*Por João Ker
Se fosse para transformar o Rio de Janeiro em uma cerveja, sem dúvidas a escolhida seria a Antarctica. Além de ser a mais vendida na capital fluminense e de invadir todas as calçadas e avenidas durante a folia carioca graças ao seu patrocínio oficial ao Carnaval de Rua por seis anos consecutivos, a marca agora faz história. Ao comemorar seus 130 anos junto com os 450 da cidade, ela quebra a tradição mantida por 25 anos pela Brahma e toma a frente do camarote mais concorrido da Sapucaí. E quem melhor para traduzir o clima carnavalesco do Rio com a cerveja conhecida como BOA? Juliana Paes, claro, que foi apresentada nesta manhã (22/1) como a “musa e embaixadora” do metro quadrado mais disputado e comentado da época.
Usando a camisa que a FARM desenvolveu para o camarote (como você viu aqui), toda customizada com o trabalho artesanal de Lethicia Bronstein, a atriz mostrou que é mesmo o símbolo da BOA carioca e, cheia de sorrisos e simpatia, comentou sobre o convite: “Paixão antiga sempre mexe com a gente. E eu fiquei lisonjeada de ser lembrada como uma das coisas boas do Rio. Estou me achando!”, brincou. “A parceria com a Antarctica já é antiga, desde a época que nós fazíamos todas aquelas campanhas. Vamos aproveitar muito! Não é surpresa para ninguém que eu gosto de Carnaval, né?”, comenta Juliana Paes, fazendo uma pequena reverência à memória de Bussunda, que contracenava com a morena nos comerciais. A atriz comentou que chegará de Manaus para o Rio “em cima do laço”, graças às gravações da minissérie “Dois Irmãos”, na qual estrela sob a direção de Luiz Fernando Carvalho.
Em coletiva de imprensa organizada no Solar Real, em Santa Teresa – que por si só já é outro símbolo do espírito carioca -, José Victor Oliva, o empresário que fundou o “Camarote Nº 1” da Brahma, conta que a cerveja da lata vermelha “abriu passagem” para a da lata azul homenagear o Rio. E essas homenagens não vêm apenas no camarote (que já será um show à parte no quesito conceito criativo): além de ajudar na infraestrutura e segurança do Carnaval de Rua, a marca vem fazendo iniciativas como “Talentos do Samba”, para descobrir novos artistas nas favelas da cidade; e “Morro em Festa”, que integra o circuito de badalos “do asfalto” que estão subindo o Vidigal.
Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing da Antarctica, ainda ressalta a importância de dar visibilidade às pessoas que realmente fazem o Carnaval na cidade: “Nós tínhamos que entregar algo a mais. No camarote, nós teremos, como sempre, as celebridades midiáticas. Mas também teremos agora as celebridades anônimas, que são personagens do Rio e precisam aparecer”, explica. Uma prova disso foram as ilustres presenças de Sônia Albuquerque e Abelardo Roque no evento, os artistas responsáveis pelas artes que estampam as latinhas e todo o planejamento de mídia da marca.
Antônio Pedro Figueira de Mello, Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, já frisa que este será um ano atípico para o Carnaval na cidade, dadas as mudanças infraestruturais que ela vem sofrendo, com obras espalhadas por quase todos os bairros e a inviabilização da Avenida Rio Branco, uma das principais rotas dos blocos de rua. Mas, fazendo coro a José Victor, o secretario não deixa a peteca cair e comenta sobre a importante década pela qual a capital fluminense vem passando: “Tivemos Jornada Mundial da Juventude, Pan-Americano, Olimpíadas, Copa do Mundo, a volta do Rock in Rio…”. “Eu não conheço nenhuma outra cidade no mundo que tenha passado por isso”, comenta o empresário. Não à toa, “as coisas boas” do Rio invadirão o camarote durante os desfiles na Sapucaí, desde as marcas patrocinadoras – que não serão poucas- à decoração: FARM, Havaianas, os icônicos biscoitos Globo e por aí vai.
No espaço, uma mistura entre morro, praia e asfalto tomará conta do lugar. Logo na entrada, uma estrutura similar aos Arcos da Lapa envolve a porta, enquanto as frisas assumem o formato dos tradicionais Bondinhos de Santa Teresa. A culinária terá o melhor dos quitutes que fazem história pelos botecos do Rio, com um local dedicado especialmente ao tradicional e turístico Bar da Urca. Um corredor com memorabília de grandes personagens cariocas – destaque para a vassoura usada pelo gari e passista Renato Sorriso – também fará parte da estrutura, com um pedaço do chão feito em pedras portuguesas que formam a logo da Antarctica. Todas as escadas do espaço ainda são customizadas para se parecerem com a Escadaria de Selarón, enquanto as pistas de dança são ambientadas para terem as vistas estupendas dos morros cariocas.
Ao final, todo mundo – incluindo Juliana Paes – pôde degustar a famosa feijoada da Tia Léa, um dos grandes atrativos do Morro do Vidigal. Para fechar tudo em clima de folia, a banda Arruda tocou um sambinha esperto enquanto os convidados brindavam com uma BOA gelada. E isso porque o Carnaval nem começou ainda!
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