Alexandre Birman, CEO e CCO da Arezzo&Co, é escolhido “Person of the Year” pela Brazilian-American Chamber of Commerce


À frente da maior house of brands de moda do país, Alexandre Birman, primeiro nome do segmento de calçados, vai se juntar à seleta lista de líderes fundamentais para a relação Brasil-Estados Unidos. A companhia é o maior case de sucesso da indústria calçadista brasileira e da América do Sul e mostra a sua potência e DNA no mercado norte-americano. “Um reconhecimento de uma vida dedicada ao nosso negócio, ancorada em pilares e princípios muito fortes criados pelo meu pai, Anderson Birman, o qual junto com minha mãe, Maria Lúcia, foram sempre grandes exemplos e que se mantém firmes na nossa cultura”, frisa Birman. Vem saber todas as iniciativas de internacionalização e todas as conquistas em 2023. E mais: o que falou muito ao coração de Alexandre Birman

Alexandre Birman foi escolhido "Person of the Year" pela Brazilian-American Chamber of Commerce

Foi logo depois de fazer sua corrida de bike bem ao raiar do dia e tomar um banho de cachoeira para se renergizar que Alexandre Birman, CEO/CCO da Arezzo&Co, a maior house of brands de moda do país, recebeu o comunicado – também publicado no  Financial Times – que foi escolhido “Person of the Year” (Personalidade do Ano) eleita pela Brazilian-American Chamber of Commerce. Alexandre Birman vai se juntar à seleta lista de líderes fundamentais para a relação Brasil-Estados Unidos. O prêmio é realizado anualmente pela organização, que desempenha um papel importante na facilitação do comércio e nos investimentos bilaterais entre os dois países.

Um reconhecimento de uma vida dedicada ao nosso negócio, ancorada em pilares e princípios muito fortes criados pelo meu pai, Anderson Birman, o qual junto com minha mãe, Maria Lúcia, foram sempre grandes exemplos e que se mantém firmes na nossa cultura. Não poderia deixar de agradecer, não só à Brazilian-American Chamber of Commerce, como também a todos 9 mil colaboradores diretos da Arezzo&Co, bem como a essa rede de relacionamento que pulsa, vibra tanta energia que vai muito além de parceiros comerciais (nossos fornecedores, franqueados, conselheiros, investidores, consumidores e tantos outros parceiros que fazem a Arezzo&Co ser o que ela é, todos os dias. Essa é a confirmação de que estamos seguindo no caminho certo – Alexandre Birman

Alexandre Birman foi escolhido "Person of the Year" pela Brazilian-American Chamber of Commerce

Alexandre Birman: “Person of the Year” pela Brazilian-American Chamber of Commerce (Foto: Divulgação)

A cerimônia para celebrar a “Personalidade do Ano” será no dia 15 de maio de 2024, em Nova York. A Brazilian-American Chamber of Commerce deve reunir cerca de 1 mil líderes da comunidade internacional de negócios para homenagear os premiados.

Alexandre sempre costura passado, presente e futuro, e pontua que os laços de uma família, cujo vínculo ladrilha uma caminhada do empreender em um país, mesmo com todos os desafios, renovam a esperança de que sonhos são possíveis de se tornar realidade quando se tem fé e zero medo de arregaçar as mangas e mergulhar com paixão no que escolhemos como meta de vida. Temos acompanhado o cenário desenhado pelo Grupo Arezzo&Co de promover estratégias inovadoras e disruptivas com o mainstream agregando novos modelos de gestão de negócios e proporcionando ao consumidor-protagonista mais e mais experiências completas para a jornada.

