#Atitude50: Kika Gama Lobo dá as dicas do Festival Gastronômico de Búzios


É a 17ª edição, com mais de 80 restaurantes participantes – número recorde – acontecendo em 6 locais diferentes: no Centro, Ossos e Manguinhos com degustações na Rua das Pedras, Orla Bardot, Porto da Barra, Lagoa e Praça dos Ossos

* Por Kika Gama Lobo

Foram muitos verões. Teve o da lata. Em um deles dormi com um desconhecido. Assisti shows do Cazuza. Torci o pé na Rua das Pedras. Com a Alexa e com a Rô foram inúmeras laricas, DRs sobre namorados além de lindos entardeceres, congros e cações na brasa coroados com crepe de doce de leite na veia e muitas lembranças. Falo de recordações do balneário carioca Búzios, local que voltei no fim de semana passado como jurada do Festival Gastronômico pelo meu canal ATITUDE50.

Me senti em uma bolha. Tudo parecia no lugar. Tudo familiar. Tudo alegre. Tudo bem montado. Estranha percepção para quem mora no Rio de Janeiro e convive com tiroteios, arrastões e balas perdidas. Por aqui, só lamúrias. E como para chegar na Região dos Lagos não temos que passar pela Linha Vermelha, a alegria já começa pelo trajeto. A ponte é linda. A estrada é ok (salvo Itaboraí, Manilha, São Gonçalo) e quando saímos da pobreza aparente, tudo é verde, tudo é pasto, tudo é fauna, flora e relva. Tem bois, vacas, carneiros e cavalos soltos.

Chegando a Búzios, aquele clima Grécia/ St Tropez. Gente bonita, queimada, havaiana, prancha de surf, dreads e tatuagens. Corpos definidos, sorrisos Colgate e família inteiras a se divertir. O Festival dura dois finas de semana e neste tem mais. É a 17 edição, com mais de 80 restaurantes participantes – número recorde – acontecendo em 6 locais diferentes: no Centro, Ossos e Manguinhos com degustações na Rua das Pedras, Orla Bardot, Porto da Barra, Lagoa e Praça dos Ossos. A direção é de Gil Castelo Branco e a produção de Vera Bizinover que juntos esperam receber mais de 30 mil pessoas durante os dois weekends. Com os chefs presentes em seus quiosques ou barraquinhas, a interação com o público é real que ainda aproveita desfiles de moda, DJs, Village Família com cultivo de hortas e aula de yoga.

Búzios tem mil e uma pousadas – preços e estilos diversos, desde a mais bicho-grilo até a sofisticada Villa D’Este, Insólito, Casas Brancas e Vila da Santa. Se quiser só passar o dia, saia cedo do Rio, a viagem – sem trânsito – dura 2 horas e meia. Vale muito.

 

Agende-se. Abaixo o serviço:

Dias 13 e 14 de julho – sexta e sábado

De 19 as 24 hs

Dia 15 de julho – domingo

De 14 às 21 hs

O programa completo está no site: www.festbuzios.com.br