Padre Reginaldo Manzotti lança livro, fala sobre fé, a cura de sua saúde, o cuidado com dores da alma e exposição


O sacerdote e fenômeno editorial, lança seu 27º livro ‘Alma ferida, alma curada’, com proposta sensorial que oferece imersão na espiritualidade e na restauração. Ele também fala sobre a Páscoa e deixa uma mensagem para este domingo, revela exatamente o que aconteceu após uma cirurgia na coluna em outubro passado, fala diretamente a quem possa colocar a própria fé à prova e diz como lida com a exposição, demandas e os excessos mundanos sendo um sacerdote famoso, que usa o alcance midiático para evangelizar. “Perceber que as pessoas estão recebendo bem esses conteúdos me faz ter forças para continuar nesse caminho, onde não é a pessoa física do Padre Reginaldo Manzotti, mas o conteúdo que tento passar, a partir da espiritualidade, de uma busca incessante de fazer pessoas boas e criar e construir um mundo melhor. Acredito que o grande problema é “se sentir famoso”, acreditar que tem vantagens e regalias. Não me sinto famoso, eu sou apenas o mensageiro de Jesus Cristo e evangelizo por todos os meios, principalmente pelos meios de comunicação. Sou padre e se nascesse de novo, padre seria. As vertentes artísticas somente complementam meu trabalho de evangelização”

Padre Reginaldo Manzotti lança novo livro, conversa sobre a fé no mundo hoje, fala das dores da alma e sobre como lida com a exposição

*Por Brunna Condini

Tradicional data muito importante para o cristianismo que celebra a ressurreição de Jesus, a Páscoa, simboliza renovação, restauração, amor e paz, temas presentes em ‘Alma ferida, alma curada’ , novo livro do Padre Reginaldo Manzotti, fenômeno editorial, com mais de 6,8 milhões de exemplares vendidos. Em entrevista exclusiva, ele conversou sobre a publicação e revelou a a lenta recuperação de uma cirurgia na coluna. O sacerdote também refletiu sobre como sustentar a fé no mundo contemporâneo com tantas tragédias, guerras e desigualdade, e também deu o seu ponto de vista sobre as dores da alma, saúde mental e disse como lida com a exposição, demandas e os excessos mundanos, sendo um padre famoso, que usa o alcance midiático para evangelizar. “Perceber que as pessoas estão recebendo bem esses conteúdos me faz ter forças para continuar nesse caminho, onde não é a pessoa física do Padre Reginaldo Manzotti, mas o conteúdo que tento passar, a partir da espiritualidade, de uma busca incessante de fazer pessoas boas e criar e construir um mundo melhor”.

Acredito que o grande problema é “se sentir famoso”, acreditar que tem vantagens e regalias. Não me sinto famoso, eu sou apenas o mensageiro de Jesus Cristo e evangelizo por todos os meios, principalmente pelos meios de comunicação. Sou padre e se nascesse de novo, padre seria. As vertentes artísticas somente complementam meu trabalho de evangelização – Padre Reginaldo Manzotti

Padre Reginaldo Manzotti lança novo livro, conversa sobre a fé no mundo hoje, fala das dores da alma e sobre como lida com a exposição (Reprodução)

Padre Reginaldo Manzotti lança novo livro, conversa sobre a fé no mundo hoje, fala das dores da alma e sobre como lida com a exposição (Reprodução)

A longa batalha pela recuperação de uma cirurgia

O padre comenta sobre as complicações após uma cirurgia na coluna em outubro passado e fala sobre a lenta recuperação que o obrigou a diminuir o ritmo. “Há anos, eu sofria com dores nas costas, dores que aumentaram ao longo do tempo e foram impossibilitando certas atividades e movimentos, inclusive o de me ajoelhar. Após muita procura, exames e diagnósticos, foi sugerida uma cirurgia para hérnia de disco, que foi realizada em 30 de outubro de 2023. Passaram-se 20 dias e a dor, apesar da fisioterapia, persistia. Por isso, houve a necessidade de um novo internamento para investigação. Foi quando, após uma bateria de exames de imagens, foi descoberta a causa das fortes dores, e graças a Deus não necessitei de outra cirurgia. O tratamento prescrito foi de imobilização por um colete e repouso, que é reavaliado constantemente pela atual equipe médica, até a liberação para retomar todas as atividades. Ainda faço repouso e muita fisioterapia”.

