As maiores estrelas do rap e do hip hop se reuniram na noite deste domingo (29) para o BET Awards, a maior premiação da black music em todo o mundo. Entre tributos e premiações, Nicki Minaj provou sua supremacia como Rainha do Rap mais uma vez, Rihanna atraiu todos os olhares mesmo sem passar pelo red carpet e o elenco de “Empire” reforçou a ideia de que a série veio para ficar.
É interessante observar o significado da premiação, uma vez que eventos maiores como o Grammy se recusam a distribuir muitos troféus para artistas negros – algo que anualmente é discutido e criticado pelos próprios músicos e pelo público. Logo, o BET merece seu reconhecimento tanto de quem está inserido na indústria quanto do público consumidor.
Na lista de vencedores da noite, poucas surpresas. Nicki Minaj, pela sexta vez em sua carreira (provando a teoria de Azealia Banks de quem nem adianta competir com a moça), levou para casa o prêmio de Melhor Rapper Feminina e, de quebra, o troféu patrocinado pela Coca-Cola de Escolha do Público, para o vídeo de “Only”. No palco da premiação, Nicki ainda se apresentou com o namorado Meek Mill e com Chris Brown, cantando a recém-lançada “All Eyes On You”.
Enquanto Nicki foi coroada Rainha, Kendrick Lamar desbancou gente como Drake e foi eleito o Melhor Rapper Masculino do ano. E no quesito atuação, por mais que a cerimônia fosse apresentada pelos atores da comédia “Black-ish”, os troféus foram mesmo para o elenco de “Empire”, com Taraji P. Henson ganhando como Melhor Atriz e Terrence Howard como Melhor Ator. “Selma”, como também era de se esperar, ainda levou como Melhor Filme e Melhor Colaboração com “Glory”, para John Legend e Common.
Beyoncé, por sua, surpreendeu mesmo sem comparecer e levou para casa o prêmio de Vídeo do Ano e Diretora de Vídeo do Ano, por “7/11”, aquele clipe que foi provavelmente gravado em um dia de tédio e deve ter levado meia-hora de produção no total (o que deixa tudo mais incrível ainda).
Um dos momentos mais incríveis da noite foi o tributo a Janet Jackson, que aceitou o Prêmio de “Ícone Absoluto, em Música, Vídeo e Dança”. Para honrar a cantora, que está preparando seu retorno à cena, Ciara, Jason DeRulo e Tinashe apresentaram “Rhythm Nation”, como você vê abaixo.
Confira abaixo a lista completa de vencedores:
Best New Artist: Sam Smith
Best Male Hip-Hop Artist: Kendrick Lamar
Best Female Hip-Hop Artist: Nicki Minaj
Best Actor: Terrence Howard
Best Actress: Taraji P. Henson
Centric Award: The Weeknd “Earned It”
Humanitarian Award: Tom Joyner
Ultimate Icon, Music Dance Visual Award: Janet Jackson
Fandemonium Award: Chris Brown
Best Female R&B/Pop Artist: Beyoncé
Best Male R&B/Pop Artist: Chris Brown
Best Group: Rae Sremmurd
Best Collaboration: Common & John Legend – Glory
Youngstars Award: Mo’Ne Davis
Best Movie: “Selma”
Best Gospel Artist: Lecrae
Video of the Year: Beyoncé “7/11″
Video Director of the Year: Beyoncé, Ed Burke & Todd Tourso
Sportswoman of the Year: Serena Williams
Sportsman of the Year: Stephen Currydouble
Coca-Cola Viewers’ Choice Award: Nicki Minaj “Only” (feat. Drake, Lil Wayne & Chris Brown)
Artigos relacionados