Aos 62 anos, morre o baterista Tommy Ramone, último dos integrantes da banda Ramones


Um dos primeiros integrantes originais do grupo, Tommy estava passando por um tratamento de câncer no ducto biliar e faleceu durante as primeiras horas desta sexta-feira (11/07)

*Por João Ker

Hoje o dia amanheceu mais cinza e com um motivo a mais para os fãs de punk rock usarem preto. Foi anunciado o falecimento do último integrante vivo e original do Ramones, o produtor e ex-baterista Tommy Ramone (Thomas Erdelyi), que, ao lado de Joey, Johnny e Dee Dee, foi um dos responsáveis pelo lançamento da banda ainda em 1974. Tommy tinha 62 anos e, de acordo com o site da revista Variety, estava passando por um tratamento de câncer no ducto biliar. O motivo da morte ainda não foi oficialmente divulgado.

No perfil oficial  da banda no Facebook, uma homenagem com a foto de Tommy e um quote sobre a importância do Ramones está em destaque desde o anúncio: “Não era apenas música com The Ramones: era uma ideia. Era trazer de volta toda uma sensação que estava faltando no rock – era todo um esforço para dizer algo novo e diferente. Originalmente era apenas um tipo de coisa artística; finalmente, eu senti que se tornou algo bom o suficiente para todo mundo”.

10552472_10152458044665379_6179466130323498193_n

 

 

Apesar de nos últimos anos a banda Ramones ter invadido o guarda-roupa de pessoas que mal sabem o nome de uma música do grupo ou de seus integrantes, a sua importância tanto para o movimento punk rock quanto para a música é inegável. O legado dos rapazes começou na cena novaiorquina e sobrevive até os dias de hoje, influenciando e referenciando bandas e artistas de diferentes estilos.

O baterista permaneceu com os Ramones até 1978, após o lançamento do disco “It’s Alive”. Ao sair da formação por não gostar das longas turnês, Tommy foi substituído por Marc Bell, que mudou seu nome para Marky Ramone e permaneceu com a banda até 1983 quando foi internado em uma clínica de reabilitação antes do álbum Subterranean Jungle. 


Disco “Road To Ruin”