*Por João Ker
É inegável a importância de Vik Muniz como um dos grandes representantes contemporâneos da arte brasileira no mundo. Além de fazer um trabalho inusitado tanto pela técnica quanto pela utilização de uma matéria-prima sempre atípica (açúcar café, lixo e escombros), o artista ainda é um diretor respeitável, tendo recebido prêmios no Festival de Sundance, no Festival de Berlim e uma indicação ao Oscar. Agora, em seu novo trabalho, ele entra no clima da Copa do Mundo e, sem perder o viés social, lança o documentário “Atrás da Bola”, em parceria com a Fundação Televisiva e a streetfootballworld.
“Atrás da Bola”, dirigido por Vik em parceria com o mexicano Juan Rendon, mostrará como diferentes culturas se relacionam de forma apaixonada e idealística com a bola de futebol e como esse esporte específico, assim como todos os outros, tem o poder social de transformação e do indivíduo. Claro, tratando-se do artista, a iniciativa transcende as salas de cinema e de TV e ganha as ruas através de duas instalações no México e no Brasil, onde mais de 20.ooo bolas foram utilizadas. Depois de removidas, as bolas serão vendidas como parte da iniciativa #PassTheBall (#PasseABola), onde o próprio doador escolhe a instituição que quer beneficiar, através do site oficial do projeto.
O lançamento do documentário – que foi produzido para a TV americana – aconteceu no Bar Londra do Hotel Fasano, e abaixo você confere quem passou por lá. Uma boa notícia para os brasileiros: o filme está disponível no Netflix e com legendas em português!
Trailer oficial “Atrás da Bola”
Fotos: Vera Donato (Divulgação)
Artigos relacionados