As vencedoras receberam troféus em acrílico em formato do modelo BriZZa Sport, medalhas, bolsas exclusivas para os equipamentos de beach tennis, além de sandálias BriZZa e cooler.
Artigos relacionados