*Por João Ker
Beyoncé está se tornando mestre nas artes marciais de acordar seus fãs com surpresas inesquecíveis. Enquanto muita gente ainda tenta se recuperar do lançamento de seu último álbum homônimo e seus 17 videoclipes acompanhantes, ela volta menos de cinco meses depois com um novo vídeo/trailer em parceria com o maridão Jay-Z. Óbvio que, tratando-se dos nomes mais poderoso da música (como eles foram eleitos pela Billboard), nada é tão simples assim.
O vídeo em questão é praticamente um comercial requintado da mini-turnê norte-americana que Bey e Jay farão em parceria durante o verão do Hemisfério Norte. Assim como a turnê, o clipe é batizado de “On The Run” – em homenagem à parceria que os dois gravaram para o último álbum do rapper, “Part II (On The Run)” – e ainda traz um elenco que muitos filmes de Hollywood dariam a mão direita para conseguir: Blake Lively, Sean Penn, Jake Gyllenhall, Guillermo Díaz, Rashida Jones e mais alguns nomes de peso. De acordo com as informações presentes, o filme de verdade está marcado para estrear “nunca”, mas como Beyoncé é uma diva ardilosa, é bem provável que o mundo acorde em um belo dia e se depare com um longa-metragem disponível no iTunes. Vai saber.
Vídeo de “On The Run”
Entrando na temática da música, que fala sobre um amor bandido incondicional e que se nega a cair no clichê, os Bonnie & Clyde da nova geração – não por acaso, eles gravaram uma parceria com esse nome em 2003, daí o “Part II” – encenam um casal fora da lei que se une no mundo do crime e foge da polícia durante os quase quatro minutos de vídeo. Aparentemente, a história para um filme existe; resta saber se a diretora Melina Matsoukas (que é uma das mais cotadas atualmente e já dirigiu vídeo da própria Beyoncé, de Rihanna, de Christina Aguilera e do No Doubt, entre vários outros) realmente finalizou a produção.
Vídeo de “Bonnie & Clyde” estrelado pelo casal em 2003
A última colaboração musical que o casal havia lançado foi “Drunk In Love”, segundo single do álbum “Beyoncé” e dono de uma das performances mais memoráveis da última cerimônia do Grammy, com direito a Beyoncé molhada se esfregando na sua surfboart na cara do mundo inteiro. Outros sucessos gravados pelos dois incluem a inesquecível “Crazy In Love” de 2003 – eleita pela Rolling Stone como uma das 50o melhores músicas de todos os tempos -, “Déjà Vu”, “Ring The Alarm” e “Lift Off”, presente no álbum colaborativo entre Jay-Z e Kanye West, “Watch The Throne”.
“Drunk In Love” ao vivo no Grammy deste ano
Com os últimos avanços tecnológicos e a necessidade de uma divulgação em massa crescente a cada novo aplicativo ou rede social existente, parece que artistas têm voltado a investir pesado nas megaproduções audiovisuais. A tendência criada em 1983 por Michael Jackson com o lançamento de “Thriller” voltou com força total desde que, em 2009, Lady Gaga apareceu com toda a sua esquizofrenia nos sete minutos dirigidos por Jonas Akerlünd em “Paparazzi” – considerados longuíssimos para o ano em questão. Depois disso, a moda espalhou-se novamente entre o mundo pop, com a própria artista se reinventando a cada clipe – “Alejandro”, por Steven Klein e o mais recente “G.U.Y.” são apenas alguns exemplos – e outras estrelinhas como Britney Spears (“Criminal”) e Katy Perry (“Last Friday Night”) embarcando na onda. Talvez a mais ousada tenha sido Lana Del Rey, que lançou um EP no fim do ano passado e divulgou-o através de um curta-metragem de mesmo nome, “Tropico”, e com direito a estreia em cinema e tudo. Dirigido por Anthony Mandler (outro queridinho de Rihanna e outras trocentas popstars), o curta era uma compilação de três videoclipes (“Bel Air”, “Body Electric” e “Gods And Monsters”) estrelado por uma Lana também fugitiva da lei, stripper e promíscua como a sua persona de Lolita exige.
Lana Del Rey e seu paraíso “Tropico” de 27 minutos
Agora, Beyoncé liga os ventiladores no cabelo e põe as mão à obra para entrar na disputa por mais um troféu, dessa vez de audiovisual mais poderoso. Com o poder da gravadora Roc Nation e toda a influência do casal todo-poderoso, será difícil ela não conseguir mais esse título de rainha. A turnê já está prometendo ser uma das mais lucrativas do ano, isso sem falar que será algo inesquecível e um marco na história recente do universo pop. O timing para o vídeo também é perfeito: assim, finalmente a internet consegue parar de fazer especulações sobre a infame briga no elevador pós-MET Gala de Solange Knowles com Jay e voltar a focar na carreira dos dois. Ao público, resta aguardar para ver quais serão os próximos capítulos desse thriller policial intitulado “a vida do casal mais interessante do mundo da música”.
Artigos relacionados