Eu já contei aqui a história sobre 2154, mas vou relembrar com as palavras do próprio Alexandre: “Você imagina quantas crises, quantas dificuldades meu pai enfrentou? E, na época do Plano Collor, estava numa situação muito complicada, mas quis trazer uma mensagem de longevidade, mostrando que a Arezzo conseguiria vencer aquela crise. Ele nasceu em 1954, então, à época fez um trocadilho: ‘vai ser um pouco difícil de eu estar vivo aqui em 2154, mas a Arezzo tem que estar. Então, vamos todos juntos caminhar para 2154’. E, nesse momento, essa frase, o aprendizado que eu tive com meu pai é mais do que importante, porque estamos aqui investindo para oferecer para nossas consumidoras uma experiência única”. #RUMOA2154

A liderança excepcional e olhar inovador do executivo foram responsáveis pelo crescimento da companhia, que se consolidou como a maior house of brands de moda do Brasil. Além disso, Birman, que tem uma trajetória como designer de sapatos femininos, também é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos principais nomes do setor de moda de luxo.

AREZZO&CO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE MARCAS

No mercado americano, a label Alexandre Birman é sinônimo de luxo e perfeição na criação e fabricação. A Schutz, também criada por Alexandre Birman, é marca full look do Grupo Arezzo&Co, e celebra intensamente a repercussão do mega projeto de internacionalização ano a ano há mais de uma década. Em plena Semana de Moda de Nova York, a flagship store da Schutz, no SoHo, ferveu com uma festa para comemorar a campanha Fall 23. Entre os destaques dos acessórios, as botas over the knee e ankle boots perfeitas para a Schutz woman. E a cereja do bolo em 2023 foi a celebração de que a bota “Ashlee” jeans over the knee, se tornou acessório-desejo da Schutz nos Estados Unidos e foi vista pelo mundo inteiro desde que a diva Beyoncé passou com sua “Renaissance World Tour” por Londres e Estados Unidos.

Antes mesmo de chegar às lojas dos Estados Unidos, no segundo semestre de 2023, Alexandre, com um sneaker da Schutz nas mãos, direto da fábrica em Campo Bom (RS) pontuava: “Por trás desse sneaker tem um storytelling que vai fazer ele ter um valor ainda maior. Aqui, vocês têm algumas das amostras, e vão sentir a maciez. E saibam que já temos alto índice das vendas feitas nos Estados Unidos. E este sneaker está tão incrível, que, mesmo sendo uma categoria com muita concorrência no mercado americano, existe confiança e faremos diferença”.

O handmade, o artesanal, é um fenômeno de convergência e ganhou o mercado americano. A Schutz está sempre em sinergia com esta constatação do artesanal brasileiro sinônimo de um movimento progressivo do ambiente local para o internacional. “Nós vendemos os nosso produtos pelas cores, criatividade, nossos traços livres, nossa leveza. Conclusão: representam cada vez mais nosso jeito de ser em um mundo que nos parecia inatingível. Nossa pluralidade de tipologias de artesanato de linha é enorme”.

Alexandre Birman é sempre grato: “Viver o sonho americano, empreender em um dos países mais concorridos do mundo… Com muito orgulho e enorme gratidão a todas as pessoas que fazem parte dessa bela história para comemorar, em grande estilo, os 11 anos de nossa jornada na Big Apple”. No início do segundo semestre, Alexandre cortava a fita que marcou a inauguração oficial da loja no SoHo. As marcas da Arezzo&Co são associadas a um estilo de vida diferenciado e desejado. Contando com amplas linhas de produtos, conseguem alcançar públicos-alvo específicos além de atender a diferentes ocasiões de uso”.

E 2023 festejou ainda a Arezzo USA. A internacionalização da marca e sua chancela inovadora chegou em 35 estados e pop-up na Macy’s, em NY.

A realização de um sonho. Com 51 anos de história, um êxito a Arezzo USA na Macy’s. Eu não poderia estar mais orgulhoso das minhas origens: a marca verdadeiramente brasileira criada pelo meu pai, Anderson Birman, agora levando nosso estilo pioneiro, inovador e vanguardista para o exterior. Um novo capítulo começa agora! – Alexandre Birman

O maior case de sucesso da indústria calçadista brasileira e da América do Sul mostra a sua potência e DNA no mercado norte-americano. O start a mais um grande passo para a marca, que passa a comercializar seus produtos em 35 estados e mais de 100 pontos de venda norte-americanos e com o primeiro ponto físico em uma das lojas de departamento mais famosas do mundo: a Macy’s, localizada na Herald Square, 151 West 34th Street, em Nova York. A potência da ação da Arezzo nos Estados Unidos e o processo de globalização são sinônimos de inovação, perseverança e muito trabalho de todo um time.

