Em 2020, cinco meses depois de a pandemia se alastrar pelo no mundo, vimos a inovação, o arregaçar as mangas, a energia de Alexandre Birman, CEO do Grupo Arezzo&Co, ao lançar mão de ações disruptivas. E escrevi, aqui, que a criatividade – de Alexandre e de todo o time parte integrante do Grupo – ressignificou o modo de comunicar, vender, empreender, experimentar novas tecnologias do mundo digital. Verdadeiros antídotos que combateram qualquer possibilidade de interferência com o suprir os desejos das/dos consumidores de todas as marcas do grupo e daquelas que entraram para o portfólio. Sim, nesses dois anos, o portfólio do Grupo cresceu e muito, transformando-o no maior grupo de moda com Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Vans, TROC, My Shoes, além do marketplace ZZ Mall e do braço de lifestyle, a AR&Co (Reserva, Baw Clothing e Carol Bassi).
“Quanto mais sucesso, mais trabalho”, costuma pontuar Birman. E registrei uma frase dita por ele durante uma live, realizada nesse período, direto da fábrica em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, – que permeia o ladrilhar de sua vida profissional e pessoal -, quando abordou a paixão pelos calçados (legado de uma vida acompanhando o pai, Anderson Birman) e o triatlo: “Treinos são terapias e as pancadas do trabalho geram resiliência na vida de atleta. A conexão de esporte com negócios é total e as melhores ideias surgem durante os treinos”. E valeu, muito, Alexandre! A Arezzo&Co recebeu três importantes premiações, simultaneamente, pela revista Exame e jornais Valor Econômico e Estadão. A companhia está entre as Melhores de ESG pela Exame; uma das 10 empresas com melhor desempenho em 2021 pelo Ranking Broadcast Estadão e recebeu, ainda, o reconhecimento, Executivo de Valor de 2022 na categoria Moda, ao CEO da Arezzo&Co, Alexandre Birman.
Vamos aos prêmios recebidos: A Arezzo&Co, No Melhores do ESG da Exame, foi premiada na categoria Moda e Vestuário. O reconhecimento funciona como um guia que avalia as principais práticas sociais, ambientais e de governança de empresas em 17 diferentes setores da economia. O processo de avaliação é feito por meio de uma metodologia desenvolvida pelo Ibmec.
A empresa se destacou pela neutralização das emissões dos Escopos I e II de todo o grupo e também pela meta de ter 100% das embalagens produzidas com materiais reciclados e/ou biodegradáveis até 2024. A companhia também tem 77% da cadeia certificada e se comprometeu a ter 100% da sua cadeia de fornecedores rastreada e certificada em aspectos socioambientais até 2024. A Arezzo&Co conta, ainda, com um Comitê de sustentabilidade com membros independentes do conselho, além de ter implementado uma política de remuneração variável de executivos C-level atrelada à metas de sustentabilidade (emissões, rastreabilidade, diversidade e certificação socioambiental da cadeia).
Só para lembrar: Alexandre Birman trabalha para que a fábrica em Campo Bom, no Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, seja referência mundial em economia circular e desperdício zero. Além disso, colabora com toda a região com projetos que estimulem a sustentabilidade. A Arezzo foi uma das primeiras empresas a cooperar e estimular indústrias à adoção do certificado Origem Sustentável. Com a reformulação do Programa de Origem Sustentável, o Brasil tem o primeiro setor coureiro-calçadista mundial inteiramente certificado – de ponta a ponta – alinhando-se às iniciativas internacionais e oferecendo oportunidades de inserção em novos mercados e maior competitividade. O reposicionamento do programa, além de otimizar os níveis de certificação e revisar os indicadores, busca maior assertividade. É a garantia de alinhamento da indústria de componentes e de calçados brasileira com padrões de sustentabilidade do mercado internacional.
Já no Prêmio Broadcast Empresas do Estadão, a Arezzo&Co esteve entre as 10 empresas de capital aberto que tiveram o melhor desempenho em 2021. O período foi marcado pelo primeiro ciclo da AR&Co, braço de lifestyle e vestuário comandado por Rony Meisler, integrado ao grupo. No ano, a empresa registrou receita bruta de R$ 3,6 bilhões, crescimento de 80,4% em relação a 2020. Os resultados marcaram a consolidação da estratégia da companhia como uma das maiores “House of Brands” do Brasil.
No Valor Econômico, Alexandre Birman foi um dos CEOs homenageados no Executivos de Valor, que reconhece as melhores lideranças do país em 24 categorias. As indicações para a escolha dos premiados foram feitas por dirigentes das principais empresas de seleção de executivos filiadas à Association of Executive Search Consultants (AESC).
“Com certeza esse é o resultado de um trabalho espetacular feito por um time engajado e que tem paixão por fazer acontecer. Nossa cultura empresarial é o alicerce de nosso crescimento. Esse ano a Arezzo completa 50 anos na sua melhor forma e estamos só começando”, comenta Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co.
NOITE DE HOMENAGENS E EMOÇÃO
Ontem, quinta-feira, ao receber o prêmio Executivo de Valor de 2022 na categoria Moda, Alexandre frisou: “É uma honra ter sido reconhecido, pela terceira vez consecutiva, como Executivo de Valor 2022 da Indústria da Moda do Brasil, pelo jornal Valor Econômico. Quero dizer que todo esse reconhecimento é de todo o time da Arezzo&Co, muito obrigado por fazer acontecer com muito amor e garra. Meu querido e amado pai, Anderson Birman, muito obrigado pelos princípios que você nos deu e que são a matéria-prima do nosso sucesso. E fez também um bonito agradecimento “à amada esposa”, Gabriela Birman, ao “amigo e sócio Rony Meisler” e a todos os amigos e organizadores do prêmio.
Você, leitor, que acompanha Alexandre Birman nas redes sociais deve sempre ver a hashtag #rumoa2154. E o próprio Alexandre conta a história: “Você imagina quantas crises, quantas dificuldades meu pai enfrentou? E, na época do Plano Collor, estava numa situação muito complicada, mas quis trazer uma mensagem de longevidade, mostrando que a Arezzo conseguiria vencer aquela crise. Ele nasceu em 1954, então, à época fez um trocadilho: ‘vai ser um pouco difícil de eu estar vivo aqui em 2154, mas a Arezzo tem que estar. Então, vamos todos juntos caminhar para 2154’. E, nesse momento, essa frase, o aprendizado que eu tive com meu pai é mais do que importante, porque estamos aqui investindo para oferecer para nossas consumidoras uma experiência única”.
Então, #borapracima #rumoa 2154 e #foguetenãodáré
A CHANCELA AREZZO&COA Arezzo&Co é líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. O grupo reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Vans e My Shoes, além do marketplace ZZ Mall, da plataforma de economia circular Troc e do braço de lifestyle a AR&Co, que contempla as marcas da Reserva, Baw Clothing e Carol Bassi.
As marcas da Arezzo&Co são associadas a um estilo de vida diferenciado e desejado. Contando com amplas linhas de produtos, conseguem alcançar públicos-alvo específicos além de atender a diferentes ocasiões de uso.
Ao longo dos anos, a companhia conquistou dezenas de prêmios nas áreas de produção, tecnologia, inovação, gestão, comercialização e web commerce. Foi considerada em diversos anos consecutivos a melhor franquia de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. Ocupou a primeira posição em vários rankings, entre eles o do setor de calçados, têxteis e artefatos de couro da Melhores e Maiores da revista Exame.
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