Do terrir à fantasia, Ivan Cardoso inaugura ‘Monstrutivismo’, um pequeno resumo de sua arte


A exposição do cineasta brasileiro fica em cartaz, na Galeria Paralelo, em São Paulo, até o dia 22 de dezembro

Depois de ter se consagrado como ‘mestre do terrir’ – o terror com uma pitada de humor – , o cineasta Ivan Cardoso, explora outras habilidades, agora no campo das artes plásticas, e expõe o resultado em um apanhado de sua produção, com a mostra ‘Monstrutivismo’, na Galeria Paralelo, em São Paulo. Com curadoria de Fernando Cocchiarale, o artista multimídia apresenta uma versatilidade de trabalhos por meio de diferentes tipos de mídia: vídeos, fotos, objetos, colagens e pinturas – tudo preparado com o objetivo de resumir sua carreira em uma exposição. Difícil, com tantos trabalhos brilhantes, mas ele conseguiu. Na última quarta (27), o fotógrafo reuniu uma turma de amigos e admiradores para inaugurar a mostra em formato intimista.

Veja quem passou por lá:

Fotos: Sonia Balady

Esta exposição, pode ser considerada uma trama ainda em processo, produzida não só pela invenção poética e novas imagens, pinturas e objetos de Ivan, como também pelo registro icônico de personalidades do universo cultural brasileiro, capturados pelo olhar do artista. “A mostra tem como foco principal a faceta menos conhecida da produção visual de Cardoso. No entanto, é impossível pensá-la separadamente – tanto o cinema quanto suas outras obras têm por referências ícones da brasilidade. Mas, diferente do foco agro-rural que havia marcado essa questão até o pós-guerra, as referências apropriadas pelo artista são inversamente urbanas. Na verdade, ele sequer trata de temas estritamente brasileiros, já que múmias, vampiros, entre outros,  são parte de um imaginário local que filtrou Hollywood e chegou às chanchadas da Atlântida”, explica o curador.

Fotos: Divulgação

Em meio à intensa repressão instaurada pela Ditadura Militar, Cardoso inventou um cinema que, ao conceber a máscara do chamado ‘terrir’ e a estética ‘udigrudi’, confrontava diretamente tal repressão e seus desdobramentos. O cineasta Remier Lion, consegue comparar o trabalho de Ivan à uma espécie de ‘carnavalização cinematográfica’: “São contrários a qualquer espécie de ingenuidade, exibem um niilismo ideológico assombroso e, acima de tudo, divertido.”

Serviço:
Ivan Cardoso – Monstrutivismo
Data: 28 de novembro a 22 de dezembro, de segunda a sexta das 10h às 19h; sábado das 11h às 17h
Local: Galeria Paralelo: – Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros, SP
(11) 2495-6876
Entrada gratuita