Sempre digo que a fé e a ciência caminham juntas. Você precisa seguir o que o médico recomenda e precisa exercitar a fé – Padre Reginaldo Manzotti

Ressignificando

Com proposta sensorial, o 27º livro de Manzotti, por meio de QR Codes, possibilita acompanhar as orações de cada capítulo na voz do próprio sacerdote e, ainda, ouvir uma playlist das músicas sua em uma seleção especialmente desenvolvida para o livro. A ideia é um mergulho na espiritualidade e em si mesmo, já que o padre joga luz em como as dores profundas que cada um carrega podem impedir a humanidade de alcançar uma vida plena, feliz e abundante.

Segundo dados divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, podemos hoje afirmar que o mundo está doente — e não estou me referindo às enfermidades do corpo, mas aos males relacionados à saúde mental. Nunca na história da humanidade estivemos às voltas com tantos casos de depressão e ansiedade. São feridas profundas que nos impedem de viver mais levemente. Então, suicídio, depressão, isolamento, são temas que trabalho no primeiro capítulo do livro para a ressignificação da dor e ressignificação da vida – Padre Reginaldo Manzotti

"Nunca na história da humanidade estivemos às voltas com tantos casos de depressão e ansiedade. São feridas profundas que nos impedem de viver mais levemente" (Foto: Sérgio Murilo Almeida)

“Nunca na história da humanidade estivemos às voltas com tantos casos de depressão e ansiedade. São feridas profundas” (Foto: Sérgio Murilo Almeida)

O padre analisa como ele mesmo lida com suas dores: “Todos temos nossas tribulações, seja no pessoal, na família… em algum momento nos deparamos com as dores físicas e da alma. Inclusive, falo muito sobre isso com os ouvintes que atendo no programa ‘Experiência de Deus’, ao vivo”.

E complementa: “A fé e a confiança em Deus, que é amor e misericórdia, é sempre o melhor remédio. A fé nos impulsiona e nos fortalece a continuar a acreditar que dias melhores virão e ressignificar o sofrimento. Pela fé confiamos que não estamos sozinhos nessa batalha, Jesus caminha conosco. Ele que disse: ‘No mundo tereis aflições, mas tendes coragem eu venci o mundo’ (Jó 16,33). Devemos acreditar em Jesus de Nazaré, que nos deu a vida em abundância e se compadece com todos que sofrem. Com fé e esperança vamos conseguir tirar algo bom de todo esse sofrimento e seguir em frente”.

O livro responde aquilo que as pessoas mais sofrem: problemas de dores da alma. Fala das feridas invisíveis, que levam ao profundo sofrimento e adoecimento. A cada capítulo, apresento quais são os passos para a cura plena e como preservar a nossa saúde emocional, espiritual e da alma – Padre Reginaldo Manzotti

Padre Reginaldo Manzotti lança 'Alma ferida, alma curada' (Foto: Sérgio Murilo Almeida)

Padre Reginaldo Manzotti lança ‘Alma ferida, alma curada’ (Foto: Sérgio Murilo Almeida)

Muitos brasileiros, pessoas ao redor do mundo, vivem em lugares e contextos que representam verdadeiras ‘via crúcis’ em seu modo de existir. Gente que passa fome, vive nas ruas, em zonas de guerra e por aí vai. Imagino que seja muito difícil manter a fé em uma situação dessas. E também presumo, que essas pessoas devem se perguntar: se Deus é amor e pode acolher, ‘salvar’ todos os seus filhos, por que ‘permitiria’ que coisas horrorosas acontecessem em nossas existências?

