“Mergulhe fundo na arte e na natureza em suas formas mais orgânicas. Encontre o seu caminho para uma experiência atemporal de união, contemplação e consciência. Permita-se cruzar a linha que separa o real do extraordinário. Caia na estrada da textura que combina inspiração, beleza e a rara sensação da ascensão da mente. Não saia da trilha das novas sensações, perspectivas e de um novo olhar para si mesmo e para o mundo. Todos temos nosso próprio caminho para a consciência. Descubra o seu”. Com esse texto inspirador, você, leitor, pode deixar sua imaginação fluir ao mergulhar virtualmente em “The Path of Consciousness”, obra que faz uma sinergia de arte, arquitetura e design e leva o nosso Brasil para a Mostra Internacional de Arquitetura da La Biennale di Venezia [Bienal de Veneza 2021]. O SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), através do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, produziu, a partir de tecnologia de impressão 3D, a maquete do projeto “The Path of Consciousness”, que está sendo apresentado até novembro na Bienal de Veneza, exposição mais importante de Arquitetura, Design e Artes do mundo e criada há 126 anos, e que nesta edição tem como tema ‘How will we live together?’ (‘Como viveremos juntos?’) e homenageia Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta modernista ítalo-brasileira, que projetou, no nosso país, edifícios que, a partir da combinação entre arquitetura, natureza e comunidade, tornam-se efetivamente espaços de arte social capaz de promover o encontro.
A maquete realizada pelos profissionais do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção é a representação em escala reduzida da escultura de porte arquitetônico “The Path of Consciousness”, que possui uma forma completamente orgânica e texturas altamente complexas, o que tornou a manufatura aditiva a única forma viável de reproduzir com fidelidade. Bernardo Barbosa, consultor do SENAI CETIQT, explica que o desafio foi produzir as geometrias complexas em escala reduzida prevendo vários pontos de encaixe, já que as dimensões da estrutura não permitiam a impressão em um único bloco. “A escultura foi remodelada para criar as divisões e os encaixes realizados com ímas. Foram impressas 7 partes diferentes na Fortus 450mc, uma impressora 3D de capacidade industrial, utilizando o ASA, um termoplástico de composição química semelhante ao ABS com alta resistência mecânica e precisão dimensional”.
Após a impressão, toda a estrutura foi planificada para tornar possível a aplicação dos adesivos nas partes tridimensionais. Raphael Lessa, analista do SENAI CETIQT, foi um dos designers responsáveis pelo projeto junto com Tallyson Vilela, e comenta que “a execução foi um sucesso. Conseguimos reproduzir a obra estruturalmente e esteticamente conforme planejado. Ficamos muito felizes com o resultado, e gostaríamos de parabenizar os idealizadores do projeto por representarem o Brasil tão bem internacionalmente”.
Representada na Bienal de Veneza pela Saphira & Ventura Gallery, de Nova York e parceria com o NYICAS (New York International Contemporary Art Society), ambos com base em NY, USA, “The Path of Consciousness”, inspirado na obra do renomado escultor brasileiro Antonio Spinosa – “artista das formas das esculturas em ondas” – ganhou porte arquitetônico idealizado por Nicolas Fiedler e foi pintado pelo artista americano Neil Kerman. O processo de criação, desenvolvimento e a exposição em Veneza vão virar um mini documentário.
“Estamos apresentando o projeto “The Path of Consciousness” (O Caminho da Consciência), no Palazzo Mora, na exposição “Time Space Existence”, que tem curadoria do European Cultural Centre (ECC). Nosso projeto é uma escultura orgânica de 22m x 18m x 136m. A proposta é estabelecer uma leitura na qual arte e espectador são um único elemento. Um caminho no qual a arte deve ser vivida como sinestesia de sentimentos diferentes. Viver a arte da maneira mais plena. Enfim, esse é o meu ponto de vista. A beleza é uma questão de perspectiva”, frisou Nicolas Fiedler em suas redes sociais, acrescentando: “A criação nasceu da vontade antiga de desenvolver esculturas de porte arquitetônico. Em todo o mundo onde quase tudo já foi feito, me são poucas as lembranças do efeito sinestésico de caminhar dentro de uma escultura. Inspirado na obra do amigo e escultor Antonio Spinosa desenhei uma estrutura capaz de ser instalada em qualquer parte do mundo e capaz de causar esta sensação atemporal”.
E Nicolas diz que contou com o Studio Papaya para o estudo gráfico, expográfico e na produção artística para o projeto na Bienal. Para complementar o time, a Vor Experience implementou o projeto em realidade virtual para que pessoas do mundo inteiro acessem o trabalho e a Flow Cinema transpôs todo material para o audiovisual.
“É um imenso prazer poder estar em um lugar tão almejado por nós e contando com um time excepcional atuando em conjunto. São todas as frentes criativas, como sempre defendemos, atuando de forma unificada para construir um projeto e quebrando barreiras! Samuel Garcia, arquiteto do Studio Papaya, comentou que ele e os sócios Délia Sloneanu e Eduardo Chagas sentiram “um grande prazer e uma realização fazer parte do projeto “Team Behind The Path of Consciousness” (“A Equipe por Trás de The Path of Consciousness”), em que pudemos, apaixonadamente, reunir as áreas com que trabalhamos desde o começo do Studio. Lendo esse projeto, concretizamos um objetivo constante nosso: a integração de arte, design e arquitetura”.
Os patrocinadores do projeto são:
O Grupo Serge Ferrari tem como lema “Agir hoje para construir um amanhã melhor”. Por quase 50 anos, Serge Ferrari tem projetado, desenvolvido e fabricado tecidos compostos inovadores para aplicações arquitetônicas leves e paisagismo externo, um exemplo muito conhecido é a cobertura do Estádio Maracanã.
Seus produtos são destinados principalmente a quatro mercados estratégicos e globais ligados aos setores de construção e industrial: proteção solar, arquitetura tensil, estruturas modulares, móveis / marítimos – soluções de ponta que combinam durabilidade, segurança, design, conforto e responsabilidade ecológica.
VOR: Construtora de Ribeirão Preto que une especialistas das áreas de arquitetura, engenharia, tecnologia, imobiliários e investidores, com o objetivo de entregar a melhor das experiências no momento de construir o seu projeto. Um dos diferenciais da VOR é possibilitar a visualização 3D, em Realidade Virtual dos seus projetos antes de sua construção.
Artigos relacionados