*Com Bell Magalhães
Caio Castro estreia como piloto da Porsche Cup amanhã, dia 29. Ele competirá no campeonato de Sprint, onde serão feitas 12 corridas de 25 minutos cada. Depois de sofrer dois adiamentos por causa da pandemia de coronavírus, a Porsche Cup inicia a temporada no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Surpreendentemente, o ator diz que está com a emoção bem controlada para a estreia: “Estou bem tranquilo porque é novo para mim. Acho que não posso ficar nervoso e me cobrar tanto justamente por ainda não ter tanta experiência. Na realidade, estou até surpreso, pois achei que estaria bem mais tenso. Tudo bem que hoje só foi treino. Quem sabe eu fique um pouco mais nervoso quando eu for dormir (risos)”.
Por ser um esporte perigoso e que envolve veículos em alta velocidade, o senso comum acredita que qualquer estreante deve ficar nervoso e agitado nas horas que precedem a corrida. Caio discorda: “Se não ficar concentrado, isso pode me atrapalhar. A calma e frieza são qualidades que devem estar presentes em qualquer piloto. Devemos estar tranquilos para tomar as decisões certas na hora, minuto, segundo e centésimo certos. Estou procurando manter a calma para ter um bom desempenho”, diz. Quando perguntado se a tranquilidade vinha da confiança no carro que iria dirigir, a resposta surpreendeu: “Para ser sincero, nem sabia de que jeito eu queria o carro (risos). Fizemos alguns ajustes e tentamos combinações, mas, na verdade, não tivemos um consenso. Vamos conversar sobre qual será a melhor forma e desempenho”.
O segredo da tranquilidade é preparação e terapia: “Estou fazendo o máximo para manter meu foco e, por isso, parece que eu estou bem tranquilo. Eu invisto meu tempo na preparação. Por mais que existam adversidades, acredito que tenho que estar o mais preparado possível para lidar com elas. Sobre lidar com emoções e o controle parcial das emoções, eu faço terapia. Ela me ajuda a entender a minha competitividade, algo que trabalhamos diversas vezes durante as minhas sessões”. Os planos de Caio para 2021 foram alterados diversas vezes devido à pandemia. Segundo ele, ‘as coisas saíram totalmente do controle. “O meu foco principal, que é a atuação, foi completamente prejudicada por conta das medidas de restrição necessárias na pandemia. Tivemos que encaixar o que dava. O plano seria me dedicar toda a PC e o campeonato de kart profissional. Estamos ‘rebolando’ porque cada vez é uma coisa diferente para que possamos nos adaptar”, disse.
Além da corrida, Caio está apostando em outros universos. Como um bom empreendedor, o ator investe em vários segmentos como artes, gastronomia, finanças e, a mais recente, que é a moda. O ator se tornou sócio da Key Design, portal de roupas e acessórios masculinos. Ao todo, o artista atua em um total de 12 empreendimentos. Infelizmente, sofreu com as restrições de segurança com a pandemia do coronavírus e fechou uma das lojas da hamburgueria Black Beef, no qual é sócio-proprietário. O motivo seria que o funcionamento parcial fez com que o balanço do caixa fosse inviável. Em 2019, os sócios haviam investido o total de 5 milhões de reais na expansão da empresa que hoje atua em 16 estados com mais de 20 lojas.
E a agenda continua lotada. No dia 24 do próximo mês, o ator fará um workshop para falar a respeito do seu novo curso de atuação baseado no Princípio de Pareto, conhecido por ‘regra 80/20’, no qual 80% dos efeitos surgem de 20% das causas. Na ocasião, Caio disse que seria um mentor e que ‘iria colocar em jogo o meu processo cabo a rabo’. “Minha aula é para quem quer ingressar ou já está na carreira artística. Existem métodos profissionalizantes e faculdades de teatro, mas não encontrei nada no sentido de objetivar o resultado”, disse.
Uma coisa é certa: Caio se divide em mil para poder encaixar todas as suas paixões. E tem mais uma novidade a caminho: foi confirmado pelo próprio empresário na coletiva realizada hoje que um dos próximos trabalhos que Caio está envolvido é em uma produção da plataforma de streaming Netflix, no qual trabalhará como ator. “O máximo que posso dizer é que existe um projeto e que vou entrar com a atuação”. O que será que vem por aí?
Artigos relacionados