Bruna Griphao estrela campanha internacional em defesa dos animais, fala de projetos como cantora, atriz e na escrita


“Tenho gostado cada vez mais de escrever, e estou criando um texto que pretendo que se torne uma peça de teatro. É sobre experiências canônicas nas vidas das mulheres, e experiências traumáticas, que não deveriam ser canônicas, coletivas, comuns, como o assédio, o abuso. Essa é também uma parte muito forte e íntima”, revela. Bruna é a primeira atriz brasileira embaixadora do movimento global organizado pela PETA, movimento internacional em defesa dos direitos dos animais. A campanha, que já teve a participação de Dulce Maria e Alba Flores, tem como foco a conscientização sobre os maus-tratos sofridos pelos golfinhos mantidos em cativeiro. Nesta entrevista, Bruna fala da sua relação com os animais desde sempre, e revela que chegou até a pensar em ser veterinária. E também avalia a carreira na música ainda em construção, reafirma seu lugar na dramaturgia e fala sobre projetos no audiovisual

*Por Brunna Condini

Apaixonada pelos animais desde sempre, Bruna Griphao é o mais novo nome a se juntar à ação global organizada pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), movimento internacional em defesa dos direitos dos animais. A campanha, que já teve a participação de Dulce Maria e Alba Flores, tem como foco a conscientização sobre os maus-tratos sofridos pelos golfinhos mantidos em cativeiro. “É um movimento muito importante. Na campanha falo como se fosse um golfinho mantido nessas situações. É preciso que as pessoas entendam que manter um animal em cativeiro em um parque não é diversão. É perverso e até perigoso para as pessoas que fazem esse tipo de passeio, já que os animais estressados podem ficar agressivos”, diz ela, que é a primeira atriz brasileira embaixadora da campanha, e através da ação se firma como porta-voz na luta contra os maus-tratos aos animais.

Sobre a sua relação com os bichos, Bruna confidencia: “Sempre fui ligada aos animais, inclusive, nunca contei, mas teve uma época na minha vida que cheguei a pensar em ser veterinária. Tive gatos, cachorros, e sofri muito com a perda de todos. Mas hoje tenho planos de adotar novamente, um cachorro e um gato. Inclusive devo adotar com uma ONG que acompanho, indico e apoio como posso, chamada Os Indefesos”. Nesta entrevista, Bruna fala ainda sobre projetos na música e como atriz, e do lado escritora que vem desenvolvendo.

Bruna Griphao é a primeira atriz brasileira embaixadora de campanha internacional em defesa dos direitos dos animais (Fotos: @samuelwsanches @danieldeoliveirafotografo)

Bruna Griphao é a primeira atriz brasileira embaixadora de campanha internacional em defesa dos direitos dos animais (Fotos: @samuelwsanches @danieldeoliveirafotografo)

Tenho gostado cada vez mais de escrever, e estou criando um texto que pretendo que se torne uma peça de teatro. É sobre experiências canônicas nas vidas das mulheres, e experiências traumáticas, que não deveriam ser canônicas, coletivas, comuns, como o assédio, o abuso. Essa é também uma parte muito forte e íntima. Mas a arte cura e bota um holofote nestas situações – Bruna Griphao

A atriz e cantora afirma que a palavra tem sido uma forma de expressão, de organizar ideias, pensamentos e experiências. “Olha, sou a ‘psicopata’ do bloco de notas (risos). Que horror usar essa palavra para falar disso, mas é bem louco mesmo. Anoto tudo, até as coisas que eu perdi…tenho listas de tudo na minha vida, até de quem já beijei, vou parar de falar isso aqui senão vão querer meu bloco de notas (risos). Mas sério, anotar me organiza,  pode ser algo no meu mapa astral em Virgem”, diz Bruna, que é do signo de Peixes.

"Tenho gostado cada vez mais de escrever e estou criando um texto que quero que vire uma peça" (Fotos: @samuelwsanches @danieldeoliveirafotografo)

“Tenho gostado cada vez mais de escrever e estou criando um texto que quero que vire uma peça” (Fotos: @samuelwsanches @danieldeoliveirafotografo)

A cantora

Mês passado, ela entrou em estúdio para a gravação de um EP com equipe do Tie, responsável pelos sucessos de Julliete, Claudia Leitte, Lucy Alves, Ludmila e Ivete Sangalo. Quando ainda estava confinada no BBB 23, Bruna deu início à carreira de cantora lançando a faixa ‘Bandida‘. “Neste EP tem seis músicas que contam um pouquinho de mim, já que participei de todo o processo de composição. É algo bem pessoal. Estou tentando me encontrar neste lugar, me descobrindo enquanto uma artista também musical. Mas a dramaturgia continua sendo o meu foco e o que mais sei fazer”, divide. “Com a música é uma relação de entender o que desejo fazer realmente, de me explorar. É muito mais neste lugar, do que o de pensar em grandes retornos. É sobre me experimentar como artista, com leveza, sem cobranças”.

"Quero me experimentar como cantora com leveza, sem cobranças" (Foto: @rafacusato)

“Quero me experimentar como cantora com leveza, sem cobranças” (Foto: @rafacusato)

A atriz

Bruna revela que deve voltar à TV em 2025. Novela? “Não, é série, estamos ainda negociando. Também estou em “Luccas e Gi em: dinossauros”, filme que fiz com o Luccas Neto, disponível na Netflix. E tem um longa que protagonizo para estrear, o ‘Por você’, do diretor e ator Arthur Vinciprova. Faço a Alice, uma menina sensível, que sobrevive a vários traumas. Na história, ela tenta deixar o que viveu no passado e busca ser feliz, se reconectando à sua essência”, diz, sobre a produção ainda está sem data de lançamento. “Como eu, ela é muito sensível e muito forte, tem essa pluralidade de sentimentos dentro de si”.

Bruna Griphao escreve peça sobre experiências canônicas nas vidas das mulheres (Foto: @rafacusato)