Guilherme Neumann, o ZNORT, expõe pela primeira vez em Bogotá na badalada Odeón – Feria de Arte Contemporáneo


Esculturas e desenhos de “Falhas Miméticas”, do autor, são a estreia da Galeria Lume em uma das feiras internacionais de arte mais importante da América Latina

*Por João Ker

“Simbora para Bogotá”, porque é lá que será realizada a próxima edição da Odeón – Feria de Arte Contemporáneo, uma das mais importantes da Colômbia, que reúne entre os dias 23 e 26 de outubro 16 expositores. Representando o Brasil nesse emaranhado  de artistas latinoamericanos estão as Galerias Logo e LUME, ambas paulistas.Esta última marca a sua estreia no evento e aparece representada pelo artista ZNORT, codinome de Guilherme Neumann.

Misturando referências étnicas e culturais em suas esculturas, ZNORT levanta questionamentos inerentes ao ser humano e sua relação tanto com a natureza quanto com ele próprio. Através da série “Falhas Miméticas”, que mistura esculturas e desenhos, o artista revela bonecos que interagem com o meio à sua volta até se transformarem pouco a pouco nesse seres, adquirindo algumas de suas características em um processo que pode até ser considerado antropofágico, já que os próprios bonecos parecem prejudicar esses ramos de folhas, árvores e ate um quadrúpede. Nessa série de ZNORT, essa transformação é tão forte que este homem de madeira passa a achar que é o próprio ser mimetizado”, viaja na explicação Paulo Kassab Jr., curador da Galeria LUME. Um grande orgulho para o país e para o artista, que veste a camisa verde e amarela com responsabilidade durante o evento.

Este slideshow necessita de JavaScript.