Deus é o Sumo Bem e nada de ruim pode vir Dele. É mais fácil pensar que é castigo de Deus, pois assim desvia da humanidade a responsabilidade de ações erradas e até mesmo para tentar entender o que não pode ser compreendido. Deus não manda o sofrimento, porém pode permitir, não para nos castigar, mas para nos corrigir como um Pai que ama seus filhos – Padre Reginaldo Manzotti

"Deus é o Sumo Bem e nada de ruim pode vir Dele. É mais fácil pensar que é castigo de Deus, pois assim desvia da humanidade a responsabilidade" (Foto: Felipe Gusso)

“Deus é o Sumo Bem e nada de ruim pode vir Dele. É mais fácil pensar que é castigo de Deus, pois assim desvia da humanidade a responsabilidade” (Foto: Felipe Gusso)

Por que escrever este livro, neste momento? “A alma ferida é aquela que conserva lembranças amargas do passado. Muitas pessoas estão enredadas em reminiscências que as machucam e causam dor. Talvez eu esteja interagindo neste exato momento com alguém que sofreu algum tipo de abandono, rejeição, até abusos. Jesus é o Médico dos médicos, Aquele que cura a nossa alma. Ele pode restaurar a alegria perdida, transformar o choro em riso. Veio para nos libertar de todo mal e nos dar vida em abundância. Ele disse: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e a recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc 4, 18-19). Jesus tem poder para curar todas as nossas feridas. Basta nos entregarmos a Ele, confiarmos no Seu amor, seguirmos os seus preceitos”, afirma.

"O conteúdo que tento passar, a partir da espiritualidade, é de uma busca incessante de fazer pessoas boas e criar e construir um mundo melhor" (Foto: Felipe Gusso)

“O conteúdo que tento passar, a partir da espiritualidade, é de uma busca incessante de fazer pessoas boas e criar e construir um mundo melhor” (Foto: Felipe Gusso)

Mensagem de Páscoa

O Padre Reginaldo Manzotti faz questão de deixar algumas palavras para os leitores:

“Hoje nos revestimos de ressurreição, seja na imagem do Jesus ressucitado, seja no círio pascal marcado com os cravos, seja nas cinco chagas do Cristo. Tudo isso para dizer que depois do grande sofrimento de nosso Senhor, veio a ressurreição. Para nós, que vivemos num mundo ferido, machucado, ainda cheio de inseguranças, a ressurreição é a certeza da vitória do Cristo que nos sustenta. Vivemos novamente uma Semana Santa e uma situação que o próprio Deus suscita em nossos corações: de fazermos de nossos lares uma Igreja doméstica. Para muitos, é uma páscoa de solidão, vivida entre lutos e tantos incômodos. Desde os sofrimentos físicos até os emocionais. Mas ainda assim, celebramos a Páscoa”.

"Para nós, que vivemos num mundo ferido, machucado, ainda cheio de inseguranças, a ressurreição é a certeza da vitória do Cristo que nos sustenta" (Foto: Felipe Gusso)

“Para nós, que vivemos num mundo ferido, machucado, ainda cheio de inseguranças, a ressurreição é a certeza da vitória do Cristo que nos sustenta” (Foto: Felipe Gusso)

O sacerdote conclui: “Festa da vida que venceu a morte e a ressurreição de Cristo convida-nos a sermos novas criaturas, a passarmos da prostração para a atitude, do desânimo para a esperança, das trevas do pecado para a Luz, pois, de fato, “ Se alguém está em Cristo, uma nova criatura é. As coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo” (2cor 5, 17). Na Páscoa é como se o próprio Cristo dissesse para mim e para você: “se animem/ se revigorem/ se fortaleçam na minha ressurreição”. Por isso deixo esta mensagem: Alegrai-vos, pois Jesus ressuscitou! É Ele quem renova todas as coisas e pode fazer de mim e de você um homem novo/ uma mulher nova. Nunca perca a esperança! Uma feliz e abençoada Páscoa!”.