Fotografia e performance artística se entrelaçam na nova exposição individual de Edouard Fraipont, “Redesenhos”, que será inaugurada amanhã (9/5), na galeria 1500 Babilônia. O fotógrafo se uniu à coreógrafa e bailarina Alexandra Naudet em uma série de sete imagens e um vídeo que mostram o movimento do corpo e seus efeitos quando a luz incide sobre si.
Juntando as duas vertentes artísticas, ambas que requerem tanto técnica quanto criatividade para extrapolar o ordinário, os artistas se unem em simbiose performática que extrapola os limites da imagem e do objeto retratado. “A intenção é transgredir limites do corpo e reapresentar novas figuras como visões de um imaginário fotográfico. O corpo e a luz ‘performam’ paralelamente”, comenta Edouard, que se utilizou da longa exposição e baixa velocidade em um quarto escuro para obter o efeito fantasmagórico das imagens.
Além das fotos, um vídeo que traz os registros em animação pode ser conferido na exposição, com trilha sonora feita por Muep Etmo. Essa não é a primeira vez que o fotógrafo faz uso da dobradinha baixa velocidade x longa exposição para criar imagens poéticas: em trabalhos anteriores, Edouard havia praticado o autorretrato e até aplicado a técnica em modelos. Entretanto, essa é a primeira vez que ele firma parceria com uma dançarina profissional e o resultado, bem, basta ver a galeria abaixo e perceber como os cliques transbordam emoção e lirismo.
Serviço:
Redesenhos, de Edouard Fraipont
Direção: Alex Bueno de Moraes
Abertura: 9 de maio de 2015, sábado, das 15 às 22h
Período: 14 de maio a 18 de julho de 2015
Local: 1500 Babilônia – www.1500babilonia.com
Rua Marquês de Abrantes, 19, Babilônia, Leme – Rio de Janeiro
Horários: Quinta-feira a sábado, das 10 às 18h, ou por agendamento – galeria@1500babilonia.com
Telefone: (21) 3827-3727
Artigos relacionados