Quando se fala sobre o futuro, a Arezzo não está apenas se referindo a si mesma, mas também ao futuro do planeta. Ela está comprometida com a inovação, ações voltadas para questões sociais e ambientais e a adaptação constante às principais tendências do mercado para atender às necessidades da nova geração de consumidores. Além disso, em suas coleções podemos observar a integração de elementos tecnológicos, sinalizando um compromisso com múltiplos futuros, à medida que vemos iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de ideias e aplicação de estudos de futuro em todo o mundo.

Em 2023, a Arezzo&Co adquiriu grande parte do capital da marca italiana Paris Texas. Fundada em 2015 em Milão por Annamaria Brivio e Massimo Baltimora, a Paris Texas rapidamente se destacou pela capacidade de ditar tendências, criando produtos icônicos, numa trajetória que alia crescimento acelerado e alta rentabilidade. É uma das marcas de sapatos femininos de moda com maior crescimento globalmente. Uma das principais metas para a Paris Texas virá com a ampliação de distribuição principalmente no mercado americano, utilizando o ecossistema Omnichannel bem desenvolvido pela Arezzo&Co.

O PULSAR GRATIDÃO E PAIXÃO PELO ESPORTE

Além de todas as conquistas em 2023, o ano falou muito ao coração de Alexandre Birman. Como eu contei aqui no site, seu pai, Anderson Birman, um dos maiores empresários desse país e que tem sua chancela na História da Indústria Calçadista, alinhavou sua vida pessoal e profissional, sempre doando-se ao próximo com humildade e solidariedade, lançou o livro “A Cada Passo”, em São Paulo, com a presença dos amigos de toda uma trajetória. O empresário, o mestre criador da Arezzo, homem de fé, com uma potente vida de empreendedorismo que faz a roda da economia girar no país, tem um legado inspirador com suas ações disruptivas em uma empresa fundada em 1972, quando ele tinha 18 anos, em Belo Horizonte (MG), que hoje integra o portfólio da gigante Arezzo&Co, a maior house of brands de moda do país que está em alta voltagem em um mega processo de internacionalização de suas marcas Arezzo e Schutz em sinergia com a marca Alexandre Birman, criada pelo filho, hoje CEO e CCO do Grupo Arezzo&Co. Assim como o pai, Alexandre Birman idealizou também a Schutz, aos 18 anos, e mais tarde a label que leva seu nome. O ano de 2023 começou ainda embalado pela festa dos 50 anos da Arezzo, realizada no Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Outra grande paixão de Alexandre Birman e que o faz manter o foco, a força é a fé e superar desafios em todos os âmbitos da vida é o esporte. “Com muita disciplina e garra que consegui meus melhores resultados em 2023. Me senti confiante após Ironman Maceió (quarto lugar) e Ironman Barcelona (segundo lugar). Encarei a Maratona de Nova York, mas precisei parar a prova  devido a uma lesão na posterior de coxa. Iniciar e parar foi muito difícil. Essa dura experiência se tornou um impulso para o triatlo  em Fortaleza, onde conquistei o título de Vice-Campeão Américo-Latino! Muito mais reconhecimento, este título significa pra mim que nessa jornada é possível superar cada desafio”, frisa, acrescentando que no último treino feito no Rio Grande do Sul, onde está localizada a fábrica da Arezzo&Co, lugar que também é a paixão de Alexandre, “lembro de um princípio importante da nossa empresa: meta batida é a base para a próxima meta! This is just the beginning. Rumo a #2154″.

No finalzinho de 2023, Alexandre também esteve na cidade natal, Belo Horizonte, para uma série de treinos. “Momento de rever amigos da vida, a família e, em especial,  minha avó Ruth Birman, nosso ‘pilar’. Nessas quatro horas de trilhas deslumbrantes, mas duras, passando por todos os tipos de terrenos e muitos obstáculos me lembrei de um ensinamento do estoicismo: “The impediment to action advances action. What stands in the way becomes the way“.