Boom de compras e reformas: famosos como Duda Beat, Deborah Secco, Preta Gil e Fábio Porchat investem em novas casas


Durante esse mais de um ano de pandemia, a casa além de se tornar o porto seguro, também é espaço múltiplo e condensador de muito afeto. Além disso, o mercado de aquisições de imóveis e obras está aquecido, permitindo que muitos realizassem sonhos adiados. A cantora Duda Beat embarcou em uma obra como forma de retribuição do amor por suas tias; Deborah Secco comprou casa em Orlando, Fábio Porchat está construindo no Jardim Botânico e Preta Gil vai trocar o apartamento em São Conrado pela casa dos sonhos no Itanhangá, que construirá ao longo do ano

*Por Brunna Condini

A pandemia tem nos feito transformar e reinventar diante da impermanência da vida que se impõe. Antes do coronavírus, a tendência nas cidades era a de construir apartamentos cada vez menores, com áreas de convivência compartilhadas. Mas a necessidade de distanciamento social mudou tudo: colocou as pessoas confinadas e virou nossa atenção para a casa, que virou o centro. A busca por conforto, a adoção do home office, a casa como espaço de múltiplas atividades, são tendências que ao que tudo indica, vieram para ficar por muito tempo.

Pensando nisso, muitas famosas aproveitam para realizar sonhos através de reformas, contando com o trabalho de um profissional habilitado, claro, para que os desejos em relação à moradia sonhada se concretizem. Como foi o caso da cantora Duda Beat que embarcou em uma obra como forma de retribuição do amor por suas tias, e contratou os serviços de Roy Costa, arquiteto e designer de interiores para reformar a casa delas, em Santa Teresa, bairro bucólico da Zona Sul do Rio de Janeiro. “Conheci o Roy através de uma grande amiga e me encantei pelo trabalho dele. Nesse meio tempo, a casa das minhas tias que me acolheram quando vim morar no Rio, estava precisando urgente de uma reforma. Não pensei duas vezes em chamá-lo para essa missão. A obra está praticamente pronta e ficou muito linda. Elas estão felizes e eu também, afinal essa obra tem um valor sentimental enorme para mim!”, conta a cantora pernambucana.

Duda Beats reformou casa para as tias que a acolheram no Rio: "Elas estão felizes e eu também, afinal essa obra tem um valor sentimental enorme para mim!” (Reprodução Instagram)

Duda Beats reformou casa para as tias que a acolheram no Rio: “Elas estão felizes e eu também, afinal essa obra tem um valor sentimental enorme para mim!” (Reprodução Instagram)

A casa é um pequeno mundo e pode ser o centro dos nossos afetos, nosso lugar de restauração. E o especialista evidenciou isso em relação ao projeto de Duda. “É uma casa em Santa Teresa, que já precisava de reformas e o projeto foi pensado totalmente para o conforto da família. É uma casa de vila, com história. Quando entrei naquela vila e vi cada fachadinha de uma cor, pensei que isso traduz muito o bairro, também moro em Santa Teresa, que para mim é colorida, é natureza, é memória, pensei que seria o projeto perfeito para traduzir o bairro. Reaproveitei material da casa, o que mantém a história nela. Isso emociona, botei muito amor lá dentro e toda a sintonia que tinha com as tias e a Duda. Elas acompanharam a obra de perto, se mudaram para casa ao lado. Acho que esse projeto realmente realizou o sonho delas de ver o lugar revitalizado”, revela Roy. “Costumo dizer que a minha função como arquiteto é adequar os sonhos à realidade espacial que ele conta, e também a de investimento no projeto. Me sinto quase que um mediador entre sonhos e realidade”.

"Estou realizando um grande sonho. Sempre quis ter uma casa aqui [em Orlando], e a gente comprou" (Reprodução)

“Estou realizando um grande sonho. Sempre quis ter uma casa aqui [em Orlando], e a gente comprou” (Reprodução)

Os desejos também podem ser de investimento e vale vivenciá-los nos intervalos, como Deborah Secco revelou recentemente. A atriz usou o stories do seu Instagram para dividir com os seguidores a alegria de comprar uma casa em Orlando, nos Estados Unidos, em parceria com a irmã, a advogada Barbara Secco. “Estou realizando um grande sonho. Sempre quis ter uma casa aqui [em Orlando], e a gente comprou. Ela ficou pronta durante a pandemia, e não conseguimos vir visitá-la. E, hoje, já estou eu na minha casinha nova de Orlando. Não estou nem acreditando. Estou tão apaixonada, é um quarto temático mais lindo que o outro”, vibrou Deborah, sobre a compra do imóvel que além de ser colocado para aluguel também é a possibilidade concreta de unir a família por lá. O ‘doce lar’ da atriz fora do Brasil foi comprado com a assistência de uma profissional em empreendimentos imobiliários. Deborah fez os trâmites diretamente do Brasil e também acompanhou o trabalho de uma designer de interiores à distância. Desde então, faz questão de exaltar a felicidade com a casa própria na terra do Mickey.

