O diretor argentino Juan José Campanella, ganhador do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 2010, apresentou no Festival do Rio sua nova produção, o desenho animado Um Time Show de Bola (Metegol), co-produção da Argentina e Espanha que narra as peripécias do jogador de futebol Amadeo. No filme, o personagem principal descobre que os bonequinhos do seu jogo de totó ganham vida e o ajudam em uma partida muito importante.
Portenho de nascimento, Campanella ficou conhecido por O Filho da Noiva, produção de 2001 estrelada pela grande-dama da cena argentina, Norma Aleandro e o colaborador habitual do cineasta, Ricardo Darín, um dos expoentes do cinema argentino atual e, por suas posições políticas, feroz opositor da presidente Cristina Kirchner. Darín também atuou na produção que rendeu o Oscar ao diretor, O Segredo dos seus Olhos, que ganhou do alemão A Fita Branca, um dos favoritos naquele ano.
Campanella também é conhecido do público da telinha, pois é figurinha fácil na direção de seriados de sucesso na televisão americana, como Law & Order, House e o incensado 30 Rock. Em rápido bate-bola com nosso site, afirmou que o clássico La Dolce Vita, do mestre Federico Fellini, é uma forte influência em sua vida e que espera, neste festival, poder ver a produção Quase Samba, de Ricardo Targino. E completou: “Me encanto com a diversidade do povo e das belezas naturais do Rio”. Para ele, a Cidade Maravilhosa é um palco perfeito para produções cinematográficas. Quem sabe ele não produz um longa por aqui?
O filme, exibido no Odeon, conquistou o público pelo ótimo acabamento final, provando que nem sempre boas animações com apelo de público precisam receber carimbo made in Hollywood.
Foto: Zeca Santos/Divulgação
*Por Alexandre Schnabl
Artigos relacionados