*Por João Ker
A Galeria da Gávea recebe nesta quarta-feira (16/04) a nova exposição de Rogério Reis, “Ninguém é de Ninguém”. Desta vez, o olhar do fotógrafo volta-se novamente para o Rio de Janeiro, mas focado na democracia e pluralidade do seu maior atrativo: a orla. Com algumas imagens inéditas, as 22 fotos reunidas ao longo de três anos apresentam a banalidade de atos corriqueiros nas praias cariocas, unidos ao bom-humor e sorte bressoniana que permeia o trabalho de Rogério.
Dentro da exposição, a série Paparazzo Anônimo (que você confere um pedacinho aqui embaixo) vem direto da França, onde vive depois de ter sido inteiramente comprada pela Maison Européenne de la Photographie, a MEP. Apesar de não ser inédita no Brasil – algumas imagens já passaram pelas paredes do Centro Cultural Banco do Brasil / RJ durante a exposição Amor, Amor, Amor -, esta é a primeira vez que o carioca terá a oportunidade de apreciar um trabalho completo e panorâmico como este. Nele, o artista deixa um pouco de lado o cunho intrusivo dos closes individuais para abranger mais personagens em paisagens mais plurais – mas sem esquecer os clássicos círculos que garantem o anonimato dos registrados.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 23 de maio, de segunda a sexta, das 11h às 19h. Confira algumas imagens abaixo:
Artigos relacionados