A abertura da Ipanema Harbor e o lançamento da mostra Harbor + deu o que falar nesta terça-feira, na Rua Gomes Carneiro, no coração da Zona Sul carioca. O evento reuniu arquitetos renomados, designers, influenciadores e amantes das artes. O projeto visa criar um pólo cultural e comercial em um ambiente moderno e industrial, localizado dentro de contêineres e food trucks. A arquitetura e a curadoria do evento foram assinadas por Victor Niskier em parceria com a Kreimer Engenharia. Para apresentar as milhões de possibilidades do espaço, a exposição contou com a participação dos arquitetos Victor Niskier, Livia Quintella, David Pereira, Cris Tuñas, Chis Bernardes e Isabel Portugal que montaram vários modelos diferentes de negócios, como um restaurante, um café, um lounge, um salão de beleza e um estúdio de arte.
A iniciativa pioneira contou com grandes parcerias como os móveis da Dell Anno Casashopping, as telas do premiado artista Sandro Ward, as lonas de Gustavo Romeiro, as bolsas da Minimal Lab, as roupas da Jaleco Luxo, as cervejas artesanais da Antuerpia, os ventiladores da Spirit e as luminárias da Lattoog, entre outros nomes e empresas. “Queremos promover vários tipos de atividades interativas neste espaço, como por exemplo uma estilista que vai falar sobre moda e muitas outras novidades. No andar de cima, temos uma exposição do Sandro Ward e, depois, teremos várias outras obras girando por aqui ao longo deste mês. Tudo será desmontado para receber os inquilinos e a proposta é selecionar as marcas que tenham esta pegada industrial para continuar mantendo o conceito do negócio”, contou o curador permanente Victor Niskier.
Cada contêiner possuía alguma espécie de interação com o cliente. No espaço de gastronomia, por exemplo, a nutricionista Fabiane Aleira falou sobre a dieta do humor. “Fiz um prato que estimula o riso, algo que nós precisamos muito. Isto foi descoberto a partir de um estudo e estou trazendo este conceito”, comentou. Todos os móveis deste conteiner foram fornecidos pela Dell Anno Casashopping, um grande parceiro. “A Dell Anno Casashopping é a minha parceira e está em todas as mostras, porque eles têm um conceito muito forte e contemporâneo”, afirmou Victor. Cada arquiteto trouxe uma empresa para este empreendimento.
Outra grande parceira que irá continuar na Ipanema Habor + depois do primeiro mês de inauguração será a Cervejaria Antuerpia. A marca é de Juiz de Fora, Minas Gerais, e acabou de chegar ao Rio de Janeiro. “Acreditamos que este seja um espaço muito interessante para divulgar a nossa cerveja, já que temos vários formadores de opinião. Acho que este será o caminho para atingir todos os meus pontos de venda do mercado”, afirmou Osvaldo Almeida, mestre da empresa. Com mais de 16 sabores, a Antuerpia é considerada uma das melhores do Brasil em termos de qualidade e variedade. Por enquanto, as pessoas poderão fazer a degustação da bebida no food truck localizado na praça do Ipanema Harbor.
As telas e esculturas feitas por Sandro Ward também fazem parte do evento. A arte deste profissional dispensa apresentações já que teve um quadro exposto no Louvre e participou de mostras internacionais em Espanha, Portugal e Estados Unidos. Mesmo sendo tão reconhecido no exterior, ele fez questão de apostar em um projeto inovador como o Ipanema Harbor. “O que me fez vir para cá foi acreditar no projeto, que tem uma pegada super contemporânea, e conseguir visualizar o que isto pode ser no futuro. Acho que isto tem muito a ver com a minha arte, que é minimalista e despojada ao mesmo tempo”, comentou.
A mostra está destacando o trabalho de vários artistas, novos empreendedores e ideias inovadoras como é o caso do designer Jhou França e da estilista Erika Duarte. O rapaz é um ex-modelo e fotógrafo que está criando bolsas e roupas totalmente diferenciadas, com um viés industrial. A marca Minimal Lab é fruto da observação do profissional feita em grandes centros urbanos ao redor do mundo. “Eu e a Harbor+ temos uma pegada contemporânea, minimalista e um design diferente e cosmopolita. Os nossos produtos são voltados para pessoas que gostam de andar ao ar livre. Além disso, posso reeditar os modelos conforme a necessidade do cliente, da mesma forma que os contêineres”, explicou Jhou França.
Enquanto isso, a segunda é a dona da Jaleco Luxo, uma empresa que produz jalecos exclusivos e sob medida. “Acho importe expor o produto no Harbor+ e mostrar esta ideia, que é desconhecida para muitas pessoas. Esta roupa faz parte do dia a dia dos médicos, então precisa ser algo bonito e bem feito. Eu me inspiro em desfiles, filmes e artistas para fazer as minhas criações. Existem outras marcas no Rio que possuem esta iniciativa, mas o meu diferencial é que tudo passa por uma modelista. Exatamente por causa disso que a roupa cai tão bem no corpo”, contou. A profissional está há mais de 10 anos no mercado e tem uma loja no Leblon.
Muita gente achava que o espaço seria pequeno para abraçar tantos profissionais, mas quando o público viu o trabalho pronto conseguiu visualizar melhor o porquê de Victor Niskier e a Kreimer Engenharia terem apostado neste projeto. “Não tenho dúvidas de que será um sucesso, podendo até se expandir se for necessário. E nós gostamos de projetos inovadores, no qual precisamos trabalhar e usar uma tecnologia enquanto as pessoas trabalham, sempre entregando em curto prazo. Dessa forma, esta iniciativa arquitetônica é a nossa cara e acho que, no país que nós vivemos, é a melhor opção para um empreendedor que está começando. Tenho certeza que vamos atrair uma grande fonte de economia aqui”, afirmou Sonia Kreimer, a diretora da empresa dona do terreno. O local é menos burocrático e flexível, podendo mudar a disposição dos contêineres. “Não adiantava ter muitos espaços, preferimos ir sentindo a receptividade, que já está sendo enorme. Tanto as pessoas do ramo como os vizinhos estão querendo saber o que será o Harbor+, temos até um senhor que vem sempre nos visitar para conferir o andamento da obra”, comentou Victor.
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