Camila Coutinho é referência no Brasil quando o assunto é moda na internet já que a morena foi uma das precursoras no meio dos influenciadores digitais. O que começou como um blog chamado Garotas Estúpidas agora é uma marca. O site é considerado o quarto mais influente do mundo pelo ranking Signature. Além disso foi a primeira de sua profissão a fazer parte do casting da agência The Society Management, divisão de Nova York que cuida da carreira de personalidades como Kendall Jenner e Willow Smith. A empreitada da vez é o lançamento de um exemplar, Estúpida, eu?, que conta detalhes de sua trajetória no ramo. “O livro é sobre carreira e negócio. Conta a minha história de quase 12 anos de Garotas Estúpidas. Não é um guia de estilo. Na verdade, estou contando coisas que vivi e a partir disto dando dicas de carreira como networking e empreendedorismo. É uma leitura muito leve e simples, mas gostosa. Tive a preocupação de ter um ensinamento para passar de útil”, contou.
A leitura pode ser feita por qualquer um e nem precisa ser fã. Na verdade, a ideia é poder inspirar todos os seus leitores a terem sucesso em sua carreira. “Hoje em dia, existe a necessidade da pessoa se adaptar e acreditar nos seus sonhos em qualquer idade. Vemos gente mudando de carreira com uma idade que não se pensaria. Por isto acho que estou conversando com todas as faixas etárias já que falo sobre acreditar nas suas ideias e se reinventar. Posso ajudar todo mundo”, informou.
Aliado ao lançamento do exemplar, ela seguiu as suas próprias dicas de reinvenção e vai mudar um pouco a cara de sua marca. “Vamos reformular o blog em termos estéticos e de conteúdo, trazendo uma pegada mais adulta. A parte de texto estará no site e o visual vai ficar no Instagram, já que a minha plataforma lá cresceu muito chegando a um milhão de seguidores. A ideia é ser mais maduro”, comentou.
Esta visão apurada sobre as necessidades de se renovar em sua profissão foram muito inspiradas na própria demanda existente na internet. No caso da blogueira, ela acompanhou o nascimento e crescimento de diversas redes e precisou se adequar a cada uma. “Sinto que as plataformas digitais estão se reinventando bastante. Quando surge uma rede social nova é importante entender qual o tipo de conteúdo pode ser desenvolvido para aquele formato. Não dá para replicar tudo em todos os locais. Além disso, acho importante a pessoa estar presente o máximo que puder na mídia, mas da sua maneira. A ideia não é fazer algo que dá número, mas criar materiais que tenham a ver com o seu posicionamento”, explicou. O depoimento serve de dica para quem está tentando investir na carreira pelo universo digital.
A influencer também é designer de moda. Por trabalhar desde sempre no ramo, a blogueira possui um olhar crítico e apurado para o universo digital, por isto ela afirmou que os brasileiros têm um grande potencial criativo para lidar e sair da crise. “A moda está em um momento muito importante no Brasil e no mundo. Sabemos o quanto é difícil fazer e produzir no nosso país, mas vejo que as marcas menores estão conseguindo ter um campo bem bacana. As empresas menores não estão se apoiando somente nas tendências. Para eles é mais importante apostar na história e no lifestyle, ou seja, a mensagem é mais importante do que seguir as passarelas. Isto faz com que as peças sejam atemporais e cria uma vontade nos consumidores”, analisou.
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