Bruno Astuto sobre as redes sociais: “Postar e ser elegante é a maior dificuldade das pessoas hoje em dia”


O jornalista ainda contou ao HT o que achou dos looks do MetGala e a impressão que teve da última edição do SPFW. Vem saber!

Se tem conversa sobre os erros e acertos do MetGala, as impressões do SPFW e o comportamento das pessoas nas redes sociais, tem o comentarista do Mais Você (Rede Globo) no meio. Figura conhecida no mundo fashion, o jornalista Bruno Astuto conversou com o HT no Promenade Chandon, no Village Mall,  sobre os últimos momentos da moda no Brasil e no mundo. Um prato cheio para os fashionistas e criativos da internet, o red carpet do MetGala – evento filantrópico que rolou na semana passada – agitou as redes sociais. Com looks inspirados na era da tecnologia, opiniões e memes invadiram as plataformas onlines, o que para Bruno, é ótimo. “Usar a internet em situações assim é maravilhoso, porque cria um moadboard de inspiração e rejeição. É bom porque cada um pode colocar o que acha sobre cada roupa nos seus perfis”, argumentou o jornalista, que destacou o “sonho” de vestido usado por Claire Danes como o maior acerto da noite. Já quem pisou na bola, para o jornalista, foi a irmã de Beyoncé, Solange Knowles com seu look de “batata ruffles”. Realmente, aqui no HT a gente já tinha concordado que o figurino amarelo de Solange foi uma derrapada feia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Porém, como tudo na vida tem seus prós e contras, as redes sociais também são um perigo para a geração selfie. Em meio a tantos cliques, Bruno Astuto disse na palestra que fez no Promenade Chandon que é um desafio diário manter a etiqueta na internet. “Postar e ser elegante é a maior dificuldade das pessoas hoje em dia. É quase impossível conseguir isso, porque estão todos com muita pressa na hora de compartilhar e cuidar da foto. Isso influencia também nas legendas, já que poucas pessoas pensam numa mensagem para passar para as outras. A gente tem um instrumento poderoso e usamos às vezes só para nos enaltecer. Talvez seja o momento de querermos influenciar o mundo, ao invés de reclamarmos dele”, explicou. Mostrar o que fazemos da hora que acordamos à hora que vamos dormir tira o mistério que, para ele, precisamos manter na vida online. Segundo Bruno, o Snapchat foi o que ajudou a “bagunçar” essa situação. “Nem sempre a gente tem que evadir a nossa realidade assim. Na minha opinião, nós não podemos fazer das redes sociais um reality” afirmou.

Bruno Astuto na palestra do Promenade Chandon, no Village Mall (Foto: Divulgação)

Bruno Astuto na palestra do Promenade Chandon, no Village Mall (Foto: Divulgação)

Com várias edições de São Paulo Fashion Week na carreira, Bruno se disse surpreendido positivamente com os desfiles que assistiu. Em tempos de crise, em que havia um pensamento otimista sobre a edição, para ele, o resultado apresentado foi uma demonstração de força. “As marcas quiseram mostrar que estão de pé, criando e se reinventando apesar do mercado devastado e arrasado que vivemos. Os estilistas brasileiros estão muito acostumados a ser criativos apesar das dificuldades, já que são sempre os primeiros a sofrerem em todas as crises pelas quais já passamos”, disse Bruno Astuto. De acordo com o jornalista, o destaque do SPFW nº41 vai para Lenny Niemeyer, que ainda consegue se reinventar a cada coleção, apesar de estar no mercado de moda praia há tanto tempo. “Ela apresentou um trabalho artesanal primoroso com a técnica japonesa do shibari. Isso foi uma grande novidade nas passarelas”, afirmou.