Alex Atala: xinxim de galinha nas caçarolas da Big Apple


O mais festejado chef brasileiro comanda com colega das panelas Festa de Babette em Nova Iorque em prol da inclusão social

Sabe aqueles jantares beneficentes que rolam em Nova Iorque regados a muito champanhe e repletos de faisões, codornas e perdizes esturricados no menu? Então, pode esquecer. Na última sexta feira, a Brazil Foundation, entidade filantrópica baseada na Grande Maçã, organizou na casa de sua presidente, Patrícia Lobaccaro, um jantar-badalo em torno da Gastromotiva, organização que usa a gastronomia como forma de inclusão social. E, ao invés daquelas iguarias típicas dos babados norte-americanos, o fundador da organização, chef David Hertz, comandou a quatro mãos – com a inestimável ajuda do celebrado Alex Atala – o tal rega-bofe, que teve como pièce-de-resistence nosso brasileiríssimo xinxim de galinha.

Atala já estava na ilha de Manhattan e topou apimentar o evento logo de cara. Afinal, ele viajou para lá por conta do lançamento do seu livro D.O.M.: Rediscovering Brazilian Ingredients (Redescobrindo os Ingredientes Brasileiros) pela editora Phaidon, publicação refinada com prefácio assinado pelo bamba Alain Ducasse. Nesse meio tempo, David Hertz já se prepara para outro jantar beneficente da Gastromotiva em seu restaurante Eleven Madison Park, no dia 10 de fevereiro, com organização a cargo de outro fera das panelas, o chef Daniel Humm. Bom, “hum!” é pouco, afinal, vale tudo pelo social com água na boca!

Fotos: Divulgação