O arquiteto Roy Costa destaca ainda, que a demanda de projetos aumentou consideravelmente na pandemia. “No mercado, de forma geral, isso também aconteceu. As pessoas estão comprando mais por conta da queda dos preços dos imóveis. A pandemia pode ter acelerado a realização de projetos”, observa Roy. E acrescenta: “Com mais tempo, nos voltamos para nossa casa e passamos a percebê-la de outra forma. E além de perceber ajustes que precisam ser feitos, também começamos a valorizar mais viver bem dentro dela, a qualidade de vida, o conforto. E com isso vem a necessidade de reformar, mudar, isso tudo vem da necessidade de viver da melhor forma possível dentro da sua casa, que é o seu lugar no mundo. E é justamente isso: a casa deve ser o lugar para onde você quer voltar, tem que te abraçar. Isso você consegue desde as grandes transformações até com pequenos reparos”.
Preta Gil comprou uma casa em janeiro e segue fazendo reformas por lá, onde vai morar ao lado do marido Rodrigo Godoy (Reprodução Instagram)

Preta Gil comprou uma casa em janeiro e segue fazendo reformas por lá, onde vai morar ao lado do marido Rodrigo Godoy (Reprodução Instagram)

Outros famosos estão mesmo é no movimento de construir seus sonhos, como Preta Gil, que comprou uma nova casa no início do ano, no Rio de Janeiro, e segue em construção por lá. “Recebemos as chaves da nossa nova casa, uma promessa de minha mãe Oxum em nossas vidas!!! Estamos muitos felizes e gratos a Deus e os orixás! Agora vamos com tudo porque teremos muita, muita obra pela frente”, disse ao lado do marido, Rodrigo Godoy. Pelas imagens que a cantora divulgou é possível perceber que o imóvel é amplo e em meio à natureza, características que Preta já deixou claro que valoriza.
Porchat e Nataly Mega: Era mais fácil ter construído a casa do zero, meu pai do céu! Era uma casa não tinha teto, não tinha nada total" (Reprodução Instagram)

Porchat e Nataly Mega: Era mais fácil ter construído a casa do zero, meu pai do céu! Era uma casa não tinha teto, não tinha nada total” (Reprodução Instagram)

Outro que fez graça da sua nova vida ‘em obras’ para realizar o desejo da casa sonhada foi Fábio Porchat. Em vídeo recente nas redes sociais, o apresentador e humorista aparece ao lado da esposa, a produtora Nataly Mega, mostrando o estado da casa, ainda ‘sem tetos e paredes’, que foram postas abaixo no projeto. “Você acha que eles quebraram? A casa não tem teto. A casa não tem teto. Meu Deus, por que a gente fez isso? Como essa pilastrinha segura essa casa, gente? Meu Deus, eu nem sei se pode por lei subir agora naquela escada. É perigoso, será que pode subir? Que maravilhosa, tinha uma sala, um quarto. Estou com a sensação de que era melhor ter demolido tudo e ter construído outra”, desabafou, bem-humorado: “Que desespero! Que loucura! Meu amor, você se arrependeu? Olha o silêncio que é o Jardim Botânico…gostoso. Menina, caiu tudo. Estou achando que devia ter comprado um terreno. Estou pensando que a gente precisa comprar parede. Era mais fácil ter construído a casa do zero, meu pai do céu! Era uma casa não tinha teto, não tinha nada total”.
Porchat mora em uma apartamento em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro, e pretende se mudar tão logo a obra esteja concluída, para o Jardim Botânico, em uma casa espaçosa e pensada como ele e Nataly anseiam. No vídeo o apresentador também exibiu a vista do futuro quarto do casal e disse que ama a visão para uma árvore da espécie mangueira. “Estou me sentindo. Essa é a minha casa, esse é o andar dos quartos, da cozinha, que triste isso. Tem um vistona boa. Demoliram a casa inteira. Cara, a gente precisa de cimento”, riu ele, mostrando que mesmo o lar sendo um lugar de restauro do nosso equilíbrio, chegar no resultado desejado pode ser exaustivo. Mas certamente Porchat também percebeu o ‘chamado’ desses ‘tempos pandêmicos’, que nos dizem, entre tantas coisas, que precisamos urgentemente repensar nossa casa e aproveitá-la da melhor maneira possível, com sossego, afeto e conforto.